Platy sem cauda - doente!?


andreflip

Recommended Posts

Bom dia pessoal,

 


Preciso de ajuda, já li vários posts aqui do forum e de outros pela internet e não consigo perceber que raio de doença deu numa platy que tenho.

 


Ora bem, para iniciar, os parameteros do meu aquário (depois de uma semana de "férias" sem TPAs)

 


 

 

Testes Ontem Hoje de manhã
PH 6.5 - 7.0 7.0 - 7.5
NO3 110 (máximo do teste) 10 - 20
NO2 3,3 (máximo do teste) 0,1
Amónia 0 0


Temperatura: a rondar os 28º

 

Procedimento ontem à noite: TPA, TPA TPA, injecção de bacterias

 


Litragem do aquário: 15L (sim, bem sei que é pequeno, estou a tratar de arranjar um maior)


Animais do aquário: 2 platys (1 macho, 1 femea), 5 neons, 2 limpa-fundos, mais recentemente e em conjunto com a doença da plati (pelo menos mais 8 pequenos platys).

 



 

Plantas: 3 diferentes. as únicas que sei o nome são anubias nana.

 



 

Possivel boom dos niveis: a platy em questão foi mãe de pelo menos duns 8 pequenos platys (que eu tenha conseguido contar).

 



 

Quanto aos pequenos platys, a minha ideia não é mante-los. Quanto muito, doar os maiores e ficar com dois mais pequenos. Sempre pensei que não se safassem e servissem de alimento vivo para os restantes residentes, mas tal não aconteceu... pelo menos que eu tenha visto.

 



 

 

 

Sintomas da platy: sem cauda e aparentemente com uma mancha branca na cabeça (julgo que maior que quando se estreou neste aquário)

 



 

 

 

Foto(s):

 


 

Desculpem-me a qualidade, mas telemoveis a tirar fotografias...

 

platy.png

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



 

Pesquisa realizada:

 



 

DEGENERAÇÃO DAS NADADEIRAS

 

Sintomas: apodrecimento dos tecidos das nadadeiras, que se apresentam como que comidas.

 

Tratamento: troca de água e limpeza do aquário. Sal grosso desde que não haja peixes de fundo. Fungicida e Bactericida na dosagem recomendada no rótulo. Alimentar com artêmias vivas, se possível, por alguns dias.

 



 

FUNGO

 

Sintomas: o peixe aparece com alguma região coberta por um algodão branco.

 

Tratamento: trocar 50% da água do aquário imediatamente, e depois 20% por dia até resolver o problema. Usar fungicida e bactericida na dosagem recomendada. Se não houverem peixes de fundo, usar um pouco de sal grosso (uma colher de chá para cada 20 litros de água). Aumentar uns 3° a temperatura do aquário, 1,5° por dia, até um máximo de 31°.

 



 

 

 

 

 

 

 

Depois de ver os parameteros da agua ontem fiquei a ponderar esta doença, no entanto não são os sintomas que eu reparo na platy:

 



 

 

 

Intoxicação por Nitritos(NH³):

 

 

 

Sintomas: Olhos embaciados, dificuldades respiratórias, inquieto, fica balançando na água e morre deitado.

 

Causa: Superpopulação, água não estabelizada e excesso de alimentos são as suas causas.

 

Tratamento: 20 min a alguns dias, trocar a água e manter o peixe em água nova bem estabelizada.

 



Fungos (Doença do algodão):

Sintomas: Desenvolvem-se protuberâncias brancas parecidas com tufos algadão pelo corpo do peixe, pricipalmente se houver algum ferimento.

 

Causa: Normalmente os fungos aparecem quando o peixe está ferido, por motivos de brigas, superpovoamento do aquário, transporte entre outros.

 

Tratamento: Aumentar a temperatura é a melhor maneira de se curar fungos, eleve a temperatura pra 32°C por alguns dias, pode ser adicionado azul de metileno á água, se necessário o fungo pode ser retirado manualmente.

 

 

 

 

 

 

 

Nadadeira Roídas ou Apodrecidas:

 

 

 

Sintomas: As nadadeiras se desmancham e ficam esbranquiçadas.

 

Causa: Ocorre pricipalmente por ação de bactérias que se desenvolvem em pH ácido e temperatura baixa.

 

Tratamento: Antes de qualquer tratamento corrija a temperatura e o Ph. Em um aquário-hospital use o produto Labcon Bacter 1 cápsula para 25 litros a cada 3 dias á venda nas lojas especializadas em peixe.

 

 

 

 

 

Alguém tem ideia do que será e se será alguma destas acima?

 



 

Obrigado,

Editado por andreflip
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Procedimentos até ao momento:

 

- Comprimido da Tetra para tratamento de fungos e outros. Para efeito do comprimido, retirei o carvão activo do filtro.

- Injecção de bactérias

- Vitaminas (para que os peixes não afectados não se venham a ressintir do tratamento)

- Aumento da temperatura para 31º

Editado por andreflip
Link to comment
Partilhar nas redes sociais