MFM Publicado Maio 11, 2012 Publicado Maio 11, 2012 Boas, Tenho 2 dúvidas, uma para cada aqua... PROBLEMA Nº 1: Guppy com barbatanas a degradar-se. No aquário que tenho na escola para os meus alunos (45L, ph 7,5; T=24º) Tenho 2 trios de guppys e alguns sobreviventes de várias ninhadas, um total de cerca de 15 alevins. Um dos machos começou a ficar com as barbatanas degradadas e acabou por morrer (o pranto que foi naquela sala!)... fiz troca imediata de água porque reparei em bastante comida no fundo... (são os miúdos q alimentam os peixes... algum deve ter abusado na comida) É contagioso? O que devo fazer quando voltar à escola segunda-feira para evitar mais desgraças? PROBLEMA Nº 2: Colisa laila com feridas na lateral. Comecei a montar um novo aqua em casa do meu pai, para ver se o introduzia neste hobby:P Num aqua de 72L (Ph 6,5; T= 25º) o objetivo seria um casal de lailas e um cardume de neons (escolhas dele). Depois de fazer ciclo só com as plantas introduzi uma colisa laila macho que lá ficou +- 2 semanas. Tudo perfeito. Introduzi uma fémea. Passado pouco tempo de introduzir a femea ela começou a ficar com uma ferida no corpo, meio aberta, e uma espécie de bolha branca no topo da cabeça. Pensando em infeções bacterianas ou em brigas, tratei uma semana com melafix. Nada. Depois de deixar de comer, a fémea acabou por morrer. Agora o macho está com uma ferida de lado, igual à que a fémea tinha antes de morrer. Que faço? Entretanto vim visitá-lo hoje e encontrei esta criatura na superfície da água... estará relacionado? http://imageshack.us/photo/my-images/708/60454992.jpg/ http://imageshack.us/photo/my-images/848/38561348.jpg/ obrigada pela ajuda preciosa, Maria
jpospr Publicado: Maio 11, 2012 Publicado: Maio 11, 2012 Se não tens cory podes colocar sal na água para eliminar possíveis elementos patogénicos Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
deborlandini Publicado: Maio 23, 2012 Publicado: Maio 23, 2012 Olá MFM, com relação ao seu problema 1, os guppys podem ter brigado se for mais de um macho então..., e as más condições da água permitiram que bactérias e possivelmente fungos se instalassem na cauda do guppy. Preste atenção por que se for infestação bacteriana os outros podem ficar doentes. Cuide para que a água fique sempre bem tratada com um bom condicionante, Aqualife, Prime, etc. O segundo problema parece-me ser uma doença causada por parasitas, que se fixam nos peixes e criam orifícios nos mesmos. É extremamente contagioso. É necessário uma desinfecção do aqua para reduzir a população de parasitas até desaparecerem por completo e tratar os peixes num aqua hospital com um bactericida por conta das feridas que ele causa nos peixes tornando-os alvos de bactérias. MFM, para que esses problemas não aconteçam é necessário uma série de medidas e cuidados com o aqua que vc facilmente encontra na internet . Para te ajudar mais seria necessário o setup dos aquas. Boa sorte!
Recommended Posts