Ph baixo


luisgon

Recommended Posts

Bom dia pessoal :P ando a fazer o ciclo do meu novo aquário (229L) 85*45*60 e tenho la dentro apenas ainda um tronco grande (posteriormente irá levar mais um) e algumas plantas, como ainda está a fazer o ciclo apenas lhe tenho posto umas gotas para as plantas e uma pastilha da sera de c02 a cada 2 dias, o problema e que ontem fui fazer um teste de ph e estava a 6.0, é um ph muito baixo não é? já usei um produto da sera para aumentar o ph e passado uma hora +/- estava nos 6.6, mas também sei que o proprio tronco e o co2 fazem baixar o ph....estou correcto? o que me aconselham para manter o ph estável? obrigado desde já

[color=#0000FF]Com os melhores cumprimentos Luis Gonçalves ;-) [/color]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

 

É verdade que o uso de CO2 baixa o pH devido ao ácido carbónico que se forma.

O tronco por sua vez liberta taninos que também contribuem para a queda do pH.

 

O pH ideal vai sempre depender das espécies que queiras colocar.

 

A estabilidade do pH relaciona-se com a capacidade de buffering, basicamente é o KH.

Verifica o pH novamente e coloca o valor.

Este é um bom momento para equilibrares o pH pois não tens fauna logo o risco de choques por variações bruscas está excluido.

 

Podes também adaptar-te ao pH e colocar espécies que tolerem esse valor. Os Caracídeos (tetras em geral), alguns tipos de ciclidios como discos, entre outros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

 

RicSilva obrigado pela resposta, ontem medi o ph e estava nos 6.6 mas hj puz novamente uma pastilha de co2 antes de sair de casa por isso mais logo quando chegar deve ter baixado um pouco, eu puz 4 tetras limão e 2 coridoras nele e até ver parece estar tudo bem, comem e nadam normalmente, mas este fim de semana vou passar os outros peixes que tenho no meu aqua de 70 litros para la (1 labeo bicolor, 1 bala, 2 ramiresis, 4 espadas, 1 molly, 3 barbos dourados, 3 barbos cereja), o ph no de 70 litros mantem-se estável entre os 7.0 e os 7.2 mas não tem troncos nem co2. não existe algo que possa usar para o ph estar mais alto? tipo umas pedras calcárias ou isso? Obrigado desde já e aguardo resposta.

[color=#0000FF]Com os melhores cumprimentos Luis Gonçalves ;-) [/color]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não vejo necessidade de aumentares o pH se está a 6 e está estável, que fique nos 6. Esse valor é bom para esse tipo de peixes. Preocupa-te mais com variações do KH isso sim é que é mortal

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas jpospr obrigado pelo comentário, tenho o teste de kh em casa mas sinceramente ainda não o fiz, que valores aconselhas para o aqua? para eu poder ter algo a que possa comparar. obrigado

[color=#0000FF]Com os melhores cumprimentos Luis Gonçalves ;-) [/color]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia, já fiz os testes, PH = 6.6 KH = 2, o kh está muito baixo não está? como o posso levantar?

 

tou muito triste :sad2: ontem infelizmente fiquei sem o meu peixe favorito...o meu labeo bicolor morreu, já uns 3 dias que notava que ele já não "atacava" as larvas de mosquito como tanto ele gostava e ontem quando cheguei ele estava com a barriga inchada e a nadar de lado, passado +/- 1h já ele estava tombado junto ao jarro onde ele tanto gostava de estar :sad2: fui a loja comprar outro labeo...mas já não é a mesma coisa....

[color=#0000FF]Com os melhores cumprimentos Luis Gonçalves ;-) [/color]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

RIP ao labeo é sempre aborrecido quando nos morre um peixe especial

 

 

Para subires o KH podes colocar conchas ou pedras calcárias, mas atenção que isso sobre-te o pH tb

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Embora o kh esteja baixo o meu ph mantem-se sempre entre os 6.4/6.6 talvez derivado a eu ter troncos e co2 como ainda não aconteceu nenhuma desgraça e ate tem estado estavel vou deixar assim por enquanto. obrigado pela ajuda :smile2:

[color=#0000FF]Com os melhores cumprimentos Luis Gonçalves ;-) [/color]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa tarde :) obrigado pela dica rpc mas felizmente o kh ja aumentou e ate á data está tudo a correr bem. Obrigado a todos os que me ajudaram :)

[color=#0000FF]Com os melhores cumprimentos Luis Gonçalves ;-) [/color]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais