Morrem-me 2 Mollys


Recommended Posts

Comprei 4 mollys,balão e lira,e até agora morrerão-me as 2 molly balão,penso que seja esta doença,pois o macho tinha um muco cinzento na gelra,e a femea tava a morrer agora e eu pensei que fosse isto e mandei-a tambem pela sanita...

 

O Íctio é uma das doenças mais comuns, costuma aparecer principalmente em períodos de temperaturas mais baixas, peixes desnutridos e fracos são vítimas muito fáceis, por muitas vezes fatal, desta doença de tratamento relativamente simples.

Agente responsável: É causada pelo parasita Ichthyophthirius multifillis, protozoário ciliado visível a olho nu em seu estágio mais avançado, medindo pouco mais de 1mm.

A doença é provocada por um ectoparasita, Ichthyophthirius multifilis, que ataca a pele, as barbatanas e as brânquias dos peixes. No corpo pode ser detectada pela presença de pontos brancos e nas brânquias pela produção de muco.

O parasita, na sua fase de maturação, é relativamente grande (tendo para cima de 1000 µm), tem cor escura, move-se com movimentos vibratórios e a sua taxa de reprodução é exponencial.
Apesar do seu tamanho relativamente grande, os pontos brancos não são propriamente imagens dos parasitas mas a presença de fungos que se aproveitam das feridas que ele provoca.
A entrada do parasita no aquário é normalmente provocada pela introdução de novos peixes sem quarentena e por descidas bruscas da temperatura que acontecem no Inverno. Por isso, é importante que se faça quarentena sempre que se introduza novos peixes no aquário e não se deixem ocorrer descidas repentinas na temperatura da água.

Nunca mais compro peixes no Vasco da Gama!Não metem os peixes em quarentena?????

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais