rbalmeid Publicado Dezembro 21, 2012 Publicado Dezembro 21, 2012 Bom dia Eu cresci numa casa onde sempre existiu um aquario de agua quente, sob os cuidados do meu pai. Primeiro era um comunitario onde me lembro de se sucederem moolys, tetras variados, escalares, limpa-vidros entre outros. Depois rendido ao facto que não conseguia manter o dito sem mortes frequentes arrumou o dito uma temporada. Renasceu mais tarde desta vez casa apenas de guppies e espadas, que se reproduziam afincadamente e o sobrelotavam com frequencia. Para mi serviu para para perceber que ter um aquario não é tão facil nem tão simples como querem muitos fazer parecer e para ca ficar bichinho.Em adulta fiz uma tentativa num aquario pequeno com peixes de agua fria, na minha inocencia pensado que era mais facil, e saiu asneira grossa porque num dia quente de Verao a agua (supostamente fria) aqueceu e na sei se por isso se por algum fenomeno quimico acelerado la foram os meus amigos para o ceu dos peixinhos. O projecto do aquario ficou adiado para a epoca em que houvesse orçamento para uma coisa em condiçoes. Sempre adiado e agora com a crise... So que levo meses com o meu filho 4 anos a pedir uma aquario e a avó cheia de vonatde de lhe fazer a vontade, O aquario pequeno (nao o medi mas tem uns 30 cm, sera de 15L?), a resistencia de aquecimeto e os filtros que estavam parados ja esta tudo ca em casa... Nao ha muito por onde fugir Resumindo preciso de ajuda para controlar os danos, fazer toda a gente feliz e os peixinhos tambem.Para ja vou so comprar areao escuro (ou coisa parecida) para por no fundo, verificar o que tenho a funcionar em termos de filtros, se ha alguma coisa mesmo necessaria para comprar (iluminaçao nao tenho por exemplo) para montar o dito vazio. Ja catequisei tod aa gente que agora peixes so para o ano, talvez em Feveriro para o aniversario do pequeno. O meu primeiro impulso seria comprar guppies, que sao peixes que conheço, mas racionalmente sei que nao é uma boa opçao porque afinal ia ter o aquario lotado em pouco tempo. De agua fria tambem tenho a perceçao que é pouco volume de agua para peixes que tendem a ser grandes...Ideias: - colocar apenas 2 ou 3 peixes nao muito grandes que se deem bem com set-up minimo (uma tristeza de aquario mas se for a soluçao...)? - escolher um peixe de cardume pequeno que permita a um aquario pequeno comportar mais indivisuos (tipo cardial ou assim) - ? Conto com a vossa experiencia e boa vontade para nao sair asneira Obrigada! Rute Citar
Claire Publicado: Dezembro 21, 2012 Publicado: Dezembro 21, 2012 (editado) Boas Rute e bem vinda a esse hobby, de novo asneiras fazemos todos, é preciso é aprender com os erros, como se custuma dizer ora bem Bom dia Eu cresci numa casa onde sempre existiu um aquario de agua quente, sob os cuidados do meu pai. Primeiro era um comunitario onde me lembro de se sucederem moolys, tetras variados, escalares, limpa-vidros entre outros. Depois rendido ao facto que não conseguia manter o dito sem mortes frequentes arrumou o dito uma temporada. Renasceu mais tarde desta vez casa apenas de guppies e espadas, que se reproduziam afincadamente e o sobrelotavam com frequencia. Para mi serviu para para perceber que ter um aquario não é tão facil nem tão simples como querem muitos fazer parecer e para ca ficar bichinho.Em adulta fiz uma tentativa num aquario pequeno com peixes de agua fria, na minha inocencia pensado que era mais facil, e saiu asneira grossa porque num dia quente de Verao a agua (supostamente fria) aqueceu e na sei se por isso se por algum fenomeno quimico acelerado la foram os meus amigos para o ceu dos peixinhos. O projecto do aquario ficou adiado para a epoca em que houvesse orçamento para uma coisa em condiçoes. Sempre adiado e agora com a crise... So que levo meses com o meu filho 4 anos a pedir uma aquario e a avó cheia de vonatde de lhe fazer a vontade, O aquario pequeno (nao o medi mas tem uns 30 cm, sera de 15L?), a resistencia de aquecimeto e os filtros que estavam parados ja esta tudo ca em casa... Nao ha muito por onde fugir - a litragem suportada pela o aqua depende da altura largura e comprimento, existe uma especie de ficha que podes copiar e colar com a informação básica/necessária pra te podermos ajudar, deixo te aqui o link: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=197192#entry1137570Resumindo preciso de ajuda para controlar os danos, fazer toda a gente feliz e os peixinhos tambem.Para ja vou so comprar areao escuro (ou coisa parecida) para por no fundo, verificar o que tenho a funcionar em termos de filtros, se ha alguma coisa mesmo necessária para comprar (iluminaçao nao tenho por exemplo) para montar o dito vazio. Ja catequisei tod aa gente que agora peixes so para o ano, talvez em Feveriro para o aniversario do pequeno. - depois das contas feitas, pensa no layout que pretendes para poderes escolher o areão adequado, eu aconselho sempre a utilizarem umas plantas, para alem de ficar mais bonito ajuda o aquário a ciclar como a manter bons níveis de agua, também origina esconderijos para os peixes e uma interação muito engraçada. pensa nisso, ha plantas pouco exigentes O meu primeiro impulso seria comprar guppies, que sao peixes que conheço, mas racionalmente sei que nao é uma boa opçao porque afinal ia ter o aquario lotado em pouco tempo. De agua fria tambem tenho a perceçao que é pouco volume de agua para peixes que tendem a ser grandes...Ideias: - colocar apenas 2 ou 3 peixes nao muito grandes que se deem bem com set-up minimo (uma tristeza de aquario mas se for a soluçao...)? - escolher um peixe de cardume pequeno que permita a um aquario pequeno comportar mais indivisuos (tipo cardial ou assim) - vai depender muito da litragem do aquário depois poderemos ajudar-te melhor, ha peixes pequenos muito bonitos e interativos, tens também a possibilidade de ter camarões, os miúdos adoram. - ? Conto com a vossa experiencia e boa vontade para nao sair asneira Obrigada! Rute Boa continuação, Claire M. Editado Dezembro 21, 2012 por Claire Citar __________________________________________________________________________________ CristalRio - plantado 300L - No Name - plantado 30L Rain florest
Guilherme Martins Publicado: Dezembro 21, 2012 Publicado: Dezembro 21, 2012 Se gostas de guppies podes sempre ter assim ums 3 guppies machos que sao mais coloriidos e giros !!! e ja agora... decerteza que nao se reprduzem : p Citar Guilherme Martins
rbalmeid Publicado: Dezembro 22, 2012 Autor Publicado: Dezembro 22, 2012 Olá! Pois la fui medir o aquario e ver que mais trazia na caixa de tralhas associadas MaterialAquário 35 cm * 20 cm * 25 cm – 17,5 L (medidas exteriores) Termostato 50 W (a verificar o correcto funcionamento) Filtro Eheim muito velho e sem nenhuma informaçao de modeloFiltro Tetratec IN400 Plus Qmax 400 l/hora Filtro Interior Aquapor Qmax 200l/h Os filtros trazem aquelas esponjas com que sao comprados. Claire e pronto é isto que ha! Magikarp essa não me tinha ocorrido mas não deixas de ter razão Rute Citar
Claire Publicado: Dezembro 22, 2012 Publicado: Dezembro 22, 2012 (editado) pra cada guppy macho tem que haver 3 fêmeas... e não me parece boa ideia ter 3 machos... mas isso sou eu...oh magikarp sem femeas davas em doido imagina com mais dois gajos numa sala hehe fora de brincadeira, não percebo muito de guppys, nunca tive, mas do que sei vão andar stressados e pode ser chato. mas espero que outros utilizadores experientes te possam ajudar melhor. 17l é mesmo pequenito, não tens muitas hipóteses, se fosse a ti pensava melhor na hipótese de ter uns camarões ou uns micro peixes, e mesmo assim não podiam ser muitos... espreita no google, Cristal Red, ha outros, claro, de outra cores. também se reproduzem mas quando tem condições, uma vez apertados penso que parem lol eu era um pouco séptica quanto a camarões, mas adquiri uma equipe de limpeza (caridinas multidentadas) e fiquei fã! dão imensa vida ao aquário, limpam, são mesmo engraçados. bastavas colocares um areão a escolha, não muito grosso claro e uma moitinha de musgo e tinhas um aqua bem porreiro. isso não passa de uma opinião claro. pra veres, fiquei a gostar tantos desses bicharocos que tou a pensar em adquirir um nano só pra ter um camarões yellow ou super tiger hehe se não tens a hipótese dos mosquito rasbora, micro peixes, mas mesmo assim nao podias ter muitos... =S tipo 3 ou 4 enfim, não me chegaste a dizer o que querias fazer quanto ao layout ? Editado Dezembro 22, 2012 por Claire Citar __________________________________________________________________________________ CristalRio - plantado 300L - No Name - plantado 30L Rain florest
rbalmeid Publicado: Dezembro 22, 2012 Autor Publicado: Dezembro 22, 2012 Caire não disse nada quanto ao layout porque não sei mesmo ainda o que fazer. Tenho consciencia das limitações enormes do espaço e dai preferir primeiro tomar uma decisão quanto à fauna e só depois pensar no layout adequado aos bichinhos que escolher.Tenho preferencias claro. Gosto de ambientes naturais em aquarios, com areao natural claro ou então negro e alguma planta (que tem de ser necessariamente facil de manter para não ser mais uma dificuldade). Cores vivas só as dos peixes se as tiverem. Com as crianças sei que vai haver pedido para la dentro algum boneco mas com o pouco espaço que ha preferia não complicar. Vou ver os camarões sim! Obrigada Rute Citar
Guilherme Martins Publicado: Dezembro 22, 2012 Publicado: Dezembro 22, 2012 Claire sim tambem tens razao : p para mim nao seria facil !! mas nao tinha pensado disso ! pode sempre so ter um guppie e alguns camaroes Que micro peixes estavas a pensar? Citar Guilherme Martins
Recommended Posts