Ovos desconhecidos no aquário. Ajuda a identificar!


Renato Vieira

Recommended Posts

Boa tarde minha gente,

 

Antes de mais, quero agradecer a todos os que contribuiram no inicio do meu hobby com conselhos e dicas para estabilizar o meu aquário.

 

Finalmente todos os niveis da água estão confortáveis e os peixes já sentem isso. Tal que hoje quando acordei verifiquei o aquário e tive uma surpresa. Encontrei uma camada de ovos colados numa das paredes perto do filtro interno e tantos outros caidos no areão. São transparentes (relativamente) bem pegajosos, e não faço ideia como lá foram parar.

 

Tenho guppies, platys, um peixe gato, 2 white cloud e corydoras. Dos guppies e platys sei que estarão inocentes. Tenho suspeitas das corydoras, mas ainda assim peço uma confirmação, dado que nunca assisti criação dos restantes.

 

Não sei se porventura consigo tirar uma boa foto mas vou tentar. Se de facto for o caso das corydoras, há algum procedimento especial que devo fazer? Tiro os ovos? Tiro os adultos?

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá RicardoR,

 

Em termos de plantas nenhuma recente. No entanto, nas "cabomba caroliniana" tenho visto um tipo de filamentos relativamente brancos/verdes que anexo também nas fotos. É normal face ao crescimento ou deverei tomar precauções? Surgem dos troncos principais, logo desconheço se se trata de um fungo, anomalia ou crescimento normal da planta...

 

DSCF0004.jpg

 

Envio algumas fotos dos ditos ovos, já reparei também que a cory anda por lá frequentemente. Curiosamente, alguns ficaram meio escuros dentro de poucas horas. Ainda assim gostaria de uma segunda opinião.

 

DSCF0001.jpg

 

DSCF0002.jpg

 

 

DSCF0003.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas se for a corydora, deve ter um traço de ninja. Já tenho mais uma concentração de ovos mesmo na parte da frente do aquário...nem a vi! hm... entusiasmo à parte, o que devo fazer? Algum procedimento particular? Ou deixo que se tome a ordem natural?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já estive a pesquisar mais e... parece mesmo que são de corydora. Quando estão fecundados ficam cinzentos. Eclodem ao terceiro dia.

Aqui tens um link daqui de um tópico do fórum, se calhar já o leste...

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=80246

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá RicardoR

 

Gracias pelo briefing do problema do caracol nas plantas, Embora por biologia pareca natural, desconhecia que esse fiel amigo encaracolado pudesse manifestar-se assim em aquários.

 

Tenho 2 Corydoras, uma bem grande com uma lista preta e uma mais pequena tigrada. Obrigado pelo link, já tive a ler um pouco sim.

 

O que o link parece não esclarecer é se a Corydora eclode ovos por si, sem intervenção estimulada do macho. Porque não tenho certeza que tenha um casal, tanto quanto vejo podem ser as duas fêmeas. Estive a estudar o corpo, porque menciona a proporcionalidade da femea face ao macho mais estreito. Por ai, podem ser um casal de facto.

 

No entanto, fica a pergunta. Se alguém estiver familiarizado com criação de corydoras, pode responder como ocorre a eclosão de ovos das femeas? Com ou sem intervenção/estimulação do macho? Dessa forma poderei soluccionar o enigma.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui tens um excerto de um post do user Kemeu

 

"eu já as consegui reproduzir e fiz o seguinte:

-tirei os ovos do aqua ( um cartão multibanco ajuda bastante a tira-los dos vidros, procura nas folhas das plantas também, normalmente estão em sítios de maior corrente)

- coloquei-os num pequeno tamparuere com agua do aqua e depois pus o tamaparuere a boiar no aqua para manter a temperatura...

-em seguida pus 2 gotas de azul metileno (qualquer medicamento para o ictio deve servir, eu usei o da jbl) para os ovos não fungarem (quando ficam fungados notas perfeitamente, os ovos ficam com uma espécie de bolor à volta)...

- fui fazendo pequenas tpas com agua do aqua todos os dias

-passados +/- 3 dias começam a nascer...

-enquanto tinham saco vitelino não os alimentei

-quando desapareceu o saco vitelino dos mais desenvolvidos comecei a dar pequenas quantidades de sera micron (penso que é este o nome)

-quando começaram a ficar mais robustos (quando começaram a mexer-se mais, pois ao principio eles ficam quietos no fundo) tirei-os do tamparuere e pu-los num aqua à parte para crescerem depois foi só ir alimentado (sempre em pequenas quantidades com alimento para alevins, artemia, etc..)

-é normal que morram alguns tens de os tirar do aqua para não contaminar a água..."

Não te esqueças, estas palavras não são minhas. Vêm deste tópico http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=184643

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, tristemente tenho a concluir que os ovos não foram fecundados...:(

 

Eram de facto de corydoras, mas nenhuma das duas é macho. Os ovos ficaram no 2 dia com bolor e brancos... Já os retirei.

 

Faço um TPA só para limpar um pouco o aquário mais tarde.

 

Acerca de plantas, o que é melhor ou mais eficaz para lidar com os vidros sujos do aquário? O limpa.-vidros magnético? Ou limpa-vidros peixe? lol Ouvi falar de filtros UV... Alguém me esclarece sobre isso pf?

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Ricardo,

 

Pois fui enganado, camarada... o preto que tinha visto nos ovos era areão colado :whocares: A cory andava a apanha-los do areão e a colar de volta no vidro... FAIL!

 

Tenho agora um problema na equipa de manutenção do aquário... Tive um pleco mas dei a outra pessoa com aquário maior, tenho apenas as corydoras para varrer o areão. O ancistrus parece-me uma melhor aposta, talvez dois. Acerca dos vidros, algum peixe que trate do trabalho? E para as plantas? Camarões?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O ancistrus cresce muito! Aumenta o número de corys para 4. Para vidros eu aconselho os ottos, bastante resistentes, um grupo de 3 já ficava bom

<p><span style="font-size:14px;"><a data-ipb='nomediaparse' href='<a class='bbc_url' href='href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=216458#entry1234104'>Black&White 96l</a> | <a data-ipb='nomediaparse' href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=223623'>Rock Valley (96l)</a></p> <br />

<p> </p><br />

<p> </p>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.