Aqua - Maternidade


fcp4ever

Recommended Posts

Boa tarde a todos,

 

Há uns tempo remontei um dos meus aquários, e como tinha sido numa fase inicial, dediquei-me aos Guppies (1 macho e 3 femeas) e como espectável, em pouco mais de um mês tenho o aquário um bocado sobrelotado...

 

Hoje, primeiro dia de férias, decidi montar um outro aquário apenas para maternidade. Comprei um filtro de cascata idêntico ao que tenho em funcionamento no primeiro aquário (com filtro de esponja) e coloquei uma das esponjas neste novo filtro - para ajudar na ciclagem.

 

É um aquário muito simples este - água, termostato, iluminação, filtragem e um tronco com musgo - optei por não colocar areão dado ser apenas maternidade.

 

Questiono agora o seguinte, quanto tempo terei de deixar o aquário estabilizar até colocar lá os primeiros (já muitos) alevins?

 

Existe forma de tentar acelerar o processo? E timmings? Por exemplo utilizar a água das TPA que faço ao aquário principal.

 

Aguardo opiniões...

 

Um abraço,

NS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

fizeste bem em colocar um pouco da esponja no filtro novo, podes tambem ligar o filtro novo algum tempo no 1ero aqua pras bactérias já existentes criarem colonia no filtro novo. agora tempo não sei precisar.

eu ligava os dois no mesmo aqua com um pouco das esponjas do filtro velho no novo, e depois de 15 dias +/-, colocava aqua da tpa no aqua novo sim

Editado por Claire

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Mais alguém é capaz de ajudar?

 

Questiono igualmente, dado que o areão é uma "fonte" de bactérias para garantir o funcionamento do aquário, uma vez que este meu aquário maternidade não tem areão como é que garanto o mesmo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Acho que há maior vantagem em ter uma maternidade sem areia/areão do que um com. Assim poderás aspirar o fundo com muito mais facilidade que compensará mais (na minha opinião) do que as bactérias que se alojam no fundo.

 

Se optares por transferir os alevins num espaço pequeno de tempo, pelo menos assegura-te que fazes bem a transferência, com boa aclimatização, dado que os parâmetros estarão um pouco diferentes. Ainda assim, o uso de bactérias na esponja será fundamental e garantirá maior sucesso. Água das TPA poderás utilizar nestes primeiros tempos mas depois aconselho a que faças TPA na maternidade com a água que normalmente usas. Tenta manter o aquário também bem oxigenado.

Sempre às ordens,
João Carecho

 

Aquatic Productions

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.