Recommended Posts

Publicado (editado)

Viva,

Há 4 anos que ando nisto da aquariofilia e ainda não tinha acontecido tal coisa.

Hoje chegou-me alem de outro material 2 Parotocinclus Jumbo cada um separado em seu saco. Fiz o que tinha a fazer o seu acondicionamento em separado. E introduzi no aquario como costumo fazer. Eu sei que se deve meter num aquario a parte de quarentena, mas nunca o fiz e até agora nunca tive problemas. Andava a arriscar, que arrisca petisca, costuma-se dizer.

Ora o que acontece é um Parotocinclus Jumbo tem varias pintas brancas espalhadas ao longo do corpo. Ao principio achei estranho, mas não liguei muito até porque este peixe não é de cores homogeneas. Mas depois de ficar a observar um bocado comecei a desconfiar e ainda mais quando passados aí uns 15 segundo o outro Parotocinclus Jumbo já andava alegre pelo aquario e este mantinhas-se apático no fundo sem se mexer. Depois de umas pesquisas na internet acho que confirmei que é Ictio.

Já comecei a tomar medidas aumentando a temperatura para os 30ºC. Pensei em muda-lo de aquario, mas acho que o mal já esta feito e acho que não vale a pena até porque alem do stress do transporte ainda o vou sujeitar ao stress da mudança.

Agora em termos de medicamentos não queria arriscar até porque tenho Red Cherry no aquario e não sei se vale a pena. Em relação ao sal esta fora de questão porque, além de ter plantas sujeitas a uma temperatura mais elevada e sal, este peixe não o tolera.

Fotos para verem melhor

Parotocinclus Jumbo Doente

ParotocinclusJumbo_Ictio4.jpg

ParotocinclusJumbo_Ictio3.jpg

Parotocinclus Jumbo aparentemente saudavel...

ParotocinclusJumbo_Normal3.jpg

ParotocinclusJumbo_Normal2.jpg

Já agora gostava que me partilhassem as vossas experiencias e como correu.

Cumprimentos

Aires Justo

Editado por AiresJusto

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Publicado:

Bem anúncio a morte do Parotocinclus Jumbo doente

Como é que é possível um peixe sair de uma loja bem e chega ao cliente crivado de pontos brancos!? A elação que tiro atraves do que tenho pesquisado é que a água de onde ele veio só pode estar infestada como o ectoparasita. Um aquário que tenha sofrido uma infestação e se lhe tirarmos os peixes a uma temperatura de 20ºC o ectoparasita tem 55 horas para encontrar um hospedeiro senão morre.

Ontem fartei-me de pesquisar na internet e partilho aqui convosco um dos artigos que achei interessante: http://www.skepticalaquarist.com/ichthyophthirius

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"