Aquário contaminado (bacterias, fungos, ...)


RicSilva

Recommended Posts

Boas RicSilva,

 

Penso que o reactor UV-C seja uma boa compra, mas não essencial, apostava inicialmente num bom filtro , Eheim 2215,Eheim Ecco 200, Fluval 206, JBL E701,Tetra 700. A maioria prefere a Eheim, mas qualquer uma destas marcas será melhor que chinesices tipo SUNSUN ou JEBO.

 

Depois podes comprar o UV-C.

 

Mas podes, de imediato, comprar algo para eliminar a Amónia ( eliminar a toxividade da Amonia), podes usar o produto Prime da Seachem, os peixes agradecem.

 

Abraços , espero ter ajudado

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

jplonga

 

Obrigado pelas sugestões de filtros. Em breve vou tratar de ver preço e comprar. Sem duvida que é sempre um investimento que justifica gastar um pouco mais.

 

Entretanto vou acabar o tratamento que iniciei com baktupor direct e em seguida TPA de 50%

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boa tarde,

não sei bem se é aqui que devo colocar esta questão, mas como é parecida com a deste tópico, aqui vai...

 

 

Venho pedir ajuda para salvar os meus peixes.

 

Tenho um aquário que tem nesta altura 90 litros de água com 3 peixes dourados (kinguio), doentes.

Os peixes têm manchas pretas por todo o corpo, incluindo boca.

Eram 4 mas infelizmente ontem apareceu um morto e já não sei o que fazer para salvar os restantes 3.

 

Tenho um filtro DIY com uma bomba 1000l/h, uma planta e areão no fundo.

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=199419&hl=

 

Não sei bem como isto tudo começou... Penso que quando comprei uma segunda planta e a coloquei directamente no aquário. Passado uns dias vi um caracol agarrado a uma pedra. Passado algum tempo deixei de o ver. Pensei que tivesse vindo agarrado à planta nova. A par disto, comecei a dar outro tipo de comida.. grãos laguna (goldfish & koy) made in taiwan que comprei num hipermercado. Reparei que eles não gostaram muito da comida e comprei novamente flocos. A partir daí tem sido uma espiral de problemas.

 

Reparei que as fezes dos peixes deixaram de ter a aparência normal e pareciam gelatinosas... falta de apetite até hoje. Os peixes começaram a ficar parados num canto e apáticos.

 

Em desespero, preparei um aquário mais pequeno, só com a agua e aditivo para agua da torneira e deixei-os estar alguns dias lá dentro, com um filtro interno de esponja. Tirei a agua toda de dentro do aquário grande, as pedras do fundo e o areão e lavei tudo, inclusive o material filtrante e filtro por dentro com água da torneira (já li que não deve...). Voltei a encher o aqua grande e depois de a agua circular um dia inteiro pelo canister, voltei a meter os peixes lá dentro, mas sem plantas/areão/pedras. Voltei a comprar a mesma comida de sempre e reparei que não comiam normalmente, ficando muita comida no fundo do aquário até ao ponto de ficar com uma espécie de bolor.

 

Ontem voltei a fazer uma TPA de 50% e reparei que um dos peixes já não tem uma barbatana do lado direito (muito mirrada e vermelho vivo), portanto acho q o destino deste também está traçado.

 

Resumindo, a triste ironia é que tenho estes peixes há mais de 3 anos. Passaram por tudo, desde um aquário globo minúsculo, agua mais verde que as listas do sporting, trocas totais de água no aquário menor e quando comecei a ler sobre o assunto para lhes proporcionar um melhor lar, faço um filtro canister, compro plantas e acabo por mata-los...

 

Sendo eu um novato, peço os conselhos dos mais experientes em aquariofilia.

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais