MuZ@K Publicado Junho 11, 2012 Publicado Junho 11, 2012 Boas, Sou um principiante no mundo da aquariofilia e necessito de ajuda para a montagem do meu primeiro aquário pf. Dado o meu gosto por "este mundo" foi-me oferecido o seguinte aquário: JUWEL Vio 40 40x26x30 com capacidade de +/- 30Lt Luz de 15Watt Bomba de 280Lt/h Filtro BioFlow Mini interno Neste link da Juwel está a descrição detalhada do equipamento: http://www.juwel-aquarium.de/en/Products/Aquariums/Vio-Line/Vio-40-black-Int.html#juwel-000000000000020040 Vou também necessitar de um termostato, alguma sugestão? Sei perfeitamente através do que li que.... para principiantes quanto maior o aquário mais fácil é contudo vou ter mesmo de começar com este...começe o desafio :D Dado o tamanho reduzido do aquário, será que me podem dar uma ajuda relativamente às plantas que posso colocar? Estava a pensar 2/3 plantas que necessitem de pouca "manutenção" e de certa forma fossem pequenas =) Tenciono colocar não mais de 7/10 peixes de muito pequeno porte. Já agora se alguém tiver algum post para montagem do aquário(areão, substrato, plantas, etc....) que me posso enviar agradeço. Fico a aguardar as vossas sugestões, ideias e críticas Abraços e de já mto obrigado. Citar
jpospr Publicado: Junho 11, 2012 Publicado: Junho 11, 2012 Plantas podes colocar umas anubias nanas, vallisnérias, parvula para o fundo ou mesmo glosso, quem sabe até cuba, dado que o aqua é baixo a iluminação que trás parece-me suficiente. Peixes podias colocar alguns que façam cardume, como rásburas, nariz de bebado, neons. Talvez arriscasse até a fazer criação de cpo aí, num fundo verde deve ficar muito giro já que são laranjas vivos. Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
David EC Costa Publicado: Junho 11, 2012 Publicado: Junho 11, 2012 boas jp nao achas que a glosso ou mesmo a cuba sem co2 ou fertilizaçoes vai acabar por morrer? essas plantas nao sao de fácil manutençao,até pelo contrario. umas anubias sim,ficam bem em qualquer aquario e se realmente quiseres formar um tapete,eu optaria por um tapete de musgo porque é mais facil. Citar Abraço , David CostaBateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )
pdl Publicado: Junho 11, 2012 Publicado: Junho 11, 2012 Boa tarde, Bem vindo ao forúm, uma vez que estou a reiniciar-me neste hobbie vou dar a minha opinião, mas aconselho que esperes pela opinião do restante pessoal, não esteja eu a dizer algum disparate sem querer. Quanto á luz acho que não está mal 0.5W por litro uma vez que queres plantas de baixa manutenção. Quanto ao filtro não o conheço mas nunca gostei de filtros internos, sugiro um externo tipo cascata. Quanto ao termostato podes consultar nas diversas lojas mas julgo que um de 25W serve, tens é de ter atenção ao comprimento do mesmo. Quanto ás plantas podes optar por anúbias, musgos, fetos,...etc, ou seja plantas de fácil manutenção. Quanto aos peixes aconselho-te depois de teres o aquário com água e ciclado comprares peixes que se adaptem aos parâmetros da água do teu aquário (pH, kH...) Quanto ao substrato há o fertil (1ª camada) e o inerte (2ª camada), por exemplo, para o tipo de plantas que te indiquei acima acho não precisas de substrato fértil uma vez que estas plantas são amarradas em pedras e/ou troncos, basta ter o substrato inerte. Contudo sempre podes querer alguma planta que seja preciso enterrar no substrato aí já aconselho a teres substrato fértil. Também aconselho a teres cuidado para que o substrato fértil não entre em contato com a coluna de água (isso depois do aquário estar montado, sempre temos a mania de tirar rocha e/ou tronco e move-la para o outro canto, porque achamos que fica mais bonito), está sujeito a aparecer-te algas.(embora mesmo assim não estejas livre delas... ) Não te esqueças de tratrar bem dos troncos ou rochas (isso se estás a pensar em por algum(as) no aquário) e de verificar se as rochas são ou não calcárias. (para isso usa o teste do vinagre deitas um pouco de vinagre na rocha, se esta efervescer é calcária, se não, pode ir para o aquário) Acho que está tudo, se faltar alguma coisa... apita. Boa sorte! Cumpts MS Citar MPSILVA - http://www.aquariofi...howtopic=197778
jpospr Publicado: Junho 11, 2012 Publicado: Junho 11, 2012 Não acho CO2 essencial para este tipo de montagem dado a pouca altura, o CO2 o que faz é permitir menos exigências de iluminação. E aqui ninguém disse que não haveria fertilização, considero que qualquer fertilizante contento NPK em proporção certa do género da Tropica serve perfeitamente para manter glosso ou até cuba, micros se feitas TPA como deve ser de forma regular vêm na água. Não há nada como testar..e eu acho que pode muito bem funcionar Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
pdl Publicado: Junho 11, 2012 Publicado: Junho 11, 2012 Acho que com uma boa fertilização a coisa vai... Citar MPSILVA - http://www.aquariofi...howtopic=197778
David EC Costa Publicado: Junho 11, 2012 Publicado: Junho 11, 2012 jp concordo e nao contigo. a partida talvez até consiga algo com fertilizaçoes,mas o que ele pediu foi ajuda na escolha de plantas de baixa manutençao e visto que a glosso e a cuba nao sao e tu estas a sugerir essas plantas,ele pode ficar a pensar que sao de baixa manutençao e cair no erro de as comprar sem sequer pensar fazer fertilizaçoes. temos que ver que é um principiante e existe muitas informaçoes que ainda nao sabe. Citar Abraço , David CostaBateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )
David EC Costa Publicado: Junho 11, 2012 Publicado: Junho 11, 2012 visto que o aquario é de 31l,mas que com decoraçoes e areao talvez leve uns 25l,um termoestato de 25w vai ficar a conta da litragem e vai ficar mais tempo ligado acabando por gastar mais electricidade que um de 50w. so por isto eu optava por um de 50w,so tens que ter atençao ao tamanho dele. Citar Abraço , David CostaBateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )
MuZ@K Publicado: Junho 11, 2012 Autor Publicado: Junho 11, 2012 Antes de mais mto obrigado pelas dicas A minha ideia são plantas de baixa manutenção mas quero também colocar fertilizante. Tava a pensar 1cm de fertilizante(se puderem digam-me o mais indicado pf) e por cima 1,5cm de areao(não querendo abusar preciso de uma sugestão... :D ) a frente e 3cm atrás. Como ainda não sou muito entendido na matéria o melhor são anúbias e musgo a forrar o areao certo? Cumps, e obrigado Citar
David EC Costa Publicado: Junho 11, 2012 Publicado: Junho 11, 2012 muzak o que tu queres dizer é substrato fértil e nao fertilizante. os fertilizantes sao produtos que se metem na agua para as plntas(liquidos,pó,pastilhas,etc.) quanto ao mais indicado,espera por opinioes de outros membros,porque tambem nao tenho muita experiencia com isso. quanto as plantas,tens as anubias que sao bonitas e aguentam-se bem até quase sem luz,mas tambem tens muitas mais plantas de baixa manutençao. basta fazeres uma pequena pesquisa no google. para fazeres tipo tapete no areao,na minha opiniao o musgo é de baixa manutençao e é o ideal. mas atençao que tanto as anubias,nao deves enterrar como o musgo. as anubias podes atar a qualquer decoraçao que vas meter no aquario,tipo tronco,rocha,etc... o musgo tambem deves atar a varios pedaços de pedras finas e lisas,tipo placas de xisto e mete-las no areao um pouco afastadas umas das outras. para prender podes usar uma simples linha de coser. Citar Abraço , David CostaBateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )
pdl Publicado: Junho 11, 2012 Publicado: Junho 11, 2012 Essa coisa dos substratos varia com o gosto da pessoa e também com a carteira de cada um. Precisas agora é de pesquisar para ver qual o melhor que se adapta a ti. Citar MPSILVA - http://www.aquariofi...howtopic=197778
Recommended Posts