Novo aquário para Red Sakura


tomas.santos

Recommended Posts

Boas!

 

Venho aqui mostrar a minha mais recente montagem, acabada mesmo a pouco.. Esta montagem será inserida numa pequena bateria de aquários para manutenção e reprodução de invertebrados, constituída por 4 aquários.

Então vamos lá ao setup:

 

Desta vez, decidi optar por um substrato com que nunca trabalhei e até me aconselharam, o H.E.L.P Advanced Soil Shrimp.

 

DSC01006_zpsd579397e.jpg

 

O aquário tem 40x25x20, ou seja, 20 litros (podia ser melhor, eu sei)

 

Como fauna, este aquário terá uma colónia de 5 exemplares(ou mais, porque já há uma fêmea ovada) de Red Sakura.

 

Em relação á flora, não me peçam nomes das plantas, pois já são tantos que não consigo lembrar.me xD

Todas as plantas são podas provenientes do meu aquário de 1,5 m.

Em relação a musgo, optei por exprimentar um que desconhecia e que o rui da aquaeden me aconselhou, chama.se Plagiomnium cf. affine, gostei bastante do efeito que ele dá aos troncos.

Usei tambem musgo de Java.

 

Em termos de equipamento, conto com um filtro de mochila da Aquatic Nature e um termostato elite de 50W.

E vamos a fotos! :P

 

DSC00934_zps9e610e52.jpg

DSC00935_zpsed6e092d.jpg

DSC00936_zps513cad64.jpg

DSC00937_zps0f77ddf1.jpg

DSC00939_zpsd6cfea9a.jpg

DSC00944_zps89ba8171.jpg

DSC00958_zps1481c250.jpg

DSC00961_zps2b21e435.jpg

DSC01005_zps8d63c4b0.jpg

 

Vamos la, gostaria de ver aqui as vossas opiniões/criticas!

Em breve vou actualizando com mais fotos!

Cumprimentos

Editado por tomas.santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Está simples, como os camarões gostam. Quando o musgo crescer mais ainda vai ficar melhor para eles.

Já tive um filtro igual a esse. Estás satisfeito com ele? Não faz muito ruído?

 

Outra questão, o substrato é inerte ou activo?

 

Cumps

Editado por Tiago Sabino
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, gosto de manter os meus aquários com uma visão ampla e com facil acesso aos olhos para ver todos os camarões.

 

Em relação ao filtro, já o tinha usado neste aquário e nunca tive problemas em termos de ruido, faz um bocado quando ainda nao ferrou totalmente mas depois fica calado.. Mas posso ser eu, eu nao noto nada porque o tenho junto de mais 8 aquários xD Ás vezes ate acho que tem caudal a mais..

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tomás.santos,

 

Muito bem, está no bom caminho :)

 

Quanto às plantas penso que tens ai (para além do musgo que nunca ouvi falar) rotala rotundifolia, ceratophyllum demersum e HZ por o que me parece. Mas o demersum não devias enterrar, mas sim prender umas pontas dado que isso não ganha raiz e faz efeito tipo 'arbusto' :)

 

Deixa isso ciclar bem. Qual a iluminação que tens?

 

cumps, David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podias pôr é um fundo nisso não?

 

Isso o caudal a mais não é problema, podes reduzir com matérias filtrantes. A menos é que é pior. Eu de caudal também não me queixava, agora o ruído... tenho agora um elite hush de cascata e não se ouve nada! A lâmpada faz mais barulho que o filtro lol!

 

No meu aqua também tenho a tua filosofia do espaço amplo. No centro tenho uma clareira onde alimento os bichos. Assim dá para olhar para eles todos ao molho eheh.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tomás.santos,

 

Muito bem, está no bom caminho :)

 

Quanto às plantas penso que tens ai (para além do musgo que nunca ouvi falar) rotala rotundifolia, ceratophyllum demersum e HZ por o que me parece. Mas o demersum não devias enterrar, mas sim prender umas pontas dado que isso não ganha raiz e faz efeito tipo 'arbusto' :)

 

Deixa isso ciclar bem. Qual a iluminação que tens?

 

cumps, David

dg12, nas fotos estava com uma pll de 26W 10000k, mas a calha que vai ficar la, é uma diy com duas lampadas economizadoras, vai servir de teste para ver se as plantas se aguentam com 30W. estas são de 800 lumens. como tinha algumas ca por casa, decidi exprimentar e vou acompanhando para ver se ha desenvolvimentos ou ''atrasos'' no crescimento das plantas. se isto nao correr bem, tenho uma pll 18w 6500k de reserva para o efeito ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podias pôr é um fundo nisso não?

 

Isso o caudal a mais não é problema, podes reduzir com matérias filtrantes. A menos é que é pior. Eu de caudal também não me queixava, agora o ruído... tenho agora um elite hush de cascata e não se ouve nada! A lâmpada faz mais barulho que o filtro lol!

 

No meu aqua também tenho a tua filosofia do espaço amplo. No centro tenho uma clareira onde alimento os bichos. Assim dá para olhar para eles todos ao molho eheh.

 

Cumps

 

Não gosto muito de por fundos nos aquários, acho que corta um bocado o efeito que as plantas podem dar ao aquário, e para alem de que a iluminação acho que tambem acaba por sofrer um bocado e pode nao chegar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

bela montagem ai tens, parabéns. Esse Plagiomnium cf. affine parece interessante. Força ai com as atualizações.

 

Boa sorte com o projeto.

 

Abraço

Amanha quero ver se faço uma macro ao Plagiomnium, tem um aspecto bastante interessante, bastante parecido com a cuba, mas folhas mais pequenas..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não gosto muito de por fundos nos aquários, acho que corta um bocado o efeito que as plantas podem dar ao aquário, e para alem de que a iluminação acho que tambem acaba por sofrer um bocado e pode nao chegar...

 

Estamos a falar do mesmo? Um fundo preto em cartolina ou vinil no vidro de trás?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas,

 

Embora este não seja o local para apresentação de aquários, dado que existe um local próprio para esse fim, fiquei curioso com esse substrato. Pelas fotos deu para avaliar a coloração, granulometria e quantidade que o saco trás, mas podes dar mais informações, tipo preço/local da compra/características que te fizeram optar por ele?

 

A malta, pelo menos eu, agradecíamos.

 

No que respeita à luz acho um exagero essa intensidade para um áqua de camarões, ainda por cima com essa altura de água, mas cada qual sabe de si.

 

Esse áqua de certeza que não tem mais de 15 litros úteis de água, o meu palpite é de 12.

 

Abraço e boa sorte com isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas,

 

Embora este não seja o local para apresentação de aquários, dado que existe um local próprio para esse fim, fiquei curioso com esse substrato. Pelas fotos deu para avaliar a coloração, granulometria e quantidade que o saco trás, mas podes dar mais informações, tipo preço/local da compra/características que te fizeram optar por ele?

 

A malta, pelo menos eu, agradecíamos.

 

No que respeita à luz acho um exagero essa intensidade para um áqua de camarões, ainda por cima com essa altura de água, mas cada qual sabe de si.

 

Esse áqua de certeza que não tem mais de 15 litros úteis de água, o meu palpite é de 12.

 

Abraço e boa sorte com isso.

 

Boas, em relação ao substrato, optei por este por ser uma marca com que nunca trabalhei e pelas opiniões das pessoas que já o usaram.. Não vou fazer publicidade á loja em questão, embora a considere a melhor daqui da zona, se quiser envie MP.

 

Em relação á iluminação, está agora com 30W, mas é só durante o ciclo, de maneira a que a flora tenha um bom desenvolvimento, mas assim que acabar o ciclo, vou passar só para 15W.

 

Em relação a litragem do aquário, este leva 20 litros brutos, a agua que lá foi posta foram 17,5 litros. Poderia ser um aquário melhor, sim, mas não acho que para já seja esse problema. Sempre consegui manter camarões nestas litragens, aliás, neste mesmo aquário tive a minha primeira postura de Crystal Red Grade S.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas,

 

Apenas questionei por desconhecer o substrato em questão, daqui a uns tempos dê-nos a sua impressão.

 

Ainda bem que está bem servido de lojas, infelizmente não posso dizer o mesmo.

 

Boa sorte com a montagem.

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Actualização!

 

Hoje introduzi uma pequena dose de riccia ao aquário, como estive a fazer podas aos aquários todos, decidi meter neste também..

 

DSC01024_zpsa7eef9dc.jpg

 

Aqui fica uma geral do aquário:

 

DSC01023_zps9d05bfa0.jpg

 

E como prometido, uma close-up do fantástico musgo! :P

 

DSC01020_zpsafd760d8.jpg

 

Queria introduzir tambem uma dose de fissidens e uma de flame moss, mas para ja não tenho nada..

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Gosto do aquário, mas acho que ficava bonito apenas com musgos, o mais simples possível. Também dava um contraste engraçado uns afloramentos de CUBA (Hemianthus Callitrichoides).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a minha ideia inicial seria manter só musgos, mas como nao tenho assim tanto por ca para meter neste aquário, acabei por por estas que são só podas..

Em relação á cuba, já pensei em meter, só que pelo que li, teria de usar co2 e não me quero arriscar a juntar co2 com sakuras, queria mesmo evitar isso.. Pode ser que qualquer dis, se a carteira permitir, inicie o meu primeiro plantado a sério :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Tenho alguma Cuba num aquário de CRS, no entanto não fertilizo nem tenho CO2 cresce muito lentamente, mas esta bem verde criando algumas ilhas no aquário ultimamente suponho que esteja já mais adaptada ao meio tem crescido com mais vigor.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

mas um fundo no aquário iria fazer com que a cor dos camarões realçasse no aquário, mas claro cada um tem os seus gostos. Este projeto está a ficar muito fixe. Parabens e boa sorte.

 

Cumprimentos

Emanuel

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou ver se arranjo um bocadinho de Cuba para exprimentar, depois vou vendo como se dá por aqui..

 

Esperem até entrar aqui Fissidens para verem como isto vai ficar :P

 

É pena o que eu tenho nos CRS ainda não dar para umas podas, porque senão já aqui tinha uma rede cheia! :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 9 meses depois...
  • 2 semanas depois...