Meu aquario comunitário - fotos


helrib

Recommended Posts

Aquário de 180 L (comunitário), de escalares como peixe principal.

 

Venho apresentar o meu aquário, sou amador neste novo hobby, e gostava de ter a vossa ajuda para sugestões e melhorar os meus conhecimentos....

 

Aquário de 180 L - 6 meses (Comunitário da Juwell - Rio 180) :

 

Material - Filtro Eheim 600 ( 1000 l por hora) - esponjas azuis; lã filtrante; cerâmicas da Juwel e da Sera Biopur Forte e mais algumas(enfim bastante cerâmica) ; umas "pedras" para nitratos e outras para água cristalina.

Aquecedor da Juwel ( água a 25-26 graus)

2 lâmpadas Juwel High-Light de cor natural de 35 W cada

 

Hardscape - substrato fértil Oliver Knott (duração + - 1 a 2 anos); disseram-me conforme as plantas...

Várias pedras e troncos de arueira e japónico e areão de rio

 

Parâmetros - tenho muitos testes

 

Ph - 7.0

Kh - 2

Gh - 8

Amonia - 0

Nitritos - 0

Nitratos - 25 (acho que está um pouco alto)

Fosfatos - 0

Ferro - 0

 

Tenho algumas algas, neste momento filamentosas, e também aquelas tipo pincel pretas, o que já me foi um grande problema, tive uma grande infestação destas e tive que mudar todo o layout, neste momento tenho poucas e já não aparecem com grande frequência, desde que comprei o filtro exterior, o que é engraçado é que os testes não apresentam excesso de nutrientes, mas podemos falar disto mais á frente....

 

Plantas - Musgo de java nos troncos, Feto de Java, anuíbas nana, aquelas bolas de musgo japonês, abrias e cobri os troncos com elas, umas que parecem pinheirinhos e outras que não sei o nome, se me poderem dizer??

 

Peixes - Tenho peixes a mais, fui pondo e só agora percebo que tenho demasiada fauna mas não entendia e cometi o erro, agora tenho que aguentar porque não quero deitar os peixes fora...

 

3 escalares (peixe principal e nunca formaram casal)

3 ramirezi ( 2 machos e uma fêmea acho eu)

5 corydoras albinas

2 ancistrus

10 tetra limão

8 cardinais

5 tetras viúva

4 que não sei o nome

4 tetras negros

2 caracóis

1 camarão da madeira

 

Manutenção - faço TPA 1 vez por semana de 15 a 20%, limpo os vidros, limpo o filtro 1 vez por mês, aspiro o areão.

Não tenho C02 de botija, utilizo as pastilhas da Sera, 1 pastilha dia sim dia não.

Alimento 1 vez por dia com comida variada, flocos vipan e para escalares, com alho, com algas, larvas de mosquito, pastilhas de colar nos vidros, spirulina, Artémias congeladas e acrescento Sera vitaminas, e + que agora não me lembro....

 

Confesso que já perdi peixes no início, mas agora muito raramente, e já tive muitos problemas com algas, estudei um pouco no vosso site e livros, mudei lâmpadas e filtros e manutenção para conseguir ter algum sucesso, acho que isso é essencial....

já o tenho montado a alguns meses e com muito cuidado vou cada vez mais adorando a aquariofilia, por tentativa e erro, mais pesquisa e estudo vou tendo paciência e conseguido, mas com persistência vai indo....

Aceito as vossas opiniões e sugestões, por favor...

Aqui ficam algumas fotos...

 

foto0202o.jpg

 

 

 

Aceito sugestões para melhorar, tenho um pouco de nitratos elevado, 25 Mg L, mas já tive mais, daí ter tido um grande surto de algas, das piores que pode haver, aquelas tipo pincel pretas. Acho que foi por excesso de nutrientes, por isso faço TPA's todas as semanas de 20 a 25% e alimento os peixes uma vez por dia e com muito menos comida e bastante variada, desde artémias congeladas com vitaminas que acrescento a vários tipos de flocos....

 

Peixes - 3 escalares (dourado, Koi e negro) - comprei muito pequenos(bébés) e menos o preto cresceram bastante, acho que se deve comprar o mais pequenos possíveis, porque adaptam-se muito melhor a aquários novos e é engraçado vê-los crescer. já ouvi que o outro não cresce tanto porque os outros libertam uma hormona que impede os da mesma raça crescerem (por rivalidade e território), será verdade???

 

foto0201m.jpg

 

 

- 3 ramirezi, já tive dourados mas são pouco resistentes, principalmente a excesso de nitratos

 

foto0196p.jpg

 

 

 

- 5 tetras viúvas, cuidado que crescem um bocado, já estão do tamanho dos rames, 4 que aparecem em cima e que não sei o nome, mas são bastante activos e espertos e não se escondem entre vegetação, ao contrario dos 8 cardinais que tenho e 4 tetras negros, mas ainda são pequeninos....

 

foto0182j.jpg

 

 

 

- tenho 5 corydoras albinas e 2 ancistrus, cresceram que é uma loucura, foram os peixes que mais cresceram...

 

e os peixes pequenos que mais adoro, andam quase sempre juntos, se não tivesse outros peixes era um grande cardume deles que teria, 10 tetra limão....

 

foto0197z.jpg

 

 

 

 

foto0191p.jpg

 

 

uso pastilhas de Co2 mas pretendo quando poder comprar a boija de gás...

 

foto0198k.jpg

 

 

 

foto0193g.jpg

 

 

foto0190gx.jpg

 

 

 

 

foto0182j.jpg

 

 

vou cortando as plantas, como o musgo de vez em quando para crescer como pretendo, e quando tocam o topo da água...

 

foto0185mv.jpg

 

 

foto0182j.jpg

 

 

e tenho um aquario de água fria que em breve coloco as fotos, e tem dado muito trabalho, tal e qual como este, onde no futuro quero de água salgada ou ciclídeos africanos...

 

Fiquem bem !!!!!

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.