Urgente - Discus em sofrimento


Benjamin Junior

Recommended Posts

Caros,


Venho pedir a vossa ajuda já um pouco em desespero de causa. Relativamente ao meu setup e química da água:


Aquário com quase 1 ano, plantado, 350L, 200W de T5, 7h/dia

- 1 filtro BOYU ef-45uv 1100L/H

- 1 filtro EHEIM 600 - 1250L/H


Nitritos - 0 mg/l

Nitratos - 0 mg/l

Amonia - 0 mg/l

PH - 6,3

KH - 5-10 mg/l

GH - 20 mg/l

Temp: 29º

CO2 - fechado p/ despistar problemas de falta de O2


Fauna: 4 discus, 10 neons, 6 Corydoras, 3 Moly, 2 Apistos, 8 ottos, 8 bêbados, 2 SAE


Recentemente, depois de tudo muito estável em meses, nos últimos tempos tenho vindo a assistir a uma deterioração do estado dos Discus.


Há Cerca de 1 mês atrás (eram então 6 Discus), um dos membros do casal Silver Dream, começou a ficar de lado e deixou de comer. Era um dos discus deste vídeo:




O sintoma foi a respiração profunda e acelerada.


Imaginei que o problema fosse parasitas nas guelras, de forma que administrei um produto chamado Dactymor (Praziquantel). A dose que calculei foi de 15ml (5ml/100L, dando o desconta das decorações, areão, etc.). Fiz uma TPA antes (50%) e passados 6H, oura TPA de 50%.


Não fiz outro tratamento porque na bula dizia que uma só vez seria suficiente. Tudo ficou igual…


Há 15 dias, como andava a ficar preocupado com o facto do Discu continuar sem comer, dcidi fazer novo tratamento, nos mesmos moldes.


Durante a semana que se seguiu o quadro da respiração manteve-se, apesar de que, quando fiz a 2ª TPA ter visto nas águas uns parasitas com cerca de 2-3mm, finíssimos. Pareciam cabelos ondulantes… e nadavam que se fartavam. Segundo as instruções, deveria ter feito um segundo tratamento 7 dias depois mas, com as festas a coisa escorregou para 9 dias.


No segundo tratamento desda segunda fase, a dose deveria ter sido a mesma mas, tive uma paragem mental e dei 20ml, ou seja 5ml a mais.


Não creio que tenha sida da sobredosagem mas, 2 dos discos morreram 48H depois (ou seja, ontem). Digo isto porque todos os outros - aqueles que não apresentavam um quadro tão evidente de respiração ofegante, ainda estão por cá. Imagino que tenha sido a consequência de algo que evoluiu durante este último mês e acabou por culminar ontem.


Neste momento todos os restantes comem bem (D50, artémia e mistura de carnes congelada) e tem comportamento e cor aparentemente normal.


Deixo-vos um video com duas partes:


Na 1ª - O membro restante do casal Silver Dream com a respiração acelerada e aparentemente nenhum outro quadro.


Na 2ª - os tais parasitas (nota-se a ondular muito rapidamente) que, imaginava que tivessem morrido com a doze de Praziquantel, mas, aparentemente, 2 dias depois do tratamento, estão bem e de boa saúde. Desculpem o video estar na vertical mas, o iPhone não fez a rotação e na ânsia de filmar não reparei… mas o que interessa é que consegui captar a imagem desses minúsculos bichos.




Questões: Será que estes parasitas que vi, tem alguma coisa a ver com a respiração ofegante e são os tais parasitas da Gelras? Curiosamente, só consigo vê-los quando faço uma TPA. Será que veem da água da companhia? Ou será que os vejo porque com a mudança de água eles veem à tona?

Quando o Discu respira, o que é aquela membrana que parece sair do operáculo? É sinal que algo está mal nas gelras?


Devo repetir a dose de Praziquantel? Ou devo usar outra coisa?


Alguma ajuda e teoria é muito bem vinda.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde, poderia ser nitritos e nitratos altos ou seja tóxicos, porque a mim já me aconteceu a mesma situação, o que era derivado á papa e as larvas vermelhas, também do granulado que se entranhava na areia. Experimente mexer na areia na zona onde costuma cair a comida, e verifique se a mesma se encontra preta e com um odor a podre... Se for esse o caso a solução é desmontar o aquario e lavar o aquario a 100%, e fica tudo resolvido...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

sinceramente não me parece que esses tais "bichinhos" sejam parasitas das guelras.

efectivamente os peixes nao estão bem.

o que pode ter acontecido , é que as guelras ja estivessem tão afectadas , que perdem a função oxigenadora , ja me aconteceu.

normalmente quando têm parasitas das gulras , vês uma especie de fio a sair das mesmas , e ficam bastante vermelhas (sinal de irritação).

experimenta um banho com permanganato de potassio , a mim foi a unica coisa que safou , mas muita atenção com a dose , tem de ser muito pouco.

se poes muito forte mata-te o peixe em minutos.

á quem utilize o formol tambem , e secalhar é mais facil de arranjar , mas penso nao ser tao eficaz.

um banho de 10 a 20 minutos por dia , penso que irá ser suficiente.

 

cumps

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais