Os meus primeiros passos, com algumas dúvidas


rdomingu3s

Recommended Posts

Boas noites,

 

Chegou a minha vez de partilhar o meu aquario nesta comunidade, eu chamo-me Ricardo tenho 29 anos e sou de Odivelas, desde do início do ano que tenho acompanhado este forum e em Maio decidi iniciar o meu projecto.

 

Decidi começar com um aquário de pequeno porte, embora saiba que seja mais facil controlar a qualidade de aquários grandes, mas de inicio os custos são elevados e preferi começar devagar.

 

O aspecto do aquário neste momento é o seguinte:

 

DSCF2969.JPG

 

DSCF2977.JPG

 

 

 

O setup do meu aquario é o seguinte:

 

1 - Aquário com cerca de 45 litros (46,5 cm *32 cm*30 cm).

2 - Termostato eheim jager 75 watts.

3 - Luminária em formato PL de 38 watts.

4 - Filtro eheim classic 2213 com material filtrante bio balls da eheim.

5 - Substrato fértil da JBL

6 - Substrato inerte de rocha preta (não sei a origem).

7 - Co2 com base em fermetação jbl proflora bio80

 

Após um mês do aquário a ciclar, juntando semanalmente sera nitrivec e fazendo tpas regulares planetei 3 especies de plantas distintas, todas de crescimento rápido com o intuito de me auxiliarem a controlar os nitratos e nitritos do aquario. Infelizmente não tomei nota do nome das especies e agora arrependo-me alguem me pode ajudar? Reconhecem nestas fotos quais são as plantas que possuo? As plantas de fundo crescem a um ritmo alucinante, já fiz duas podas...

 

Relativamente a fauna possuo neste momento 3 especies:

- 2 Corydoras albinas

- 2 Ottos

- 8 neons

 

Não sei se é comportamental, ou se tenho excesso de luz no aquário, mas raramente vejo os neons a percorrer o aquário, passam literalmente o dia debaixo das plantas à sombra.Por este motivo reduzi o número de horas de emissão de luz de 12 horas diárias para 10 e vou ter uma moonlight com 8 leds que deverá estar ligada durante 2 horas por dia.

 

Em questão de manutenção faço duas vezes por semana:

Sábados: Aspiro 10litros de água e acrescento 4ml de fertilizante Easy Life Profito + 2,5 ml de seachem Flourish Phosphorus.

Quartas: Aspiro 5 litros de água e acrescento mais 2,5ml de seachem Flourish Phosphorus.

 

Pelos testes à agua as plantas consomem a maioria do P4, os nitritos e os nitratos tem se mantido baixo.

 

No futuro tenho mais planos:

Flora: Plantar o resto do "relvado" na parte da frente, acrescentar mais plantas de fundo para tapar o filtro.

Fauna: Não sei bem se já estou a atingir o limite do meu aquário mas gostava de acrescentar duas colisas e mais 3 corys.

 

Acham que a fauna ficará em excesso?

 

Tenho mais uma dúvida que gostaria de colocar, as plantas de fundo tem tido um crescimento rápido incluindo as raízes fora de água, eu posso podar com bom senso parte destas raízes ou devo deixar como está?

 

Aguardo os vossos comentarios e as criticas construtivas para poder evoluir neste projecto

 

Obrigado

 

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Antes de mais, diminui o fotoperiodo.. No inicio comeca por 8 horas e depois vai aumentando, mas acho que com 12 horas, estas a pedir algas....

 

Coloca a flauta do filtro mais a superficie, deves ter uma boa circulaçao de agua a superficie para que o o2 se misture melhor com o h2o...

 

Essa planta de tapete parece cuba...se for é melhor começares a ler muita coisa sobre a mesma, esse tapete para espalhar vai demorar a fechar, devias espalhar mais cuba pelo aqua...essa planta é de dificil manutençao, daí o meu comentario a tras...

 

Ja agora, nao tens tido algas? Eu a ti colocava uns camaroes para te irem limpando melhor o aqua......

 

Em relaçao ao layout n me pronunccio....acho que deve estar como tu achares melhor....o aqua é teu!

Acho que para começar esta muito bom, mas os entendidos que se cheguem a frente....

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.