robert_ninetytwo Publicado Novembro 19, 2012 Publicado Novembro 19, 2012 Boa noite. O meu é Roberto Martins. Registei-me no fórum aquariofilia.net à 2 dias atrás. Mas antes já tinha passado cerca de 1 semana a pesquisar sobre aquariofilia no geral. Ter um aquário é um desejo que vem por se realizar já à algum tempo. Para começar, depois de perceber que quanto maior o aquário, mais fácil seria mantê-lo, procurei durante algum tempo em vários sites de classficados e acabei por encontrar um aquario às minhas medidas(80x45x50), 180 litros. Já compreendi o ciclo do azoto, o pH, a amónia, os nitratos e nitritos, etc. No entanto, só ler o manual de aquariofilia para principantes não chega, e é com os mais experientes que temos de adquirir o verdadeiro conhecimento e retirar as nossas dúvidas. Como isto é uma coisa para ir concretizando com o tempo, não vou já fazer aqui uma lista das minhas dúvidas todas e esperar que alguém me responda, não, o que vou fazer é ir expondo as minha dúvidas e assim que essa duvida estiver esclarecida dou um passo em frente no meu desejo de ter um aquário, e avanço para a dúvida seguinte. Minhas specs: Material: Aquário 80 comp x 45 larg x 50 alt Filtro Externo Eheim 2213 - 1ª duvida Termostato Tetra HT200 Iluminação - 1 lâmpada apenas, fraquinha pois para começar não quero plantar nada(ainda não comprei) Hardscape: Substrato fértil - Não vou ter Substrato não fértil - 2ª dúvida para mais tarde Tronco - 3ª dúvida para mais tarde Para já é só isto que tenho para descrever. Em relação já há primeira dúvida, é qual filtro externo irei eleger para o meu primeiro aquario. Estou virado para o Eheim Classic 2213 Plus. Estou virado para ele porque, tem um consumo baixo, 8w, dá para aquários de até 250 litros, bombeando 440L/h, e tem um filtro de volume 3,0L, vindo já com mangueiras e duas torneiras duplas, por um preço bastante bom para mim, cerca de 60 euros. Ora, sei pelo manual que li que os filtros externos devem ter uma capacidade de bombear 2 a 5 vezes os litros de água que o aquário tem. Tendo em conta que o meu levará à volta dos 180, este filtro bombeia quase 2,5 vezes a capacidade do meu aquário, em uma hora. A minha primeira dúvida é, será este filtro capaz de cumprir os requisitos do meu aquário? Desde já um muito obrigado a todos pela disponibilidade. Ps: Sei que já existem várias destas questões, eu usei bastante o motor de busca do fórum, antes de decidir criar outro tópico. Não consegui mesmo retirar as minhas dúvidas nos tópicos já abertos. Citar
Nef Publicado: Novembro 19, 2012 Publicado: Novembro 19, 2012 Em relação ao filtro penso que um com maior litragem seria melhor. Se reparares esse tópico do manual para iniciantes foi feito há 6 anos, hoje em dia costumam recomendar pelo menos 5x a litragem do aquário. Claro que se tiveres um aquário pouco povoado, plantado e com peixes pequenos de água quente um filtro menos exigente fará o serviço. Disseste que nºão querias plantar nada, mas olha que umas plantas de fácil manutenção dão logo outra vida ao aquário. Há plantas que não precisam de substracto fértil pois não são para ser enterradas (anúbias e fetos) nem precisam de muita luz. Umas plantas de crescimento rápido também te iriam ajudar imenso pois absorvem as substâncias tóxicas e facilitam o ciclo. Citar
robert_ninetytwo Publicado: Novembro 19, 2012 Autor Publicado: Novembro 19, 2012 Obrigado pelo esclarecimento Carolina. Outra alternativa que tinha era o Eheim ecco pro 200, mas como o preço é um pouco mais elevado, e se este 2213 cumprisse a tarefa, era algum dinhero que poupava. Quanto às plantas, visto as coisas por esse ponto, talvez coloque também plantas. Eu meti logo essa ideia de parte, pois sou principiante e pelo que percebi tinha de investir também em CO2, etc etc, e isso já era um pouco demais para a minha cabeça, pelo menos para já. Mas então quer dizer que há plantas que posso colocar no aquário sem ser preciso mais nenhum equipamento? Citar
Nef Publicado: Novembro 20, 2012 Publicado: Novembro 20, 2012 Obrigado pelo esclarecimento Carolina. Outra alternativa que tinha era o Eheim ecco pro 200, mas como o preço é um pouco mais elevado, e se este 2213 cumprisse a tarefa, era algum dinhero que poupava. Quanto às plantas, visto as coisas por esse ponto, talvez coloque também plantas. Eu meti logo essa ideia de parte, pois sou principiante e pelo que percebi tinha de investir também em CO2, etc etc, e isso já era um pouco demais para a minha cabeça, pelo menos para já. Mas então quer dizer que há plantas que posso colocar no aquário sem ser preciso mais nenhum equipamento? O CO2 não é necessário para plantas de baixa manutenção, obviamente que se o tiver elas vão crescer mais depressa mas não é impedimento. Pode é precisar de usar fertilizante líquido para satisfazer algumas carências. Eu utilizo este site para me guiar em relação às plantas: http://www.tropica.com/en/plants/difficulty/easy.aspx Estas são as de manutenção fácil. Também há este: http://www.aquaticplantcentral.com/forumapc/plantfinder/all.php Citar
Recommended Posts