Novo aquário dedicado a Red's com fotos :)


Nuno Cecílio

Recommended Posts

Boas,

 

Setup:

Aquário de +/-30l reais

Substrato Shrimp Soil da Aquatic Nature

Termostato Hager Eheim 25w

Filtro Eheim Corner 60

 

Hardscape:

Dragon Stone

Tonco red moor e outro...

 

Flora:

Anubia Barteri var. Angustifolia

Christmas Moss

Hydrocotyle Tripartita sp. Japan (pequena porção)

 

Fauna:

Neocaridina Heteropoda Red Cherry

Anentome Helena

 

 

Já montei este aquário à mais de 2 meses, ciclou e maturou com ajuda de um betta, mas só inseri os red's à 1 semana.

 

sam0259t.jpg

Aquário hoje em dia...

sam0036yf.jpg

Aquário aquando da 1ª montagem, entretanto foi bastante modificado...

 

Fauna:

sam0260b.jpg

2 fêmeas mais "fracas"

sam0275t.jpgMais umas...

sam0254ax.jpgUma das melhores fêmeas...

sam0263xe.jpg

Esta é uma das estrelas...

sam0262s.jpg

mais de perto...

 

Agora os bebés com 2 dias:

sam0269ox.jpg

olhem com atenção para Helena :)

sam0277rp.jpg


O pequeno com flash...

 

Depois coloco os parâmetros da água.

 

Enjoy...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está giro o aqua (: gostei mais como estava no inicio mas julgo que mudaste por quereres ter mais espaço para ver os camarões.
Em relação à hydrocotyle é uma pequena porção mas lança runners e quando reparares está por baixo do substrato todo.

Os reds estão com muito bom aspecto (: altamente quando se vê aquele brilho (:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiz-me entender mal... a montagem que está agora é a da primeira foto, a foto mais "vazia" foi diga-mos que a linha de inspiração...

 

No fundo gostaste mais da montagem como está...temos a mesma opinião...nem sempre um espaço mais cheio fica mais bonito mas neste caso procurei 2 coisas, beleza de layout e áreas de sombra que os camarões apreciam em algumas fases da vida (mudas, gravidez).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah já entendi (: tinha percebido mal.
Então sim senhor está muito fixe agora, e acho que fizeste bem em relação às sombras (: tens é que ter atenção e ir limpando para nao se acumular lixo nas zonas onde há menos circulação de água.

Abraço e bom trabalho!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A zona de mais sombra está propositadamente na zona do filtro, para evitar demasiada porcaria...Nada como errar para numa próxima oportunidade, já não o fazer...

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Novidades,

 

Arranjaram-me 4 possíveis machos juvenis de boa cor (Sakura grade), tirei os piores machos que tinha no projecto e coloquei mais umas fêmeas boas que ainda encontrei no comunitário.

 

Quanto aos bébés, já são perto de 40 a crescer a bom ritmo, basicamente duplicou a população em pouco mais que 15 dias e tenho mais umas 10 fêmeas ovadas...

 

Parece que estão a gostar de ter um espaço só deles...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

esse filtro não está protegido? É que se não tiver protegido vai sugar-te as crias, pois pelas fotos vejo que tem umas entradas muito grandes. Esses camarões estão com boas cores. Vai atualizando com fotos ;)

 

Abraço

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

esse filtro não está protegido? É que se não tiver protegido vai sugar-te as crias, pois pelas fotos vejo que tem umas entradas muito grandes. Esses camarões estão com boas cores. Vai atualizando com fotos ;)

 

Abraço

Obrigado pelo conselho, mas este filtro é "shrimp safe", tem entradas que dá para passar camarões, mas depois tem uma esponja de cima a baixo com malha fina, no fundo os camarões vão comendo partículas que estão na esponja pelas ranhuras.

 

Vou tirar mais umas fotos e postar, para manter o pessoal com interesse.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo conselho, mas este filtro é "shrimp safe", tem entradas que dá para passar camarões, mas depois tem uma esponja de cima a baixo com malha fina, no fundo os camarões vão comendo partículas que estão na esponja pelas ranhuras.

 

Vou tirar mais umas fotos e postar, para manter o pessoal com interesse.

Ok faz isso :D é que eu também ainda estou um bocado desconfiado com essas protecções.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

agora nestas ultimas fotos já deu para perceber que os pequenos não conseguem passar ;)

 

Umas plantas rasteiras ai era capaz de dar mais cor ao aquario e um fundo também era capaz de ajudar a realçar a cor dos camarões e das plantas.

 

Abraço

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Stevens,

 

Concordo contigo que plantas de tapete dariam outro contraste, mas pretendo, para já, deixar crescer o musgo Christmas assim como a tripartida "Japan", depois mais para a frente vou perceber que coloco algo, mas sinceramente neste layout queria manter sobre controlo, poderei eventualmente por pogostemon helferi para dar um verde mais claro.

 

Quanto ao fundo...tb já tive um preto mas era pequeno e tirei, para já estou a gostar de manter o aquário onde está sem fundo, mas não vai demorar muito para comprar um fundo novo. Obrigado pela dica :smile2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas tardes,

 

Vou fazer um update deste projecto:

 

Já tenho imensas crias, diria mais de 70, estão sempre fêmeas a ovar e desovar.

 

Os primeiros bebés têm agora 3 semanas e estão todos com bom tamanho e cor

 

agora as fotos

 

sam0345w.jpg

sam0347p.jpg

sam0348l.jpg

sam0350q.jpg

sam0351j.jpg

sam0356h.jpg

sam0357q.jpg

sam0358w.jpg

sam0359d.jpg

sam0360l.jpg

 

enjoy

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Quando estes bebés virarem juvenis vou começar a seleccionar...

 

Ainda nunca fiz paparoca caseira para eles, "só" tenho uns 8 tipos diferentes de comida, mais uns vegetais de vez em quando...esta das fotos é da aquatic nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado,

 

Mas daqui a uns meses conto ter uma selecção de red's ainda melhores.

 

Ainda assim não tenho machos maus, apenas tenho alguma fêmeas mais fraquinhas.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu objectivo é ir melhorando a grade de red's usando somente 1 aquário a eles dedicado...

 

Pretendo ir vendendo os camarões de mais fraca grade e ir reproduzindo os de melhor grade. Para já optei por ter uma grande quantidade de fêmeas (melhores e piores) e seleccionar apenas os machos, tenho 4/5 machos para 35 fêmeas, ontem tive a contar por alto as crias e já tenho perto de 90, depois destas crescerem espero contar com um bom numero de individuos com cores boas, e só ai irei seleccionar uma colónia mais homogénia, mas com tamanho suficiente para rápidamente dar "frutos"...

 

Se tivesse mais aquários disponíveis poderia fazer a seleccão com os mesmos camarões mas com menor escala, juntando apenas as 2/3 fêmeas melhores com os 2/3 machos melhores. Assim criaria uma linha mais sólida pois teria muito menos variabiidade genética.

 

Não sei qual dos métodos será mais acertado, sei apenas que o métodoque estou a usar é mais rentável pois vou tendo mais camarões para ir vendendo, apesar detes método ter uma desvantagem, que é o trabalho que dá, pois é preciso estar sempre atento ao crescimento das crias, seleccionar, apanhar e vender isto antes que os macho juvenis "fracos" atingam a maturidade e "estragem" o trabalho.

 

E isto é o que pertendo...

 

Este "trabalho" vai ajudar-me no projecto da bateria que tenho com os Taiwan's

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho uns muito vermelhos inserem-se na grade Sakura, sobretudo os machos, mas todos os que pus neste aquário dedicado já foram selaccionados do meu comunitário, daí não ter assim nenhum muto fraco... fracos tenho alguns, médios tenho muitos, bons tenho poucos, muito bons tenho pouquissimos...

 

O trabalho agora vai ser melhorar esta escala, ter uma colónia de bons vermelhos, depois de muito bons e se der um dia quem saber chegar a red's excelentes...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais