2º Tentativa Comunitário


Tom_112

Recommended Posts

Boas pessoal, considero-me recem chegado e com pouca informaçao na aquariofilia, apesar de ja ter tido um aquario comunitario que deu para o torto, tou agora prestes a tentar pela segunda vez (ainda tou em negociaçoes com a minha mae xD)

 

Ora bem, aqui vai o que eu tenho estado a pensar:

 

Aquario de 80*30*30

Filtro Eheim 2213

Iluminação ainda nao tenho, mas tou a pensar falar com um electrecista para pedir um orçamento de uma calha t5 com 2 lampadas cada uma com uma cor de luz diferente e perfazendo um total de 50w ou 60w

Como sustracto fertil estava a pensar em Tropica Plant Substract ou humus de minhoca

Substracto inerte tinha pensado em JBL Manado e uma pequena área com areia branca ou preta

Sistema de CO2 caseiro do genero deste http://www.peixefauna.com/t502-difusor-co2

Quanto a flora, tinha pensado em fazer um tapete (aconselham alguma? oiço muito falar na cuba e pelo que li musgo christmas tambem da para o efeito), algum musgo, anubias, e plantas de folha fina mas que nao fiquem muito altas (ainda nao pesquisei muito nesta área)

Fauna... bem queria por entre 1 e 3 guppies machos (sem femeas), poria 1 betta femea que tenho num cubo, gostava muito de por ramirezis e colisas cobalto mas acho que vai ser muito dificil, uma equipa de limpeza de corydoras e ottos ou CAE dourado (sei que cresce muito mas depois ofereceria) e se ainda sobrasse espaço (duvido) neons.

 

Como disse no inicio ainda nao está nada decidido dai tambem ainda nao ter muitas certezas quanto a fauna e flora.

 

Gostaria da vossa opiniao e conselhos, visto que a primeira vez nao correu muito bem (ate bolor tive nos cantos do aquario, na parte sem agua e nao faço ideia do porque de tal coisa ter acontecido).

 

Desde já um muito obrigado,

Tomás Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

CAE atacam outros peixes, ha relatos que conseguem apanhar peixes tipo Neon e comem-nos.

Wow, a serio? nao fazia ideia. No outro tinha 1 e nunca atacou nenhum peixe (que eu visse)... é verdade que ele as vezes andava atras deles mas nao chegava a morder =s

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tom, mas que grande confusão!! Vou tentar dar umas luzes:

Muita leitura, lê mesmo:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=66945

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380

 

Ciclo do azoto, atenção, antes de qualquer fauna, o ciclo tem de ser feito.

Depois, fazer testes à água, nomeadamenta PH, Amónia, Nitritos e Nitratos (só para citar os mais importantes). O resultado do teste de PH irá ajudar-te a decidir a fauna. O ideal é adaptar a fauna ao nosso PH e não o contrário.

Depois, tens aí peixes de totalmente diferentes a nível de exigência de PH, só para referir alguns: guppies= PH alcalino; Ramirezis= PH ácido.

 

Normalmente o objectivo da aquariofilia é aproximar ao máximo os biotopos naturais... Essa mistura de espécies não é natural. Entretanto a flora, para fazeres um tapete, isso exige muita manutenção, dedicação, CO2 e boa iluminação. Não acho que seja muito fácil, e a minha opinião sincera é que não se deve começar por aí. Mas há quem o tenha feito, e com sucesso, nada é impossível, mas exigirá muito de ti.

 

Bem, já disse muita coisa, pf lê muito e depois coloca mais dúvidas.

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é Tom provavelmente já percebemos pq a tua anterior montagem não teve muito sucesso apesar de te dedicares com bastante força.

 

A tua intenção primária de mistura de fauna não está correcta, CAE atingem os 30cm tornam-se agressivos e não recomendo de todo, Guppies e Bettas vai dar batatada, o Betta vai-se atirar aos guppies como gente grande e vai matá-los, se queres o Betta não podes ter peixes de caudas vistosas que visualmente se possam confundir com outros Bettas, pois eles atacam bonito. Depois os Guppies vivem em pH mais alcalino e tu queres misturá-los com peixes que vivem em ambientes de águas mais ácidas. Se bem que o pH nem seja o parâmetro mais importante para mantermos um aquário saudável, é um indicar de outras factores como de KH e GH que te indicam a dureza da água, geralmente águas mais duras contêm mais sais libertados sendo águas com pH superiores, águas mais moles que têm pH mais baixos e isso sim é um factor importante pois mexe como a osmorregulação do sistema dos peixes, basicamente o sistema que controla a saída e entrada de água e esses choques levam facilmente um peixe à morte.

 

Lê com atenção os vários artigos que estão à tua disposição, pesquisa e pergunta como fizeste. Tem sempre os testes básicos à mão para detectares possíveis problemas como Amónia, Nitritos, Nitratos e Fosfatos

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tom, mas que grande confusão!! Vou tentar dar umas luzes:

Muita leitura, lê mesmo:

http://www.aquariofi...showtopic=66945

http://www.aquariofi...showtopic=36380

 

Ciclo do azoto, atenção, antes de qualquer fauna, o ciclo tem de ser feito.

Depois, fazer testes à água, nomeadamenta PH, Amónia, Nitritos e Nitratos (só para citar os mais importantes). O resultado do teste de PH irá ajudar-te a decidir a fauna. O ideal é adaptar a fauna ao nosso PH e não o contrário.

Depois, tens aí peixes de totalmente diferentes a nível de exigência de PH, só para referir alguns: guppies= PH alcalino; Ramirezis= PH ácido.

 

Normalmente o objectivo da aquariofilia é aproximar ao máximo os biotopos naturais... Essa mistura de espécies não é natural. Entretanto a flora, para fazeres um tapete, isso exige muita manutenção, dedicação, CO2 e boa iluminação. Não acho que seja muito fácil, e a minha opinião sincera é que não se deve começar por aí. Mas há quem o tenha feito, e com sucesso, nada é impossível, mas exigirá muito de ti.

 

Bem, já disse muita coisa, pf lê muito e depois coloca mais dúvidas.

Cumps

Obrigado pelos links Filipa, assim que tiver tempo vou ler =)

Quanto ao ciclo de azoto ja tinha pesquisado informaçao aquando da primeira montagem. Por saber que o tapete é dificil de manter é que pensei no musgo, que supostamente sera mais facil de manter que a cuba. Ate ja vi um aquario com um tapete feito com musgo de java.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é Tom provavelmente já percebemos pq a tua anterior montagem não teve muito sucesso apesar de te dedicares com bastante força.

 

A tua intenção primária de mistura de fauna não está correcta, CAE atingem os 30cm tornam-se agressivos e não recomendo de todo, Guppies e Bettas vai dar batatada, o Betta vai-se atirar aos guppies como gente grande e vai matá-los, se queres o Betta não podes ter peixes de caudas vistosas que visualmente se possam confundir com outros Bettas, pois eles atacam bonito. Depois os Guppies vivem em pH mais alcalino e tu queres misturá-los com peixes que vivem em ambientes de águas mais ácidas. Se bem que o pH nem seja o parâmetro mais importante para mantermos um aquário saudável, é um indicar de outras factores como de KH e GH que te indicam a dureza da água, geralmente águas mais duras contêm mais sais libertados sendo águas com pH superiores, águas mais moles que têm pH mais baixos e isso sim é um factor importante pois mexe como a osmorregulação do sistema dos peixes, basicamente o sistema que controla a saída e entrada de água e esses choques levam facilmente um peixe à morte.

 

Lê com atenção os vários artigos que estão à tua disposição, pesquisa e pergunta como fizeste. Tem sempre os testes básicos à mão para detectares possíveis problemas como Amónia, Nitritos, Nitratos e Fosfatos

Pois os CAE perguntei so mesmo para saber se haveria hipotese porque ja praticamente os tinha excluido.

Quanto a betta, sendo uma femea nao pensei que tambem atacasse os guppies, sei que se fosse um macho isso seria muito provavel, mas tambem dependeria da personalidade do peixe.

A nivel do pH estao certos, apesar de tambem ja ter lido que tanto guppies como ramirezi vivem em pH 7 (nao sendo o ideal para nenhuma das especies e podendo este nao ser o valor que eu iria obter como final depois da montagem feita).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quero desde já agradecer às respostas que me têm dado.

 

Quanto ao substracto e todos os outros componentes há algum conselho/sugestao?

 

Cumprimentos,

Tomás

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O substrato aconselho-te um que não altere o pH, evita portanto substratos à base de calcário tal como decorações, pedras calcárias

Entre o humus de minhoca e o Tropica Plant Substract qual achas melhor? Penso que nenhum deles tenha calcario e pelo que tenho lido ambos se adequam a aquariofilia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim é verdade ambos servem, mas se não estou em erro o humus é capaz de te fazer baixar o pH o Tropica Plant Substract acho que não tem essa propriedade

Entao a escolher ao escolher o substracto ja terei de ter uma ideia da fauna que quero, sera o melhor nao é?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relaçao ao ciclo, ja li que ou se espera 1 mes ou se adiciona um acelerador biologico e se espera 2 a 3 semanas... e que tal acelerador biologico e 1 mes?

 

E quanto a filtro, iluminaçao, sistema de CO2... o que acham?

 

Acham que é um (possivel) projecto com pernas para andar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entao a escolher ao escolher o substracto ja terei de ter uma ideia da fauna que quero, sera o melhor nao é?

 

Certo...a água reage sempre de forma diferente depois do aquário montado, depois de estabilizado é ela que te diz que tipo de peixes deves colocar, em relação ao filtro sim o 2213 faz o volume correcto para esse aqua, mas tens de "acertar" com as matérias filtrantes.

 

Em relação ao CO2 e iluminação depende do tipo de plantas que vais colocar

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Certo...a água reage sempre de forma diferente depois do aquário montado, depois de estabilizado é ela que te diz que tipo de peixes deves colocar, em relação ao filtro sim o 2213 faz o volume correcto para esse aqua, mas tens de "acertar" com as matérias filtrantes.

 

Em relação ao CO2 e iluminação depende do tipo de plantas que vais colocar

Materias filtrantes tenho EHEIM Substract Pro, EHEIM Ehfi Mech, lã de vidro e uma esponja azul que tambem veio com o filtro. Pelo que hoje andei a ver, talvez tambem acrescente Purigen ao filtro...

 

Mas achas que aquele sistema de CO2 poderá dar algum resultado?

Editado por Tom_112
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Purigen é um bom filtrante!!Será uma boa ideia. CO2 caseiro dá algum resultado, mas depende do objectivo pretendido, obviamente que existem outros sistemas muito mais eficazes igualmente bem mais caros, mas que requerem menos manutenções, experimentar não custa muito e se não der o resultado que pretendes podes sempre alternar para outro sistema

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

CO2 caseiro dá algum resultado, mas depende do objectivo pretendido, obviamente que existem outros sistemas muito mais eficazes igualmente bem mais caros, mas que requerem menos manutenções, experimentar não custa muito e se não der o resultado que pretendes podes sempre alternar para outro sistema

Quando tiver tempo vou experimentar a por no aqua do meu betta para ver como é que as plantas reagem.

 

Entretanto tava a ver substractos e reparei que o ADA New Amazonia tambem me parece interessante. As bacterias nitrificantes tambem povoariam este tipo de substracto certo? É que há substractos que na descriçao dizem possuir uma área superficial para a colonizaçao destas bacterias. Não sei se é algum componente que lhes é acrescentado ou se é so um esquema de markting para iludir quem nao percebe muito :unsure:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As bactérias nitrificantes povoam sempre o substrato, mas se o substrato tiver partículas mais purosas é normal que mantenha uma maor população de bactérias. O ADA é um bom substrato, mas vê o preço acho que não é barato, mas são opções :)

 

Em relação ao CO2 para evitares acidentes, coloca uma válvula anti-retorno no tubo que leva o CO2 e a meio do sistema mete uma garrafa com água pela metade, o tubo que leva o CO2 deverá estar dentro dessa água, dessa forma poderás contar as bolhas e caso a mistura suba pelo tubo, pois ás vezes acontece devido à pressão ou pq a garrafa entorna, a mistura em vez de entrar para o aquário, entra na 2ª garrafa

Editado por jpospr

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As bactérias nitrificantes povoam sempre o substrato, mas se o substrato tiver partículas mais purosas é normal que mantenha uma maor população de bactérias. O ADA é um bom substrato, mas vê o preço acho que não é barato, mas são opções :)

 

Sim, de facto nao é nada barato...

 

Em relação ao CO2 para evitares acidentes, coloca uma válvula anti-retorno no tubo que leva o CO2 e a meio do sistema mete uma garrafa com água pela metade, o tubo que leva o CO2 deverá estar dentro dessa água, dessa forma poderás contar as bolhas e caso a mistura suba pelo tubo, pois ás vezes acontece devido à pressão ou pq a garrafa entorna, a mistura em vez de entrar para o aquário, entra na 2ª garrafa

Vou fazer isso, obrigado =) eu so tinha posto um bocado de parte a ideia da garrafa no meio do sistema porque pensei que como so por si este ja é um sistema com baixo rendimento, o facto de ainda estar no meio a garrafa sempre existiria algum CO2 que ficasse diluido nessa água, mas agora que penso, mesmo que no inicio seja diluido, passado algum tempo aquela água vai ficar saturada e o CO2 vai entrar todo no aquario.

 

Obrigado peja ajuda que tens dado jpospr :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sempre às ordens! Espero que um dia destes sejas tu a dar-me umas dicas!

 

Se colocares uma garrafa no meio do sistema, realmente vais ter de esperar que essa garrafa encha e só depois é que começa a passar para o aquário, mas é uma questão de paciência e de esperares que crie alguma pressão. Mas é sempre preferível isso do que ficares com a mistura dentro do aquário. Tb podes optar por não colocar, mas já sabes, tens de ter algum cuidado e atenção

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas é sempre preferível isso do que ficares com a mistura dentro do aquário

Sim ficar com algo tipo nhanha no aquario nao seria bonito...

 

Já agora, para um aquario de 30*25*25, 8W seria suficiente para a maioria das plantas? Eu sei que o aconselhavel é entre 0.5w e 1w por litro e os 8w daria aproximadamente 0,5w por litro, mas como nao é uma ciencia exacta queria saber se é uma quantidade de iluminaçao aceitavel, visto que o aquario ficaria com uns 20cm ou 22cm de altura de agua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.