Ajuda na iluminação


Jixj1994

Recommended Posts

Boa noite.

 

tenho um aquário da "aqualight" com tampa, o aquario tem as seguintes medidas 60,35,40 o meu problema surge quando quero colocar plantas, pois so tenho uma lampada de 15 w (sun-glo) as folhas das plantas parece que ficam castanhas e começam a apodrecer. Gostaria de saber o que posso fazer para melhorar a iluminação.

 

Cumprimentos.

Ricardo Faria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

https://shop.strato.com/WebRoot/StoreES2/Shops/61730630/MediaGallery/import/acuario-aqualight-25-litros-kit.jpg

 

a tampa é esta, mas se for preciso mais pormenores de como ela é por dentro posso tirar fotografias.

 

Cumprimentos.

Ricardo Faria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa note.

 

Obrigado pelas respostas.

Kundstregan

Colocas-te fitas de leds em que sitio? e ajudaram-te com as plantas?

 

Ervilhita

Eu não queria que o aquário fica-se "destapado" por causa da evaporação de água, e para os peixes não saltarem fora.

 

cumprimentos.

Ricardo faria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

penso que o problema no meu aquário é mesmo a luz, pois não só é fraca como não está no centro do aquário. Porque tenho fertilizantes e co2. Os leds produzem os falados "lumens" para as plantas?

 

Cumprimentos.

Ricardo Faria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, nao tive problemas.
Aliás, tenho a fluorescente ligada das 13:00h às 17.00h e os led's das 17.00h às 22:00h.

A distribuição da luz é bem feita e repara que não tenho CO2 nem uso fertilizante.

 

aagl8z.jpg

Editado por Kundstregan
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns, está muito porreiro mesmo. Se calhar vou mesmo tentar fazer uma do género, o problema é que não percebo nada de eletricidade. Onde compras-te essas fitas de leds? a ligação fizeste tu próprio?

 

Cumprimentos.

Ricardo Faria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, fui eu que montei tudo.
As fitas leds mandei vir da China assim como o transformador. Mas penso que encontras cá tudo, portanto não stresses.

 

Transformador- 12v 2amp

Leds- 10.8W 900LM 6000K 45x5050 SMD LED

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tive a pesquisar e encontrei um conjunto que acho que me servia.

 

Neste caso é fita de leds de 5 metros com 300lm cada metro e um consumo de 4,5w cada metro. Isto daria 1500 lm e um gasto de 22,5 w. ( http://teclusa.pt/index.php?id_product=258&controller=product#/- ) passo a publicidade, mas foi aqui que vi.

 

O aquário tem perto de 60 litros, por isso 1500 lm mais 800 lm da lampada daria 2300 lm no total, 38 lm por litro. Seria suficiente? Diz que tem um índice de protecção de 65 haveria problemas por causa da humidade?

 

Obrigado pela atenção.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

60L? Hum... pelas minhas contas ronda os 45L. Confirma lá isso melhor.
300 Lumens não te chega ao fundo do aquario.. vai por mim. Podes ter um total de 1500 Lumens mas a luz emitida não se vai meter uma por cima da outra para te chegar ao fundo do aquario.. :smile2:

 

Mas a ideia é mesmo essa. Mas se tiveres uma boa loja dos chineses dá lá um salto e vais pesquisando. Vai à secção dos carros que está lá tudo. Entretantio tambem vais pesquisando pela net.

Não te esqueças do transformador para ligares tudo lá.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente não tinha de todo pensado nesse pormenor. Isto é devo arranjar os menos leds possíveis com maiores Lumen que conseguir correcto?

 

Eu já pensei em ir a uma loja dos chineses, mas o que acontece é que esses ledes são resistentes á humidade? Tem lá as características dos leds?

 

Sim penso que seja 45 litros :)

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.