1º aquario


zlata

Recommended Posts

deram-me o aqua, e tb pedras mas ja me disseram que com essas pedras nao e preciso meter aquela terra por baixo (fertilizante acho), e so meter as plantas que o areao ja serve como

 

Le no forum sobre esses assustos

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, tenho um aquario de 60 L, podem me aconselhar que peixinhos e que devo por? biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

 

zlata, antes de mais bem vindo ao fórum.

 

Permite-me dar-te umas noções básicas de como deves interagir aqui no fórum: Primeiro para alguém te dar uma ajuda preciosa, convém descreveres o que tens no aquário, termostáto, filtro (que tipo ou modelo) se tens areão, há quanto tempo tens o aquário e particularmente há quanto tempo tens o aquário com água.

 

Segundo: respectivamente a fauna e flora dos aquários, há uma tendência em indicar as melhores soluções conforme o espaço/volume que tens para dar aos peixes. Depois tentarás aliar isso a uma escolha pessoal tua, que por fim será da tua inteira decisão/responsabilidade. Até porque nem todos os conselhos são objectivos, nem todas as dicas devem ser interpretadas à risca, até porque a experiência de uns contraria a de outros.

 

Até juntares estas informações que te pedi, creio que nenhum dos conselhos apresentados deve ser considerado.

 

Aconselho também a leres os tópicos de ajuda e fixos no fórum na secção de "Agua Doce - Peixes" para ganhares alguma noção básica. As duvidas e o resto, a malta está cá para explicar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pela ajuda Renato, ainda nao tenho nada no aqua, so tenho mesmo o aqua, ainda vou comprar o termostato e o filtro, porque ainda esta escaço de dinheiro prai domingo compro as coisas, so tenho e duvida na lampada e de 15w nao sei se esta bom ou nao, e de 60cm de comprimento e a única coisa que sei peço desculpa pela ma informaçao mas depois vou medir e é da aquatlantis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pela ajuda Renato, ainda nao tenho nada no aqua, so tenho mesmo o aqua, ainda vou comprar o termostato e o filtro, porque ainda esta escaço de dinheiro prai domingo compro as coisas, so tenho e duvida na lampada e de 15w nao sei se esta bom ou nao, e de 60cm de comprimento e a única coisa que sei peço desculpa pela ma informaçao mas depois vou medir e é da aquatlantis

Boa noite.

Para plantas de fácil manutenção é razoável essa iluminação.

Mas eu aconselho pôr melhor iluminação.

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pela ajuda Renato, ainda nao tenho nada no aqua, so tenho mesmo o aqua, ainda vou comprar o termostato e o filtro, porque ainda esta escaço de dinheiro prai domingo compro as coisas, so tenho e duvida na lampada e de 15w nao sei se esta bom ou nao, e de 60cm de comprimento e a única coisa que sei peço desculpa pela ma informaçao mas depois vou medir e é da aquatlantis

 

 

Bom eis o que tenho a dizer para já: define um plano!

 

- Que tipo de tema queres dar ao aquário (plantado, apenas com plantas de baixa manutenção para visual e esconderijos, sem plantas, com rochas e areão, etc);

- Que tipo de peixes achas mais apelativos/engraçados, que peixes gostarias de ter (não são necessariamente os que possas ter, mas já lá vamos a essa conversa);

- No geral pretendes fazer um comunitário (várias tipos de peixes) ou centrares a atenção apenas num determinado tipo de peixes?

- Com base no teu gosto pessoal e ambição para o aquário que tens, estipula o que idealmente gostarias de ter (há peixes que possivelmente gostas e podes ter, mas eventualmente em menor numero que o desejado)

 

Digo-te isto do plano, porque caso contrário, irás cair no erro de tantos nós no inicio e comprar tudo o que seja peixe que vejas e aches engraçado. O que como resultado final é negativo. Eis o porque:

 

- Independentemente do tamanho do aquário, o esforço de um aficionado por aquariofilia tende a criar as condições propicias a que os peixes estão tendencialmente habituados (não no seu estado selvagem... até porque a grande maioria dos peixes sofreram selecção procriativa para serem o que são hoje, ex: um escalar véu "black ghost" não existe no seu habitat selvagem, evidentemente). Como tal, cada aquário é um pequeno ecossistema que deve ser auto-suficiente tanto quanto possivel. Ora criar um ecossistema demora tempo e exige cuidados, particularmente com os niveis da água.

 

- Há também que considerar que tipo de espécies co-habitam e socializam no seu habitat selvagem, porque embora este seja hoje em dia remoto, funciona assim porque sim. Um pouco como cão e gato ;) Haverá quem os tenha juntos e melhores camaradas inseparáveis, mas tendencialmente a estatistica comprova o contrário ;) Ex: ciclideos com guppies, Discos com platty's, Bettas com guppies entre outros.

 

- A água como motor principal vai exigir observação atenta. Consulta por alto os valores indicados de pH e ºC para cada peixe. Verás que existem muitos com exigências diferentes (embora subjectivo porque consigo provar-te o contrário mas por agora, isso não te interessa nada :) )

 

Dicas:

 

"TPA" = Transferência Parcial de Água ;

Amónia = susbtância criada pela existência de algo biológico, que em elevados niveis pode ser fatal para os peixes (será a tua dor de cabeça ad eternum) ;

Ciclo/ciclo de azoto/aquário ciclado = entende-se por ciclo o periodo em que qualquer aquário se gera amónia e a composição e decomposição de nitritos e nitratos, atingindo (normalmente) dois picos de niveis elevados, com intervalo de 10-15 dias. Durante este periodo, proporciona-se a criação de bactérias benéficas e essenciais para combater toxicidades para os peixes. Todo o processo demora, fora excepções, um mês. Existem formas de "acelerar" este processo, mas mais uma vez, para iniciado, por agora não te interessa nada ;) .

 

Boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito obrigado renato pela tua paciencia ;) ja estou a entender melhor como funciona, domingo ja vou comprar o que falta pro aqua, e quando tiver pronto meto fotos para verem a evoluçao, so tenho mais uma coisa a perguntar, ouvi dizer que e prerciso meter uma bomba de oxigenio no aqua mas ja ouvi dizer outras que nao, tenho duvidas :s, passando a frente gostava de meter umas plantas de baixa manutenção mas como não percebo muito não sei quais, estava a pensar em meter algumas especies nao muitas como e obvio o aqua nao e muito grande mas pelo menos 2 (peixes de pequeno porte) tipo tetra neon

Editado por zlata
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito obrigado renato pela tua paciencia ;) ja estou a entender melhor como funciona, domingo ja vou comprar o que falta pro aqua, e quando tiver pronto meto fotos para verem a evoluçao, so tenho mais uma coisa a perguntar, ouvi dizer que e prerciso meter uma bomba de oxigenio no aqua mas ja ouvi dizer outras que nao, tenho duvidas :s, passando a frente gostava de meter umas plantas de baixa manutenção mas como não percebo muito não sei quais, estava a pensar em meter algumas especies nao muitas como e obvio o aqua nao e muito grande mas pelo menos 2 (peixes de pequeno porte) tipo tetra neon

 

 

Livra-te das bombas de ar. Só te fazem bolhas na tampa e não contribuem minimamente para a taxa de oxigénio na água. Além do mais, tendem a ser ruidosas. Há quem goste do efeito na água e tenha porque adoooora ver bolhinhas no aquário :blink: .

 

Para assegurares que tens uma taxa constante de introdução de oxigénio na água, tudo o que precisas é do filtro. Mantem o filtro perto da superficie mas submerso, para que a corrente de água circule apenas à tona de água, mas ao meio e baixo nivel exista calma. Minimizas o stress aos peixes e crias corrente. Se o filtro for muito forte (não deve ser o caso), e reparas que os peixes esforçam-se por nadar numa direcção, direcciona se possivel a flauta (saida de água/ar) para a parte de trás do aquário por forma a "cortar" corrente.

 

Faunas compativeis para pesquisares para 60l:

 

- fauna habitualmente de topo: guppies, neon chines, danio zebra/rosa

- fauna habitualmente de meio aquário: tetra neon, platty, cardinal

- fauna habitualmente de fundo aquário: corydoras, ancistrus (nunca plecostomus ;) ottos, coolie (peixe-cobra)

 

Uma vez que vais lá chegar mais tarde ou mais cedo, digo-te que em matéria de "peixe de limpeza" por experiência própria nenhum se enquadra bem no termo.

Tens melhores soluções disponiveis e de fácil reprodução/adaptabilidade, como pomaceas (ampulárias douradas) limpam literalmente tudo por onde passam, alimentam-se de restos de plantas, comida que reside no fundo, vagueiam pelo aquário e vidros, resistentes mesmo com água fria; e camarão Red Cherry (normalmente a 0,30€/cada) tratam das plantas, adoram musgo para se reproduzirem, não ocupam espaço nenhum, comem restos de comida à semelhança das ampulárias, e mesmo peixes mortos (num fim de semana só apanhei a cabeça de um guppie! Tinha um exército de camarões a tratarem do caso enquanto estive fora.)

 

A respeito de plantas (refiro-me apenas a plantas de fácil manutenção sem necessidade de co2)

 

Se tiveres um bom pedaço de musgo (barato), uns ramos de cabombas carolinianas (barato dado que cortas e plantas para progredir), umas anubias agarradas a uns troncos ou rochas (4-8€ dependendo do tipo, super resistentes e precisam de pouca luz), ludwigias repens (tom avermelhado com contraste de verde, barato) já tens o básico para te divertires em decorar o aquário para um ambiente mais natural. Tenta não exceder o numero de plantas, o aquário é pequeno, e como peixe é um bicho estupido, se obstruires passagens com uma planta eles tendem a evitar essa zona.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Zlata

Uma coisa que o Renato Viera se esqueceu de dizer,e que tens (temos todos)

de ter muita calma para que tudo corra minamente bem,desejo te boa sorte,e

que tudo corra bem,ha seijas bem vindo ao mundo dos peixitos.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Geralmente, a areia de praia não é adequada, pois pode estar poluída. Também costuma ser calcária o que irá aumentar o pH. Se queres areia podes comprar no MaxMat areia de sílica, 20kg são 5.49 € e basta uma passagem por água fervendo e deixar arrefecer e está pronta a utilizar.

 

Cumprimentos,

Pedro Sousa

Editado por mergulhops2

<p><span style="font-size:14px;"><a data-ipb='nomediaparse' href='<a class='bbc_url' href='href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=216458#entry1234104'>Black&White 96l</a> | <a data-ipb='nomediaparse' href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=223623'>Rock Valley (96l)</a></p> <br />

<p> </p><br />

<p> </p>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.