Zita Carvalho Publicado Abril 3, 2013 Publicado Abril 3, 2013 Boa tarde,Tenho um aquário de água quente de cerca de 70 litros.Tenho um escalar que atingiu recentemente a "puberdade", na altura que o comprei alertaram para o facto de se tornar agressivo mas que até podia não acontecer, então o tempo foi passando e eu acabei por não comprar mais nenhum.Acontece que começou a atacar os outros peixes, nomeadamente os neons, zebra e o gupy que tinha comprado recentemente Separei-o então dos outros peixes e na falta de melhor, pois não encontrei nenhuma divisória para o aquário, coloquei num recipiente com capacidade para 6 litros de água, mudava parte da água dia sim dia não e tinha apenas aquecimento e bolhinhas. Isto até conseguir uma divisória.Acabei por ser eu a fazer a divisória, no entanto quando o consegui ele já não estava mto bem.Fiz o tratamento para a podridão das barbatanas porque me pareceu que precisava, e ele continuou a nadar de lado e a ficar deitado no fundo do aquário, muito magro sem sequer procurar comida.Procurei ajuda na loja onde constumo comprar os meus peixes e após mostrar fotos o que me disseram foi que ele não aparenta qualquer doença e que apenas está triste por estar sózinho.Retirei a divisória e até agora não me parece que tenha atacado nenhum peixe, e ele parece mais activo, no entanto continua a ficar deitado no fundo do aquário.Tem uma barbatana lateral "comida" vou tentar colocar fotos para que me possam ajudar a identificar o problema e ajudar-me no que devo fazer. https://picasaweb.google.com/zizituga/Escalar#Desde já obrigado e cptsZita
mteixe25 Publicado: Abril 3, 2013 Publicado: Abril 3, 2013 Olá, Pelas fotos não consegui ver se o Escalar sofre de alguma doença. De facto a barbatana lateral está ratada, no entanto, acho que deve ter sido de ele ter ficado confinado a 6 litros (cada escalar deve ter perto de 50 litros), as causas na minha opinião podem ter sido má qualidade da água ou stress. Quanto ao facto de ele atacar outros peixes, penso ser normal. Ele em 70 Litros é o rei do aquário e tem que mostrar o seu domínio a todos os outros, ainda para mais sendo já adulto. Eu tenho 6 escalares e é normal andarem às "turras" entre eles, e com outras espécies. Claro que há uns mais agressivos que outros (por norma, os machos são mais agressivos que as fêmeas, pelo menos no meu caso é assim). Na minha opinião, o ideal seria ele ter companhia, mas temo que 70 Litros seja pouco para 2 Escalares Adultos.
Zita Carvalho Publicado: Abril 4, 2013 Autor Publicado: Abril 4, 2013 Olá Bom dia, Obrigado pela ajuda. Entretanto ontem à noite vi que o comedor de algas siamês se está a aproveitar da situação e está a comer-lhe as barbatanas . Voltei a colocar a divisória e vou ter de reparar o aquáro de 50 litros que tenho para montar um novo aquário. O problema é que não quero que o escalar continue nesta situação e essa solução ainda demora, mas não tenho outra hipótese.
mteixe25 Publicado: Abril 4, 2013 Publicado: Abril 4, 2013 Bom dia, Pois, o ideal seria mesmo isso. Se conseguires reparar esse aquário de 50 Litros, nem que seja temporariamente era um espectáculo. Para acelerares o processo podes utilizar água do outro aquário.
Zita Carvalho Publicado: Abril 4, 2013 Autor Publicado: Abril 4, 2013 Quando cheguei a casa estava assim :'( https://picasaweb.google.com/zizituga/Escalar#5863073990280821298. Parece-me que não consigo fazer nada para evitar a sua morte.
Recommended Posts