O meu primeiro aquário de agua doce


Loukinho

Recommended Posts

Olá a todos,

 

Venho apresentar o meu primeiro aquario para darem a vossa opinião e, se houver alguma coisa a corrigir ou melhorar, faze-lo.

 

SETUP:

 

Marca do aqua: Ciano Aqua 60 Light (kit)

 

Medidas: C60xL30xA41 cm

- Filtro biologico

 

- 1 sistema de iluminação 14W

 

- 1 bomba de água 260 L/h

 

- 1 aquecedor 50 W

 

- 1 esponja de filtração mecânica 30 PPI

 

 

 

 

DECORAÇÃO:

 

Pedras: 6 pedras

 

Areão: 1º camada - Substrato para plantas

2º camada - areira de rio branca

 

1 tronco de aiz de mangal

 

PEIXES:

 

5 X Néon

 

1 X Guppy vermelho

 

1 X ramirezi

 

1 X limpa vidros

 

2 X limpa fundos

 

1 X Rasbora

 

2012-08-08125524.jpg

 

 

2012-08-09125024.jpg

 

2012-08-09125127.jpg

 

2012-08-09125354.jpg

 

2012-08-09125415.jpg

 

2012-08-09125434.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado ruibaron.

 

O aqua está montado há 2 meses, e começou a semana passada a receber peixes. Ja teve um beta antes do ramirezi, mas infelizmente, morreu não sei porque.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, está bonito o aquário, mas diz-me uma coisa, essas plantas da frente são o quê?

Pergunto isto porque me parecem anubias nanas e se é o caso não as convém enterrares no substrato, prende-as no tronco que vai ficar bem ali naquela parte central do tronco(é só uma opinião, mas enterradas é que não convém mesmo).

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, está bonito o aquário, mas diz-me uma coisa, essas plantas da frente são o quê?

Pergunto isto porque me parecem anubias nanas e se é o caso não as convém enterrares no substrato, prende-as no tronco que vai ficar bem ali naquela parte central do tronco(é só uma opinião, mas enterradas é que não convém mesmo).

 

Cumps.

 

Obrigado DanielSan19.

Realmente, são anubias e na loja onde comprei, aconselharam a colocar na frente do aquário. Não sabia que não deviam estar enterradas. Por isso é que eu coloquei este Post, para os mais experientes darem opiniões.

 

Já agora, como aconselhas a prender ao tronco?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

eu usei linha de costura nas minhas, castanha, mas não apertes muito para não danificares a rizoma.

Se tens substrato fértil por baixo até podes depois meter ai na frente uma planta de tapete, existem várias e com diferentes exigências, procura a que melhor se adapta ao teu aquário.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

eu usei linha de costura nas minhas, castanha, mas não apertes muito para não danificares a rizoma.

Se tens substrato fértil por baixo até podes depois meter ai na frente uma planta de tapete, existem várias e com diferentes exigências, procura a que melhor se adapta ao teu aquário.

 

Cumps.

 

Pois, o problema é que a minha luz é só de 14W e esses tapetes normalmente exigem mais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sei que existem umas de baixa manutenção, se pesquisares encontras pode ser que se dê bem.

Se queres manter as anubias ai na frente prende-as nas pedras, não podem é ter a rizoma enterrada.

Os 14w da luz desde que mantenhas plantas low tech elas desenvolvem bem, o meu é maior e tem apenas 18w de luz e em 3 meses está um matagal.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação ao beta que morreu, fizeste testes á água antes de meteres os peixes?

 

Sim, fiz os testes todos antes de começar a colocar os peixes e estava tudo certo.

Penso que foi pq na loja tinham acabado de chegar e estavam colocados dentro de sacos nos aquarios de agua fria e deve ter stressado com a mudança, embora tenha deixado mais de uma hora a ambientar no meu antes de o colocar lá para dentro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!!!

 

Gostei do teu aqua, está giro.

Adoro o tronco e o ramirezi :)

Eu também tenho o mesmo problema de luz que tu, só tenho 15W para 84 litros.

Ainda está a ciclar mas espero conseguir arranjar uma iluminação melhor, ou então esperar que alguma das plantas vingue...

As minhas anúbias prendi-as com ráfia fininha, nem se nota, parecem raizes.

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!!!

 

Gostei do teu aqua, está giro.

Adoro o tronco e o ramirezi :)

Eu também tenho o mesmo problema de luz que tu, só tenho 15W para 84 litros.

Ainda está a ciclar mas espero conseguir arranjar uma iluminação melhor, ou então esperar que alguma das plantas vingue...

As minhas anúbias prendi-as com ráfia fininha, nem se nota, parecem raizes.

 

Cumprimentos.

 

Obrigado Celia Moura,

Estou a adorar este projecto, ver os peixes a interagir com o meio que eu preparei e ter de cuidar deles é realmente muito gratificante.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto do teu layout. Está simples! :)

 

Parece me que o teu aquário é igual ao meu. O que achas da bio-box que ele traz? Já consideraste um filtro externo?

 

Obrigado,

O bio-box acho que é mais que suficiente para este aquário. Só colocava o filtro externo pela estética. Realmente, aquela caixa atrás não é bonita e por isso é que meti um fundo preto para não ter impacto na exposição.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Antes de mais boa sorte com o projecto, tenho algumas coisas a alertar em relação ao aquário, primeiro como ja foste avisado, as anubias nao podem ter o rizoma enterrado, se nao vão acabar por morrer, e prenderes com linha de costura, que e o mais económico. Aconselharam-te a fazer um tapete, não se conseguiram aguentar o tapete com esse iluminação, é uma questão de tentares.

 

Em relação a fauna, seria bom identificares o que tu chamas de limpa-fundos e de limpa-vidros, há variantes de ambas as necessidades que crescem demasiado e podem vir a ser um problema. A rasbora identifica também, mas sendo uma rasbora, deve ser um peixe de cardume podias adicionar mais iguais a esse para que o animal se sinta melhor, assim com o ramirezi, seria bom arranjares uma companhia para o bicho, eles são normalmente agrupados em casal e como se sentem melhor.

 

Na flora, podes adicionar uns musgos sempre da um ar mais verde ao aquario.

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Antes de mais boa sorte com o projecto, tenho algumas coisas a alertar em relação ao aquário, primeiro como ja foste avisado, as anubias nao podem ter o rizoma enterrado, se nao vão acabar por morrer, e prenderes com linha de costura, que e o mais económico. Aconselharam-te a fazer um tapete, não se conseguiram aguentar o tapete com esse iluminação, é uma questão de tentares.

 

Em relação a fauna, seria bom identificares o que tu chamas de limpa-fundos e de limpa-vidros, há variantes de ambas as necessidades que crescem demasiado e podem vir a ser um problema. A rasbora identifica também, mas sendo uma rasbora, deve ser um peixe de cardume podias adicionar mais iguais a esse para que o animal se sinta melhor, assim com o ramirezi, seria bom arranjares uma companhia para o bicho, eles são normalmente agrupados em casal e como se sentem melhor.

 

Na flora, podes adicionar uns musgos sempre da um ar mais verde ao aquario.

 

Abraços!

 

Obrigado pelas dicas,

 

Quanto ás anubias, ja esta tratado :smile2: .

Quanto aos peixes, eu sei que existem varias variantes da limpa-vidros e limpa-fundos, mas não tomei nota dos nomes na loja e agora só vou saber os nomes quando lá voltar.

Inicialmente, tinha duas rasboras, mas um morreu e fiquei com o outro. Quanto ao ramirezi, vou-lhe adicionar companhia quando estiver estabilizado o aqua. Como me morreu o beta, o rasbora e 2 neons, ando a tentar detectar se foi so mesmo dos peixes ou seé de alguma coisa do aquario.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.