Plantas não muito saudaveis


tixxa

Recommended Posts

Boa noite

 

tenho um aqua de cerca de 75 litros com o seguinte set up:

 

- 42watts luz 7h diárias

- substrato manado

- fertilizaçao com flourish e flourish iron 1 x por semana

- co2 caseiro

 

de plantas tenho:

 

- limnophila

- anubias

- feto de java

- cryptocoryne

- tiger lotus

 

De ha algum tempo para cá tenho notado a limnophila a ficar verde escura, perdeu aquela cor verde bonito e na maior parte dos sítios ficou muito escura, parece um escuro como se estivesse a ficar podre mas a têxtura da planta está normal... Desde que coloquei o co2 (ha cerca de 3 meses) notei apenas grandes diferenças na lotus red, que antes disso não dava sequer folhas e agora ja as tem bem como caules de cerca de 3cm (não está aquela bela planta com folhas enormes e que chegam a superficie da agua).

 

Apenas tenho duas hipoteses para o que está a acontecer: falta de substrato fertil e/ou falta de macros....

 

O que acham? não sendo a limnophila das plantas mais "exigentes" estou a achar esquisito o que está a acontecer...

 

Aceitam-se opinioes e conselhos.

 

Cumps

Patrícia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

e desde ja obrigado por tentares me ajudar!

 

De nitratos tenho 10 e fosfatos 0.75.

 

Tenho o fertilizante seachem de potassio mas ja ha bastante tempo que nao uso.

Em relaçao aos kelvins sinceramente não faço ideia... não têm nada escrito referente a isso nem consegui sabê lo quando as comprei.

 

Cumps

Patrícia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, falando de forma "grosseira" ou seja de forma não rigorosa fundamentalmente é essencial que na coluna de água existam 3 Nutrientes Fundamentais para que a Fotossíntese de processe.

 

Nitratos

Fosfatos

Potassio

 

Nitratos devem rondar os 20ppm

Fosfatos devem rondar 2ppm

Potassio devem rondar os 20ppm

 

Se te faltar um dos compostos o processo é interrompido, por isso se não fertilizas com Potássio provavelmente será por isso. Eu subiria os valores dos Fosfatos.

 

Agora voltando a falar de uma forma mais correcta

 

Apesar de teres os Nutrientes Macros (Nitratos, Fosfatos e Potássio) na coluna de água deverão estar os Nutrientes Micros que muitas vezes vêm nas TPA's e uma fonte de Carbono

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse escuro das plantas é verde? Já experimentaste esfregar as folhas?

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa noite jpospr

 

na tua opinião devo fertilizar com potassio e fosfatos, achas que o seachem de fosfatos é uma boa solução? e devo seguir as intruçoes que vem na embalagem ou alterá-las? estava a pensar fertilizar um dia com micros, outro ferro, outro potassio e outro fosfatos. Farei bem em fertilizar assim?

 

 

 

Manik48

 

Sim o escuro é verde, faz lembrar algas verdes escuras, tem um aspecto de velha... mas como a limnophila não tem aquela folha grossa não da para esfregar... Tenho a cryptocoryne brown que também nao tá muito bem, perdeu muitas folhas e devia ter uma cor castanha escura em vez disso está a ficar um pouco esverdeada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa noite jpospr

 

na tua opinião devo fertilizar com potassio e fosfatos, achas que o seachem de fosfatos é uma boa solução? e devo seguir as intruçoes que vem na embalagem ou alterá-las? estava a pensar fertilizar um dia com micros, outro ferro, outro potassio e outro fosfatos. Farei bem em fertilizar assim?

 

Sim produtos da seachem são bons

Deves fertilizar de forma a chegar aos valores ideais, de modo a que entre a 1ª fertilização e a seguinte o valor não chegue a 0

Editado por jpospr

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.