Segundo espigão de ramirezzi branco


stroops

Recommended Posts

Boas a todos,

 

gostaria que me ajudassem a disgnosticar e a escolher a melhor terapia para estes sintomas que tenho num dos meus ramirezis.

 

Tudo começou no segundo espigão do ramirezi branco, começou por o que parecia um bocado de "algodão" na ponta do mesmo espigão mas agora já ocupa o espigão todos e aparecem umas bolinhas nas barbatanas ventrais e caudal.

 

Aqui seguem algumas fotos para ajudar:

 

 

https://www.dropbox....afia[1] (2).JPG

 

 

https://www.dropbox....tografia[2].JPG

 

 

https://www.dropbox....tografia[1].JPG

 

https://www.dropbox.com/s/xum2hrkva5en298/fotografia%5B3%5D.JPG

 

Que tratamento deverei fazer?

 

Abraço,

 

Daniel

Editado por stroops

Dêem uma vista de olhos...

 

novaimagemx.png

Igapó

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa lá mas estás lixado. Tive um ramirezi assim (veio assim da loja). Tentei 6 tratamentos diferentes sem resultado. Enviei fotos ampliadas para os laboratórios da Sera. A resposta foi que "às vezes temos que aceitar a derrota" mas não me conformei. Li cada página daquele livro enorme de doenças de peixes e encontrei a doença que é chamado falso fungo. parece um fungo mas é um parasita. Anyway... como nada resultava, peguei no bicho e limpei-lhe os "tufos" com cotonete e esha2000. Aquilo é tão forte que queima as zonas das barbatanas onde é aplicado mas mata o parasita. O problema é que quando fiz isso, os tufos desapareceram e as barbatanas realmente voltaram a crescer mas passadas 3 semanas, o parasita ou tufo voltou de novo... lutei com a doença durante 3 meses até que o pobre ramirezi não resistiu a mais tratamentos... foi uma tristeza e durante uma ano recusei-me a ter qualquer ramirezi. agora tenho um casal mas estou sempre a olhar para os espigões com medo que apareça uma coisa dessas...

 

Seja qual for o resultado, boa sorte.

 

Abraços

 

Tony

 

PS: seja qual forem as barbatanas afectadas, NUNCA mas NUNCA trates uma barbatana lateral (ao peito mas as que estão viradas para os lados, não estou a falar das que ficam penduradas para baixo)...

 

Os ramirezi, depois do tratamento, ficam com as barbatanas tratadas paralizadas durante algumas horas. Por isso não se pode tratar todas as barbatanas ao mesmo tempo e nunca essas laterais que já referi porque são essas que dão equilíbrio ao bicho. Se o parasita aparecer aí, acabou-se.

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais