Ajuda acerca de aquário de 45l


filip150

Recommended Posts

Há pouco tempo foi me oferecido um aquário, com cerca de 45l, e tenho 2 peixitos. Mas o meu problema é o seguinte.

 

Aconselham-me que eu tenha um filtro? Se aconselham qual é que era o recomendado?

 

Como é que se procede à manutenção de um filtro?

 

Eu sou um bocado zero à esquerda nestas andanças, por isso desde já peço desculpa se as minhas perguntas são parvas, porque eu sei que há muito boa gente que percebe mesmo muito disto.

 

Obrigado, e fico à espera de respostas ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

 

O filtro que eu pessoalmente te recomendava, era um filtro externo, se tiveres oportunidade nem penses duas vez, é muito mais simples, dá menos trabalho e é mais prático na altura de limpar.(mas claro depende sempre do tipo de fauna e flora que vás colocar no aquário) Um filtro já bomzito para o teu aquário :

EHEIM CLASSIC 150

e em termos de preço não é muito elevado. (mas deixa que pessoal mais especializado te diga alguma coisa) :)

 

A manutenção do filtro é simples, nunca se deve lavar com água da torneira as cerâmicas ou qualquer tipo de material que contenha as bactérias depuradoras, eu pessoalmente sempre lavei as esponjas com aguá corrente da torneira e nunca tive problemas, mas já li que também não se devia fazer isso, as cerâmicas podem ser passadas por água para tirar a maior sujidade com água do próprio aquário.

 

Espero ter ajudado. Posta fotos do aquário ;)

 

Cumprimentos.

Ricardo Faria

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jixj1994: -obrigado pela sua recomendação, vou esperar por mais respostas, espero sinceramente esclarecer as minhas duvidas.

Obrigado

 

 

JoãogaFernande: -Sim, o meu aquário é de agua fria.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Todos os utilizadores dizem a mesma coisa, e eu não fujo à regra porque depois de uma explicação percebi ...

Os peixes de água fria, defecam muito e crescem muito rápido. Quase todas as pessoas na infância deve ter tido um peixito num globo mas isso não é correcto.

No caso do globo:
- O formato do vidro causa stress e má visão aos peixes;
- Causa-lhes stress porque andam sempre à roda;
- A oxigenação da água é péssima.
- Espaço muito pequeno para eles.

No teu caso (um bocado melhor mas é sempre complicado para o tipo de peixes que tens ;s)
- Como já disse eles crescem muito e mais tarde ou mais cedo eles vão te ocupar o aquário e ficar sem espaço...

Desvantagens da água fria?
Peixes de água fria só mesmo quem tem lagos grandes, eles gostam de muitoooo espaço .

Queres a minha opinião? (À cerca de um mês também me a deram e estou feliz por ter optado por isso) Também me deram dois peixes de água fria e fiquei logo a saber que era muito mau te-los nas condições que estavam...
Que é que fiz? Ofereci-os e comecei um aquário de 60L para água quente :)

Era o melhor que podias fazer.. Compravas com filtro externo ou se te der jeito monetariamente compras um interno por 20€ (mas há quem perceba melhor disso) e compras um termostato de 50W (Não fazia mal se comprasses um de 75w , gastavas menos energia) e estava tudo pronto para teres peixes de água quente, que no meu ver são mais bonitos e tens muitas mais variedades :)

Alguma questão, pergunta !

  • Votar + 1

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

JoãogaFernandes, desde já muito obrigado mesmo pelo tópico que fez, tirou-me bastantes duvidas.
Mas agora a minha duvida é a seguinte, para 'transformar' o meu aquário de agua fria para agua quente bastava comprar o filtro e um termostato? Não precisava de mais alguma coisa?

Para ter peixes de agua quente não se precisa de 'saber' mais?

 

É que eu so tenho este aquario há dois dias, e como disse no 1º post, só praticamente um zero à esquerda, será que não é mais aconselhável continuar por mais uns tempos com estes de agua fria e depois quando tivesse mais confiança avançar para uns peixes de agua quente?

 

Tenho uma duvida também, que é a seguinte, com filtro é necessário realizar as TPA'S, se sim, de quanto em quanto tempo?

Como é que faço a manutenção do filtro? E do termostato?

Obrigado, e se alguma das minhas duvidas forem ridículas digam, mas eu tenho de as esclarecer :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando se começa todas as dúvidas parecem um bixo de 7 cabeças . É natural , se nunca tenhas ouvido falar destes assuntos :)

Em principio sim , só tens de comprar o filtro e o termostato (e um termómetro se não tiveres) . Digo em princípio porque não sei que pedras tens no fundo nem o tipo de decoração pretendes ter se seguires a água quente .

Aconselho-te a leres sobre o ciclo de azoto . É graças a este ciclo que se usa o filtro e as TPA .

A confiança vai-se ganhando . Colocas as tuas dúvidas e com o tempo vais aprendendo. Como te disse, à cerca de um mês não sabia nada e com a ajuda de boa gente daqui, consegui montar um plantado :)

Mesmo com filtro é aconselhável fazer tpa's (podem ser semanais com de 15 em 15 dias dependendo do teu filtro)... O filtro lavas de mês a mês com a água do aquário que retirares da tpa .
O termostato não precisa de nada... Talvez passares um pano para removeres a sujidade quando achares necessário .

  • Votar + 1

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"Aconselho-te a leres sobre o ciclo de azoto . É graças a este ciclo que se usa o filtro e as TPA"

O ciclo de azoto é um assunto que eu não sei nada, será possível tu me esclareceres essa duvida?

 

Desculpa a massada, a serio, mas obrigado mesmo pela atenção.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

JoãogaFernandes, li aquilo com bastante atenção, mas não sei se é da minha burrice ou então não sei.

 

Será que me poderias explicar por palavras tuas o que é isso do ciclo do azoto sff?

Se não poderes não te preocupes que eu procuro por aqui neste mundo da internet.

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sobre o ciclo ainda sou daqueles que percebe mas não sabe explicar muito bem ...

Vou tentar para teres uma noção, mas não acredites 100% no que digo !

Quando montas o aquário, deitas-lhe a água mas ainda não está habitável para os peixes.
A água fica habitável para os peixes quando existem bactérias nitrificantes (benéficas) que transformam a amónia (urina) em nitritos e estes em nitratos (que ajudam aos peixes e plantas).

Deves ter dado em biologia ou ciências vários tipicos de ciclo e por isso mesmo tem um período de ocorrência (mensalmente +/-) .

Após deitares a água podes fazer de duas maneiras: Ou esperas um mês para que as bactérias se formem ou então compras um acelerador (frasco com um líquido que contem bactérias) e passado duas semanas podes introduzir dois peixinhos de limpeza .

Fiz-me entender +/- ?

E quando poderes, mete fotos do aqua :)

Editado por JoãogaFernandes
  • Votar + 1

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

JoãogaFernandes, acabei de comprar um filtro que me recomendaram numa loja de animais, já o meti no aquário, entretanto nessa loja recomendaram-me dois produtos, um anti-cloro, e um ativador de bactérias, quando cheguei coloquei o filtro no aquário, e meti esses produtos na agua.

 

Acham que realizei um bom procedimento?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O anti cloro, deve ser usado na minha opinião, sempre que fazes uma tpa, ou seja deve ser usado no recipiente onde tens a água "nova" para colocar no aquário, o ativador de bactérias deve ser usado diretamente no aquário.

 

Você usou os dois ao mesmo tempo?

 

Que filtro é que comprou?

 

Cumprimentos.

Ricardo Faria

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola :)

O anti-claro tem o nome de acondicionador e serve para tirar o cloro da água que é prejudicial aos peixes .. Se tiveres só água no aquário não é necessário porque 24 horas depois ele evapora .

As bactérias , já expliqueí quando falei em ciclo de azoto . isso é um acelerador... Mas antes de meteres devias dar os de água fria e fazer de água quente caso queiras ..

  • Votar + 1

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jixj1994- Não, eu não usei os dois ao mesmo tempo, porque o homem da loja em que eu adquiri os produtos disse-me para aplicar primeiro o anti-cloro e só depois o ativador de bactérias porque se fosse ao mesmo tempo o anti-cloro "matava" as bactérias, fiz certo assim né?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

JoãogaFernandes- Eu por enquanto não irei fazer aqua de agua quente, porque na loja (podem estar errados, mas não sei) dizem que os peixes são mais sensíveis a mudanças de temperaturas, comida etc... E como eu também ainda não sou um grande aquariofilista vou-me manter nos de agua fria até conseguir mante-los, depois logo penso em comprar um termostato, visto que é a única coisa que me falta para mudar o aqua para quente.

Obrigado pela atenção dada desde o inicio a todos (:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para os de água quente tens de saber o mesmo para os de água fria , o que muda é a temperatura da água ...

 

Há espécies que sim , são sensíveis por isso os últimos a colocar no aquário , mas há muitos resistentes ...

 

É uma questão de pensares bem no caso , e se tiveres duvidas do crescimento dos peixes , pesquisa no google por kinguios e cometas :)

 

Sempre as ordens , alguma dúvida coloca aqui ou manda mp

  • Votar + 1

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,os kinguios e os cometas sao peixes de agua fria,acho que fazia melhor mudar para agua quente com um aquario dessas dimensoes,a variedade de peixes e muito grande e nao sao assim tao sensiveis,tem de ter as condicoes minimas claro .

Cumps

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lluisamarelo, o problema é que eu ainda ando um bocado a apanhar as técnicas usadas para os peixes e ainda não sei muito bem as condições mínimas, daí a minha insegurança para avançar para um aqua de agua quente, mas provavelmente mais mês menos mês irei fazer isso (:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, em relação aos dois produtos, foi o que pensei que fosse acontecer se utilizasses os dois ao mesmo tempo xD

 

Na minha opinião, os peixes de água quente são mais fáceis de tratar e manter do que de água fria, existindo uma variedade bastante maior de peixes, é preciso apenas ter cuidado com a temperatura, mas para isso existem os termostatos, e alguns até são bastante acessíveis em termos monetários. (os termostatos, são ligados á corrente, marcado uma certa temperatura no termostato, essa temperatura é mantida estável no aquário por ex: 25º.)

Se realmente pensares em mudar para água quente posso te dar uma ajudinha no que sei, por experiencia própria e por ajuda que recebi dos membros deste fórum quando me iniciei.

 

Cumprimentos.

Ricardo Faria

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jixj1994, Sem duvida alguma que este fórum é quase perfeito, eu quando iniciei este tópico, garanto-te que não sabia nada de peixes, nem de aquários mas agora sei um pouco mais, não me posso considerar um aquariofilista como alguns daqui mas ja sei mais do que sabia e isso deve-se a muitos de vocês que participaram neste tópico.

 

Eu, mesmo que não faça essa alteração brevemente eu quase de certeza que mais mês menos mês vou mudar para agua quente, por isso podia colocar a ajuda que queria dispensar sff, e obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Jixj tem razão, água quente são mais simples :)

Depois de teres o filtro e o termostato não tens de fazer mais nada além das tpa's semanais , dar de comida aos peixes e fazer testes à água do ph , nitratos e nitritos ..
Um aquário divide-se em 3 partes: Fundo, meio e topo .

No fundo estão os limpadores (por exemplo corydoras), no meio estão os peixes de cardume (neons, nariz de bebado, tetras...) e no topo tens os peixes que formam "casal" (ramirezi, guppies, mollys...) . Depois ainda podes ter uns camarões e uns caracóis se achares piada :D

  • Votar + 1

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

JoãogaFernandes, quais são os valores indicados para os valores de ph, nitratos e nitritos?

 

E como realizar esses testes? Esses testes não são necessários nos peixes de agua fria?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Normalmente as condições necessárias são ph e temperatura .

Poderás ver tudo sobre peixes aqui ---> http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showforum=392

Esses testes compram-se em lojas . Rondam o valor de 10€ +/-
Na água fria não sei porque só tive 2 semanas :s

  • Votar + 1

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.