peixe dourado com guppys


ruibaron

Recommended Posts

  • Replies 60
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas, eu venho aqui responder, porque penso que ninguém te vai responder com a minha calma.

 

Primeiro responde só à seguinte questão?

 

Qual o tamanho do aquário em questão?

 

 

--------------------------------------//-----------------------------------

 

Agora a resposta à tua questão quase de certeza que será esta:

 

Não podes ter o peixe dourado num aquário tão pequeno. E não podes misturar peixes de àgua quente com peixes de àgua fria.

 

Conselho: Devolve o peixe dourado a uma loja ou então coloca-o num rio ou lago perto de ti, e monta um aqua de agua quente.

 

Mas deverá vir alguém mais experiente corrigir-me se eu estiver errado, que eu sou novo nestas andanças.

 

Cumprimentos

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, o JpLonga tem razão. Os peixes dourados são, geralmente, peixes de água fria. Carecem de um grande volume de água. Os guppies são pequenos peixes de água quente, que gostam de águas ligeiramente alcalinas.

Responde às questões do JP para que te possamos ajudar melhor, para isso deves colocar também os parâmetros do teu aquário. Adicionalmente, aconselho as seguintes leituras:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380

http://faq.thekrib.com/pt/

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu vou (tentar) responder com calma ::D:

 

Bem vindo ao forum e ao mundo da peixada.

 

Vou responder por pontos para ser mais fácil de interpretar, não leves a mal:

 

1 - Quando precisares de ajuda deves colocar o setup completo do aquario, podes utilizar a pesquisa aqui no forum ou ires a topicos de outros membros onde fazem as apresentações dos aquarios deles para saberes que informações são necessárias. Sem elas não te podemos ajudar.

Por exemplo, se me disseres que tens um aqua com litragem inferior a 200 litros nem os 2 peixes dourados devias ter.

 

2 - Os peixes de agua fria crescem muito e produzem muita amónia (lê aqui no forum sobre o ciclo do azoto). Recomendo por isso que os devolvas a loja onde os compraste caso não tenhas um aqua grande e um bom filtro.

 

3 - Mesmo com isto tudo, os peixes de agua fria têm de ter um termostato na água. Não é por serem de agua fria que podem ter a água a 10 º ou a 5º. Geralmente deve estar entre os 15 e os 20, dependendo das espécies.

 

4 - Não é possivel misturar peixes de agua fria com peixes de agua quente por motivos obvios e mesmo dentro destes há espécies que não se podem juntar (mesmo que a temperatura ideal para ambas seja igual).

 

Antes de continuar é importante que leias e estudes tudo o que te falei e que nos digas o setup do aqua e o que pretendes dele. Coloca fotos também.

 

ps: Recomendo que não compres nada em lojas de animais de superficies comerciais. A grande maioria não faz ideia do que está lá a fazer.

 

Abraço

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim é possível contudo não é viável e ético, assim como depende muito de inumeros factores, um deles é o volume/tamanho do Aquário, e eu vou explicar porquê.

 

Crescimento:

Os peixes de agua fria por si só e sem grandes cuidados crescem a uma velocidade considerávelmente rápida, por isso ao meteres peixes de agua fria em agua quente, bem podes preparar-te porque ainda mais depressa se vão desenvolver ( pois aceleram o seu metabolismo) . Uma vez que crescem mais rápido vão necessitar de um espaço maior, pois estamos a falar de peixes que chegam a atingir entre o 25 a 50cm e vivem dezenas de anos.

 

Espaço:

Normalmente são peixes de exterior e por isso é que vez lagos lindissimos no Japão e na China repletos de peixes de agua fria, das mais variadas espécies. Não quero com isto dizer que não se possam manter dentro de aquários no interior das nossas casas durantes os primeiros anos sem grandes problemas, contudo eles gostam de espaços grandes e são complicados de manter saudáveis em espaços pequenos.

 

Outras Infos Importantes:

São peixes bastante bonitos, resistentes e robustos, digo isto porque eu criei muitos em casa e nunca tive uma baixa, contudo sujam imenso os aquarios (amonia com fartura) e deixam a agua imprópria para ser habitada por peixes de agua quente, sensiveis a outros parametros mais agressivos. Por ultimo e em relação á temperatura, não podes jamais, fazer qualquer mudanças bruscas de temperaturas, por exemplo passares os peixes de agua fria em agua a 10ºcelsius para 24ºcelsius, do 'pé para a mão', pois morrem-te em 5 segundos, por outras palavras se os fores meter em agua quente faz isso de forma gradual.

 

Bom, espero ter ajudado.

Abraço

Editado por Diogo A. Santos

Com os melhores cumprimentos,

Diogo Santos :happy2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende do volume do Aquário e eu vou explicar porque, mas sim é perfeitamente possível.

 

Crescimento:

Os peixes de agua fria por si só e sem grandes cuidados crescem a uma velocidade considerávelmente rápida, por isso ao meteres peixes de agua fria em agua quente, bem podes preparar-te porque ainda mais depressa se vão desenvolver ( pois aceleram o seu metabolismo) . Uma vez que crescem mais rápido vão necessitar de um espaço maior, pois estamos a falar de peixes que chegam a medir entre o 25 a 50cm e vivem dezenas de anos.

 

Espaço:

Normalmente são peixes de exterior e por isso é que vez lagos lindissimos no Japão e na China repletos de peixes de agua fria. Não quero com isto dizer que não se possam manter dentro de aquários no interiores das nossas casas durantes os primeiros anos sem grandes problemas, contudo eles gostam de espaços grandes.

 

Outras Infos Importantes:

São peixes bastante bonitos, resistentes e robustos, digo isto porque eu criei muitos em casa e nunca tive uma baixa, contudo sujam imenso os aquarios (amonia com fartura) e deixam a agua um pouco imprópria para ser habitada por peixes de agua quente. Por ultimo e em relação á temperatura, não podes jamais, fazer qualquer mudanças bruscas de temperaturas, por exemplo passares os peixes de 10ºcelsius para 30ºcelsius do 'pé para a mão', pois morrem-te em 5 segundos, por outras palavras se os fores meter em agua quente faz isso de forma gradual.

 

Bom, espero ter ajudado.

Abraço

 

Os peixem de agua fria toleram temperaturas frias e quentes, os peixes de agua quente somente temperaturas quentes.

 

Diogo Santos, permite-me que discorde em absoluto de ti. Muito menos estando a falar com alguém que está a iniciar agora na aquariofilia. Como qualquer parametro da água, a temperatura só é mortal se for uma mudança brusca (evidentemente dentro de um determinado intervalo) mas a questão não é se é possivel mantê-los no mesmo aquário, é se se deve! Também consegues estar numa casa de banho de 5 metros quadrados pintada de rosa choque em azulejo e carregada de fumo durante muito tempo. A aquariofilia não pode nem deve tratar-se de: deixa ver se consigo manter as espécies, ou quero ter estas espécies porque é destas que gosto. Trata-se de manter um ecossistema equilibrado proporcionando aos habitantes o melhor conforto possível.

 

Mais uma vez, e seja para um iniciado ou para um pro: não se juntam peixes de água fria com água quente. Opta por uns (aconselho quente por tudo o que já referi e que o Diogo completou muito bem) e trabalha no sentido de dares aos teus peixes ou invertebrados um ambiente o mais natural possivel.

Editado por Manik48

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diogo Santos, permite-me que discorde em absoluto de ti. Muito menos estando a falar com alguém que está a iniciar agora na aquariofilia. Como qualquer parametro da água, a temperatura só é mortal se for uma mudança brusca (evidentemente dentro de um determinado intervalo) mas a questão não é se é possivel mantê-los no mesmo aquário, é se se deve! Também consegues estar numa casa de banho de 5 metros quadrados pintada de rosa choque em azulejo e carregada de fumo durante muito tempo.

 

Mais uma vez, e seja para um iniciado ou para um pro: não se juntam peixes de água fria com água quente. Opta por uns (aconselho quente por tudo o que já referi e que o Diogo completou muito bem) e trabalha no sentido de dares aos teus peixes ou invertebrados um ambiente o mais natural possivel.

 

Atenção que eu editei o meu Post, para que não possa vir a ser mal interpretado novamente, como já o estou a ser.

 

Com todo o devido respeito e espero que não me leve a mal, eu peço que volte a ler o primeiro Post do Tópico com as duas perguntas que o user colocou e, que me diga honestamente e fundamentado com argumentos viáveis se : eu respondi ou não ao user, assim como é impossível o facto de se ter um peixe de agua fria com um peixe de agua quente.

 

1º - Não sei o volume do Aquário em causa, por isso afirmei logo de inicio e antes de mais que : "Depende do volume do Aquário..."

2º - Disse que era possível porque não é impossível, agora obviamente que não é uma boa ideia devido a inumeros factores como: tamanho do Aquário; espécies introduzidas; filtros, etc etc...

3º - Depois de tudo o que expliquei ao user sobre os peixes de agua fria penso que ficou claro de que crescem bastante, que precisam de espaço e que não são os melhores peixes para se ter em aquário.

4º - Nas outras 'Infos Importantes' deixei esclarecido o facto de serem peixes que sujam bastante a agua e que deixam a mesma imprópria para peixes de agua quente.

5º - Por ultimo e em relação á temperatura, toda a gente minimamente informado e com o minimo de cultura sabe disso pois o mesmo se sucede tambem com outros tipos animais, mas a um user recem chegado com 2 mensagens nunca é demais sublinhar esse facto e explicar da forma mais basica e simples para que ele não caia na tentação de ter os Guppy's num Aqua a 26º e os Peixes Dourados num a 10º, e os mude de um sitio para o outro.

 

Penso que o problema aqui nem foi uma questão de discordar ou concordar absolutamente comigo, mas sim uma questão de ler e compreender o Português ou o verdadeiro significado das palavras.

Editado por Diogo A. Santos

Com os melhores cumprimentos,

Diogo Santos :happy2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção que eu editei o meu Post, para que não possa vir a ser mal interpretado novamente, como já o estou a ser.

 

Com todo o devido respeito e espero que não me leve a mal, eu peço que volte a ler o primeiro Post do Tópico com as duas perguntas que o user colocou e, que me diga honestamente e fundamentado com argumentos viáveis se : eu respondi ou não ao user, assim como é impossível o facto de se ter um peixe de agua fria com um peixe de agua quente.

 

1º - Não sei o volume do Aquário em causa, por isso afirmei logo de inicio e antes de mais que : "Depende do volume do Aquário..."

2º - Disse que era possível porque não é impossível, agora obviamente que não é uma boa ideia devido a inumeros factores como: tamanho do Aquário; espécies introduzidas; filtros, etc etc...

3º - Depois de tudo o que expliquei ao user sobre os peixes de agua fria penso que ficou claro de que crescem bastante, que precisam de espaço e que não são os melhores peixes para se ter em aquário.

4º - Nas outras 'Infos Importantes' deixei esclarecido o facto de serem peixes que sujam bastante a agua e que deixam a mesma imprópria para peixes de agua quente.

5º - Por ultimo e em relação á temperatura, toda a gente minimamente informado e com o minimo de cultura sabe disso pois o mesmo se sucede tambem com outros tipos animais, mas a um user recem chegado com 2 mensagens nunca é demais sublinhar esse facto e explicar da forma mais basica e simples para que ele não caia na tentação de ter os Guppy's num Aqua a 26º e os Peixes Dourados num a 10º, e os mude de um sitio para o outro.

 

Penso que o problema aqui nem foi uma questão de discordar ou concordar absolutamente comigo, mas sim uma questão de ler e compreender o Português ou o verdadeiro significado das palavras.

 

Tal como te respondi à PM, digo-te aqui o mesmo: volta a ler a minha resposta. Nela (mais precisamente no fim) vais ver que te dei razão nos primeiros 4 pontos. No 5º não posso dar porque é errado dizer a alguém que se está a iniciar na aquariofilia (ele, não tu, como também já esclareci) qe é possivel fazê-lo, de forma gradual. Está errado, não se deve fazer, ponto final. Este é o conselho que nós temos que dar para o bem dos animais,o que cada pessoa faz com os conselhos já é uma conversa diferente.

 

Resumindo novamente: peixes dourados em aquas - muito provavelmente não (pelo tamanho do aqua que deves ter); peixes de água fria e quente misturados - não, ponto.

 

Abraço

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Rui,

 

Eu avisei...lol. Experimenta montar um aquario de agua quente, seguindo passo a passo, que o pessoal aqui do forum ajuda-te.

 

Abraço

 

PS: Mas os dourados não podem ficar. Conforme pudeste ver pelos comentários.

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois,o problema é que o meu filho de 6 aos já deu nome aos peixes e agora não me deixa dar os peixes e o aqua é só de 20 litros.estou pensando em fabricar 1 aqua maior para os dourados enquanto eles não crescerem muito porque os pobres peixinhos não teem culpa e agora dá-me pena desfazer-me deles( medidas do aqua será para ai de 80x30x30) e ficar com o pequeno para criar uns guppys e uns camarões.

se é assim porque é que me recomendaram os dourados numa casa especializada de peixes.

Será que posso por umas plantas com os dourados ou eles vão come-las todas e se posso quais serão as mais fáceis de manter sem ter experiência e sem muitos custos

Ainda tenho que comprar umas luzes para isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas dou-te um exemplo do que aconteceu num aquario bem perto de mim. Eu dei a minha namorada 2 koys pequenas por volta de 6cm porque estavam a ficar apertadas no meu aqua, ela viu numa loja de animais uns Betas e decidiu que ia comprar 1 porque era bonito. O que sucedeu aconteceu 2 semanas depois da comprar as carpas mataram o beta juntaram-se as duas e rebentaram-no literalmente ficou todo esfarrapado. Eu na minha opiniao nao se devem juntar peixes tao distintos.

Dai nao aconcelhar a juntares esses peixes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas tardes.

na vou ser o critico nem dizer-te o que deves ou não fazer (eu tambem não sei)

quanto à criação do novo aqua surgiro que faças dele de agua quente manteres guppys num aqua de 20l vai-te trazer MUITOS dissabores e choradeiras pela casa fora

se o teu filho tem 6 anos desvia-lhe a atenção dos de agua fria (Ex. com a construção do novo aqua) e devolve-os eles crescem muito e com um aqua de 72l brutos que muito rapidamente desce para os 60l efectivos ficas com a casa muito ocupada (desculpem-me os leitores) com apenas 2 peixes e por isso sei que iras comprar mais um para ficar mais bonito, alem disso eles presizam de uma agua que seja muito bem filtrada e muito bem oxignada, é a coisa mais normal veres em aquas em casas os peixes a arfar junto à tona (sem oxigeneo).

mas isto é a minha opinião em suma na te serve de nada o aqua é teu :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vá, nova colherada:

 

Mesmo a medida desse aqua maior é insuficiente para esses peixes. E um aqua de 20 litros é muito pequeno para criaçao de guppys (num instantes tens o aqua lotado).

 

Sugiro que mostres ao teu filho neons e afins e que o catives e montes um aqua de agua quente com neons e umas corydoras ::D:

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o que poderei então por no aqua de 20l ?

Os neons não são 1 bocado sensiveis para 1 principiante?

 

Não, caso faças o ciclo do azoto e mantenhas os parametros da agua estaveis não terás problema. Podes sempre optar por outras espécies de cardume pequenas: rásboras, tetras (sugiro o tetra limão - muito resistente e bonito), nariz de bebado (crescem mais) etc. Podes por guppys, o problema é que começas com 4 (1 macho e 3 femeas) e passado umas semanas tens 30 xD

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens que ir medindo os valores com os testes. O importante não é o pico de nitratos mas os nitritos e a amónia estarem a 0. A depois não introduzas os peixes todos de uma vez senão tens um pico de amónia e eles morrem. Eu diria que antes de colocares peixes deves ter um intervalo de tempo de cerca de 3 semanas (pode ser mais ou menos, controla a amónia)

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em relacao ao aqua vou construir com80x30x30.o filtro tenho 1duetto 100 que debita 340 l'h.O resto ainda terei que comprar.vai ser feito com calma que o dinheiro nao abunda nestes tempos.o que acham deste filtro interno?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

DIY é o "faça você mesmo" ::D: (Do It Yourself em inglês). Tens na secção de DIY do forum muita coisa porreira para imitar

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.