Lernaea (Anchor Worm): Tratamento?


SkeetS

Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Hoje, após uma análise minuciosa a todos os peixes, deparei-me com os dois guppys femea com algo no corpo.

Procurei por todo o lado e cheguei à conclusão que seria Lernaea (ou Anchor Worm).

 

Agora o problema é que o tratamento sugerido em todos os sites é o Permanganato de Potássio (PP)

A minha questão é...Não há nada menos agressivo e mais seguro que possa usar no aquário todo para eliminar isto de raiz?

 

Hoje adicionei o SERA mycopur por causa dos peixes se andarem a coçar em tudo o que era sítio.

Depois de adicionar é que deparei com isto....

O mycopur não deverá eliminar isto...digo eu...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ou seja..o SERA mycopur não deverá fazer grande coisa...Certo?

É que já arranquei parasitas a 3 peixes (1 em cada).

Não sei se fiz bem ou mal....mas uns dizem para tirar e outros para deixar estar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ou seja..o SERA mycopur não deverá fazer grande coisa...Certo?

É que já arranquei parasitas a 3 peixes (1 em cada).

Não sei se fiz bem ou mal....mas uns dizem para tirar e outros para deixar estar.

 

O Mycopur so como preventivo.

Arrancar sem danificar o peixe, se possivel, e recomendado em todos os textos que li sobre o assunto dos ectoparasitas em geral e as 'ancoras' em particular.

Geralmente estas ancoras encontram-se em peixes de medio-grande porte - eu tratei-as em peixes dourados de um amigo - mas nunca as vi em pequenos peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu por acaso foi o li que li quase em todo o lado mas ontem em vez de 3 foram 4 peixes.

E no último que retirei via-se perfeitamente que era ancora. Estada agarrado na parte de cima de um macho colisa e só notei porque tinha ferida no sítio onde o verme estava agarrado.

 

Sendo assim ainda vou abrir os cordões à bolsa mais uma vez e ir buscar o Sera flagelol que é mais direcionado para este tipo de infestação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho de ver então o que me sai mais económico que com a Troika a apertar..fica complicado.

Ontem morreu-me uma molly balão e tenho uma corydora que está mais para lá do que para cá.

Não sei se foi do mycopur que eles ficaram assim mas não tinha tido problemas de mortes até agora (tirando um plecostomus).

 

E será que misturar o flagyl ou o flagelol com o mycopur lá dentro vai fazer uma bomba de medicamento lá dentro e fazer pior do que já está?

 

Já agora...

Tirei uma foto (dentro do possível) ao parasita que retirei ontem da colisa.

 

anchora.jpg

Editado por SkeetS
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Após algumas leituras...o Flagyl seria uma boa opção...não fosse ter de subir a temperatura ao aquário.

O problema é que se os peixes já andam mal, não os vou stressar ainda mais para subir a temperatura até aos 34º (temperatura à qual o Flagyl começa a reagir)

Já o Flagelol (ou flagellol) activa a temperaturas mais baixas.

 

Agora a minha questão será....Juntar o flagellol com o mycopur...bom ou desastre?

Não me apetece perder os peixes todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Segundo o que tinha lido algures, o principio activo do flagyl estaria projectado para uma temperatura de 34º, MAS, já reparei em vários sítios que se faz a desparatisação sem ter grande cuidado com isso e tem resultado.

 

Hoje passei numa loja e estive a falar como dono o qual amavelmente me deu 4 comprimidos de Flagyl (que ele usa nos discus) e disse para meter 2 hoje e 2 amanhã. (são de 250mg) e para subir a temperatura até aos 30º

Além disso ainda disse que deveria colocar mais dois produtos extra (ESH qualquer coisa acho...nunca usei)

 

Mas agora gostaria de saber afinal o que fazer.

Sei que estes parasitas demoram 3 semanas (se não estou em erro) a eclodir..ou seja:

 

Como inicio o tratamento?

Posso iniciar juntamente com o mycopur ou deixo de colocar o mycopur e ataco com este?

Que quantidade usar no inicio (sensivelmente 200L e comprimidos de 250mg)

Ataco novamente daqui a 3 semanas?

Carvão so ao no fim do ultimo tratamento para remover ou intercalado?

 

São muitas as dúvidas, pois sou mero iniciante e já passei por tanta coisa.......

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1º retirar todo o carvao que estiver no filtro.

 

2º usar 1/2 comprimido de Flagyl triturado para 50L de agua deve chegar, juntar a segunda metade passado 2 dias.

 

3º Fazer TPA 30% apos 5 dias e juntar mais metade.

 

4º Deixar passar mais 5-7 dias e fazer TPAs normais. Vigiar se deu resultado, o medicamento remanescente deve ser suficiente para dar cabo dos ovos que ainda eclodirem.

 

Nunca mexi na temperatura com o Metronidazol, nunca juntei mais nada, nunca me morreram peixes no tratamento.

Editado por Gabriel Branco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas o tratamento vou ter de o fazer neste aquário de 200L pois se eclodirem larvas vai ser neste.

Assim, pelas tuas contas, meto 2 comprimidos em vez de meio (claro que vou retirar os planorbis, camaroes e tal...)

 

Quanto a fazer este tratamento ainda com o mycopur na água...Haverá problema?

 

Agradeço desde já a tua ajuda.

Como dizia o outro tens sido IMPECAAAABEL :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem...Desde que acabei o mycopur e comecei o flagyl temos como baixas:

 

Uma molly balão femea e um macho: a fêmea sem qualquer explicação apenas tinha uma mancha preta de lado aos meses e o macho ficou meio maluco ao início do tratamento de mycopur, separei-o e ficou bom, meti no principal, voltou ao mesmo e morreu.

 

Uma corydora: Sem razão aparente ficou apática e deixou de comer.

 

Uma guppy fêmea: Notei ontem que tinha as barbatanas laterais roídas com formação de uma especie de fungo. Imersão em sal durante meia hora e voltou ao tanque. Tinha também a barriga vermelha (não era escamas, mesmo internamente). Hoje tinha morrido.

 

E agora perguntam: E os peixes que tinham os vermes agarrados?

Estão todos bem de saúde até agora. A colisa que deitou um pouco de sangue ao retirar o verme das costas já não tem qualquer marca ou sinal de infeção e o resto anda tudo porreiro.

 

E os alevins?

Esses estão também bem de saúde, aliás...um deu em andar a perseguir a mãe por todo o lado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, mas penso que o flagyl trate do assunto.

Coloquei hoje mais 2 comprimidos nos 200L mas alguns peixes continuam a coçar-se (não sempre) nas pedras e no tronco.

Não sei é se os 500mg dos dois comprimidos serão suficientes...mas vou vendo.

Editado por SkeetS
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora mais um update.

Neste momento de molly balão já só tenho o alevim. Os adultos morreram.

Os peixes continuam a coçar-se em todo o lado.

Tenho um neon que no meio do corpo parece que perdeu as cores e está com as escamas meio estranhas por isso deverá ser o próximo a cair.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok...500mg de Flagyl por dia durante 3 dias deu em...nada...

 

Hoje já tirei mais um parasita de uma guppy e 5 parasitas do betta.

 

Preciso de soluções pessoal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1. Dobrar a dose de Metronidazol ou

 

2. 2mg/L Permanganato de Potassio (encomendar na farmacia).

 

Um dos problemas pode ser estar a tratar num volume muito grande de agua.

 

A remocao manual dos parasitas pode dar infeccoes bacterianas. Se sao muitos num peixe pequeno e complicado.

No final do tratamento pode ser utilizado antibiotico para prevenir mortes por infeccao: muitas vezes as mortes sao pela infecao secundaria e nao pelos parasitas.

Editado por Gabriel Branco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O tratamento com o PP já foi feito mas continuam a surgir parasitas nos peixes.

Fiz o PP no dia 25 (antes de ontem) hoje o betta já tinha mais 3 parasitas e dois guppies com um cada um.

 

Amanhã vou fazer mais um ataque com PP mas vai ser a tentativa final.

 

Preciso de algo que ataque os parasitas directamente.

No US utilizam o Anchors Away ou o Clout mas parece que deste lado do lago não existe nada assim.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais