Aquário 550L - Discos/Comunitário.


Morcegolas

Recommended Posts

Boas pessoal, finalmente ganhei coragem para montar um aquário quente de água doce cá em casa, era uma coisa que sempre quis ter mas ainda não tinha dado o passo em frente.

 

O aquário ficou com +/- 330 litros pois ficou com as dimensões de 55x60x110 cm e em baixo coloquei uma sump de +/- 120 litros com as dimensões de 40x40x90 cm. Estou a usar 4 lâmpadas fluorescentes da sylvania de 85cm de comprimento e 16mm de diâmetro, com 39W cada uma o que perfaz o total de 156W.

 

Ainda estão a faltar os vidros para colocar por cima do aquário para não haver tanta evaporação de água, já os pedi mas ainda não chegaram...

 

Aqui está a foto do aquário:

aqurio.jpg

 

E da respectiva Sump:

sumpl.jpg

 

Não liguem ao mau aspecto de se ver a estrutura pois ainda vai levar um móvel para embutir o aquário, e já vem cortadinho à medida para ser só encaixar sem sujar nada. ;)

 

Fiz a ciclagem da água e os valores estão todos correctos por isso hoje coloquei os primeiros peixinhos para verificar como as coisas se comportam.

 

Aqui ficam os valores da água:

valoresgua.jpg

 

Agora como toda a gente no início estou com bastantes dúvidas, por isso venho aqui pedir a opinião de pessoas com mais experiência do que eu para ver se me podem ajudar.

 

​Eu queria usar areia fina na parte da frente porque acho que fica mais bonita que a areia grossa e substrato na parte de trás para poder colocar plantas de fundo num futuro próximo. Mas estou com um grande problema, para o qual um colega meu me tinha alertado mas eu não quis muito acreditar. Então é assim, apesar de já ter o sistema a funcionar à 15 dias, hoje que coloquei os peixes aproveitei para limpar o aquário, como é óbvio levantei um pouco de areia do fundo, mas mesmo antes de fazer a limpeza esta situação se verificava, que é ver bastantes partículas muito pequenas por todo o aquário o que torna a água um pouco bassa, e o aquário um pouco mais feio por se verem tantas partículas a andarem de um lado para o outro. Será que tenho solução para isto?

 

Aqui fica um pequeno video das partículas que falo:

http://www.youtube.com/watch?v=aL2o1PEFpjM

 

Espero que me possam ajudar.

Obrigado.

Editado por Morcegolas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de começar a chatear, Parabéns! tens um aquário lindissimo, muito bem conseguido :)

A nível estético, na minha opinião, só há um reparo a fazer, a saída do aqua para a sump, que se vê demasiado, tenta cobrir com umas plantas altas, para não se notar tanto :)

 

​Eu queria usar areia fina na parte da frente porque acho que fica mais bonita que a areia grossa e substrato na parte de trás para poder colocar plantas de fundo num futuro próximo.

 

Foi bem pensado, e como disse, fica brutalissimo, adorei ver o contraste de cores, e a maneira como o fizeste!

 

... funcionar à 15 dias, hoje que coloquei os peixes...

 

Isto aqui é que pode ter sido um "erro". Que peixes puseste, e quantidades?

 

... que é ver bastantes partículas muito pequenas por todo o aquário o que torna a água um pouco bassa, e o aquário um pouco mais feio por se verem tantas partículas a andarem de um lado para o outro. Será que tenho solução para isto?

 

Quanto a isto, é bastante simples, falta-te matéria filtrante na sump. Basicamente tu tens cerâmicas de filtragem mecânica, mas deverias ter, antes das cerâmicas duas coisas. Lã de vidro, e esponjas, isto para filtrar essas "partículas" de que falas, pois as cerâmicas não te vão filtrar isso garantidamente! E podes aproveitar melhor a sump, usar maior quantidade de cerâmicas.

 

Mas acredita, vai ser um tópico a seguir! :) Uma vez mais, Parabéns!

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas jpmartins, obrigado pelas criticas positivas.

 

A nível estético, na minha opinião, só há um reparo a fazer, a saída do aqua para a sump, que se vê demasiado, tenta cobrir com umas plantas altas, para não se notar tanto :)

 

Quanto a este ponto, até foi o rapaz que me fez o aquário que me sugeriu fazer assim em vez de meter o tubo a entrar por baixo para não ter de andar a disfarçar o tubo. Porque como se repara coloquei a parafernalha toda na sump para não se ver nada no aquário. Mesmo assim quero por ali uma planta do lado direito para disfarçar a saída de água. Mas ainda não sei o que meter ali, não quero plantas muito complicadas pois não vou meter oxigénio, etc etc etc. Umas sugestões são sempre bem vindas. ;)

 

Isto aqui é que pode ter sido um "erro". Que peixes puseste, e quantidades?

 

Ora bem, não coloquei muitos porque ainda me estou a ambientar a este mundo novo para mim. Por isso meti 8 neons, 2 coridoras, e 3 limpa vidros mas muito pequenos, não crescem muito mais do que aquilo, a ver se coloco aqui algumas fotos deles amanhã. São tudo peixes pequenos para deixar o ecossistema funcionar.

 

Quanto a isto, é bastante simples, falta-te matéria filtrante na sump. Basicamente tu tens cerâmicas de filtragem mecânica, mas deverias ter, antes das cerâmicas duas coisas. Lã de vidro, e esponjas, isto para filtrar essas "partículas" de que falas, pois as cerâmicas não te vão filtrar isso garantidamente! E podes aproveitar melhor a sump, usar maior quantidade de cerâmicas.

 

Por acaso também pensei nisso, e até perguntei ao rapaz que me vendeu a ceramica mas ele diz-me que não preciso de mais, também não lhe falei ainda deste problema. Mas se calhar ainda vou fazer isso, se colocar a lã de vidro e as esponjas por cima da cerâmica tanto de um lado como de outro pode ser assim? Ou tenho de fazer isso de outra maneira? ;) Cerâmica coloquei 3 sacos, de 2 tamanhos.

 

Quanto ao problema das poeiras no ar resolvi +/- o problema colocando uma manga térmica na ponta da entrada de água para a saída ficar de baixo de água, assim já fiquei sem tanto remoinho, baixei bastante ao barulho ( da água a cair ) e também já não tenho tantas partículas a passear pela água, mas mesmo assim certamente vou melhorar o filtro.

 

Obrigado.

Editado por Morcegolas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas ainda não sei o que meter ali, não quero plantas muito complicadas pois não vou meter oxigénio, etc etc etc. Umas sugestões são sempre bem vindas. ;)

 

Sem planas muito complicadas, podes pôr umas valisnérias por exemplo. Arranjas algumas que crescem até aos 60cm por exemplo, já te tapa a saída da água, e são capazes de ficas bonitas. Ou então umas anúbias das que crescem bastante :)

 

Ora bem, não coloquei muitos porque ainda me estou a ambientar a este mundo novo para mim. Por isso meti 8 neons, 2 coridoras, e 3 limpa vidros mas muito pequenos, não crescem muito mais do que aquilo, a ver se coloco aqui algumas fotos deles amanhã. São tudo peixes pequenos para deixar o ecossistema funcionar.

 

Neste ponto fizeste bem então :) Se fosse a ti, agora esperava mais uns tempos, e daqui a umas duas semanas, acrescentava mais uns quantos neons, e mais umas coridoras. Depois com o passar do tempo, e depois de te informares muito bem, leres algumas coisas, e fazeres umas pesquisas, metia uns discus ai dentro, e um ou dois casais de ciclideos anões :)

 

Mas se calhar ainda vou fazer isso, se colocar a lã de vidro e as esponjas por cima da cerâmica tanto de um lado como de outro pode ser assim? Ou tenho de fazer isso de outra maneira? ;)

 

Normalmente, a ordem que se usa é:

- Lã de vidro;

- Esponjas;

- Cerâmicas de filtragem mecânica;

- E por fim, cerâmicas de filtragem biológica

 

Cerâmica coloquei 3 sacos, de 2 tamanhos. Quanto ao problema das poeiras no ar resolvi +/- o problema colocando uma manga térmica na ponta da entrada de água para a saída ficar de baixo de água, assim já fiquei sem tanto remoinho, baixei bastante ao barulho ( da água a cair ) e também já não tenho tantas partículas a passear pela água, mas mesmo assim certamente vou melhorar o filtro.

 

Quanto a quantidades, podes encher os dois compartimentos de matéria filtrante, metes lã e esponjas no primeiro compartimento, e metes cerâmicas no segundo. Nunca são demais, por muita quantidade de matérias que uses :)

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Bonito Aquário sim, mas quanto a mim a divisão do substrato parece-me que nao tenha sido bem feita, possivelmente mais tarde irás ter problemas, vai haver junção do substrato castanho com o branco. :S

 

Depois pela imagem que parece não irás ter muito espaço para montar o móvel, até porque já estás com o aquário cheio!!! :) :)

Devias ter montado 1º o móvel, depois sim é que enchias o aquário, espero que tenhas uma grua para puxar o aquário para ti!!! :)

 

O tronco que está sem flora, quanto a mim devias estudar uma melhor posição/sentido para ele, isto é a minha opinião!

 

Mas de resto para quem está a começar um aquário de 330lts é excelente. :)

Só precisas de fazer o ciclo ao aquário em condições, 15 dias é muito mau e sendo um aquário grande se tiveres doenças vai ser mais complicado andares a meter medicação nesse!!!

Faz as coisas com calmas, não deixes o desespero de quereres ver o aquário cheio logo de uma vez!! :)

A pressa é o pior inimigo de um aquariofilista.

 

Parabéns e claro mas um tópico a seguir.

 

Cumps.

Hugo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

trata de melhorar a divisão entre o substrato que me parece ser manado e a areia fina, pois da forma como está será apenas uma questão de tempo para se começar a misturar. Tenta fazer pelo menos uma barreira natural com pedras de forma a que seja o mais eficaz possivel...acredita que isso assim vai haver mistura.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem planas muito complicadas, podes pôr umas valisnérias por exemplo. Arranjas algumas que crescem até aos 60cm por exemplo, já te tapa a saída da água, e são capazes de ficas bonitas. Ou então umas anúbias das que crescem bastante :)

 

Normalmente, a ordem que se usa é:

- Lã de vidro;

- Esponjas;

- Cerâmicas de filtragem mecânica;

- E por fim, cerâmicas de filtragem biológica

 

Quanto a quantidades, podes encher os dois compartimentos de matéria filtrante, metes lã e esponjas no primeiro compartimento, e metes cerâmicas no segundo. Nunca são demais, por muita quantidade de matérias que uses :)

 

Obrigado JPmatins, este fim‑de‑semana foi complicado mas vou tratar do filtro quanto antes, quanto às plantas ainda não pesquisei, hoje à noite parece-me uma boa altura.

 

Bonito Aquário sim, mas quanto a mim a divisão do substrato parece-me que nao tenha sido bem feita, possivelmente mais tarde irás ter problemas, vai haver junção do substrato castanho com o branco. :S

 

Depois pela imagem que parece não irás ter muito espaço para montar o móvel, até porque já estás com o aquário cheio!!! :) :)

Devias ter montado 1º o móvel, depois sim é que enchias o aquário, espero que tenhas uma grua para puxar o aquário para ti!!! :)

 

O tronco que está sem flora, quanto a mim devias estudar uma melhor posição/sentido para ele, ...

 

Boas Libermar, obrigado pelas criticas, quanto à divisão tens razão existe muita mistura da areia com o manado, vou tentar resolver isso durante esta semana talvez partindo o xisto que trouxe de Valongo e espetar pequenas pedras entre eles a fazer a divisória.

 

Quanto ao móvel deixa-me explicar melhor, o aquario já está no sítio final, agora o carpinteiro ficou de fazer um móvel para embutir o aquario, mas pela parte trás não leva madeira, a bem dizer é uma placa frontal com portas em baixo e uma em cima e uma moldura para o aquário, mas mal eu tenha isso pronto eu posto aqui uma foto para que fique esclarecido.

 

Quanto ao tronco sem flora quando colocar as plantas desse lado aí posso pensar em reposicionar o mesmo, sabes que para mim foi um filme já para fazer só aquilo, não tenho muito jeito para decorações, sou um novato neste mundo da aquariofilia e olha para aquele espaço todo para decorar até me deixava desanimado pois não sabia o que fazer.

 

trata de melhorar a divisão entre o substrato que me parece ser manado e a areia fina, pois da forma como está será apenas uma questão de tempo para se começar a misturar. Tenta fazer pelo menos uma barreira natural com pedras de forma a que seja o mais eficaz possivel...acredita que isso assim vai haver mistura.

 

Obrigado RuiMFJ concelho aceite, vou tentar tratar disso durante esta semana como o disse em cima.

 

 

Quanto à questão dos peixes tão cedo não vou adicionar mais para assim ir controlando os níveis da agua no inicio que suponho eu que seja a fase mais delicada.

Mais uma vez, obrigado a todos por me ajudarem, bem preciso da vossa ajuda.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, ando mesmo a gostar disto, tanto que não consigo estar parado! ::D:

 

Segui algumas das vossas sugestões, digo algumas porque não pode ser tudo feito no mesmo dia, mas não foram ignoradas! ;) Então é assim já fiz a divisão do substrato / areia e acrescentei lã de vidro juntamente com umas cerâmicas em bola que pelo que dizia na embalagem a mesma quantidade equivale a 8 vezes mais que as normais, não me perguntem porque que não vos sei explicar :?.

 

Ainda não tive tempo de limpar a areia, mas será o próximo passo a fazer pois realmente já se tinha feito alguma mistura com o substrato. Quanto às plantas hoje vi umas Anubias Anã ( Limnophila sessiliflora ) e realmente são muito bonitas, certamente vou experimentar colocar umas para ver como ficam do lado direito claro.

 

Divisória de substrato:

divisria.jpg

 

Lã de vidro:

sumpfibravidro.jpg

 

Cumprimentos.

Editado por Morcegolas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, tenho andado de olho em tudo o que se passa dentro do aquário com muito atenção pois não quero cometer erros, ou pelo menos erros muito grandes que sejam irreversíveis. Ontem ainda tentei ir buscar umas plantas mas estavam esgotadas, pelo que só na próxima 3ª-Feira é que vou dar mais um bocado de cor ao meu aquário.

 

Neste mundo completamente novo para mim todos os dias me deparo com coisas novas e fascinantes, o que me dá muito prazer. As duas coridorias albinas que tenho, nos primeiros dois dias dentro do aquário não paravam quietas nem no fundo nem em parte nenhuma, o que eu deduzi que fosse normal e que certamente elas iriam acabar por acalmar e assim foi, agora sempre que passo no aquário elas estão sempre muito quietinhas num canto ao fundo por trás da vegetação e só quando as primeiras luzes se pagam é que uma delas começa a explorar o fundo do aquário e quando se apagam as luzes na totalidade é que a outra coridoria perde a cabeça e na loucura vem também explorar o fundo do aquário. Já verifiquei esta situação três dias seguidos, deve ser normal neste tipo de peixe, ao principio pensei que fosse alguma coisa de errado mas não me parece, verifiquei os valores da água e está tudo OK.

 

É mesmo engraçado poder assistir a tudo isto, certamente a próxima aquisição vão ser uns guppys para dar ainda mais cor ao aquário.

 

Cumprimentos.

Editado por Morcegolas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Bom pessoal, após um mês de pausa aqui no fórum venho com algumas novidades.

 

Desde queime ausentei aumentei bastante a fauna e um bocado a flora do meu aquário. Penso que foi logo na semana a seguir ao meu ultimo post que tive algumas baixas, mais precisamente sete, dois Botias palhaços, um guppy, um Oto anão, um cabeça de sangue e dois alecrins. Ainda não tenho a certeza do que se passou mas há uma hipótese de ter tido um pico de nitritos, pois após uma ideia 'brilhante' de remexer a areia branca para ficar mais limpa e mais bonita, o certo é que nos cinco dias consequentes tive estas baixas. O certo é que desde então que nunca mais tive problemas, apenas um botia palhaço com íctio devido à quebra de temperatura durante a noite devido a ter apenas uma resistência o que se verificou não ser suficiente para a litragem do meu aquário, problema resolvido com a adição de outra resistência, tendo colocado o botia num aquário à parte para tratamento do mesmo, já estando este em óptimas condições.

 

Aqui fica uma foto das plantas que coloquei do lado esquerdo, com a intenção de crescerem e esconderem a saída de água para a Sump:

bc526270-9e41-cceb.jpg

 

Devido às plantas serem de crescimento rápido e estarem a demorar um bocado a crescer e também ao aparecimento de algumas algas ( mesmo muito pouco ), decidi acrescentar um bocado de carbono liquido à agua o que me parece que está a dar bons resultados. Aqui fica a foto do dito cujo:

bc526270-9fbb-b686.jpg

 

No inicio estava também a fazer os TPAs todas as semanas mas estou agora a testar se posso fazer apenas de 15 em 15 dias, faz hoje 15 dias e tanto os nitritos como os nitratos estão completamente brancos no testador, o que equivale a quase zero, por isso o mais certo é começar mesmo a fazer as trocas apenas duas vezes por mês em vez das quatro actuais.

 

Comecei também a perceber a criação dos Guppys pois depois de ver duas guppys fêmeas com a mancha castanha e bastante inchadas e depois aparecem muito mais magras e sem a mancha percebemos que aqueles sinais não enganam, por isso agora tenho uma guppy fêmea numa paradeira a ver o que vai acontecer. Aquilo da para colocar duas com uma divisória ao meio, mas parece-me muito pequeno já para um peixe quanto mais para dois.

 

Tenho já alguma variedade de peixes, tudo comunitário, e afinal de contas o Betta não é um peixe tão agressivo como as pessoas pintam, o meu Betta macho é muito tranquilo, só damos por ele no aquário pela sua beleza, já os comedores de algas siameses tenho dois e o maior é bastante stressado, principalmente para o da mesma raça, anda sempre atras dele, e como são muito rápidos penso que stressem um bocado o ambiente tranquilo que se vive dentro do aquário. Já o pensei passar para a Sump durante uma semanita, mas se já me vi grego para retirar o Botia palhaço quando estava com íctio imagino para apanhar este que parece uma flecha.

 

Por ultimo e para não vos maçar mais acrescentei dois Discus. Um primeiro, e vendo que ao fim de dois dias este não come quando lhe dou a comida, mesmo insistindo e dando de comer duas vezes ao dia acrescentei um segundo pois realmente me parecia que era falta de companhia, e assim se verificou, pois mal acrescentei o segundo ao aquário o primeiro Discus aproximou-se rapidamente deste e nunca mais o largou, já se alimenta e estão os dois muito saudáveis, vindo mesmo para a frente do aquário quando eu passo à espera que lhes dê de comer como fazem os peixes mais pequenos. Deixo-vos um pequeno video que fiz dos dois Discus logo no primeiro ou segundo dia:

http://www.youtube.com/watch?v=1VYo2ooPua4

 

Espero que gostem, tenho ainda umas coisas que quero fazer como acrescentar algum musgo num dos troncos ou no túnel, mas como ainda tenho de pesquisar muito para aprender a fazer isso quando tiver novidades aviso.

 

Estejam à vontade para criticar, desde que sejam sempre criticas construtivas, pois é disso que eu preciso neste momento.

 

Abraço.

 

Sent from my iPad using Tapatalk HD

Editado por Morcegolas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Antes de mais os meus parabens, o aquário está excelente, adoro a decoração e o layout em si. Simples. Que pedras são essas?

 

Esses discos são fantásticos, mas acho que estão "excitados" de mais, alguem mais experiente que me confirme, nunca vi uns discos mexerem-se tanto. Mas também sou novo nisto.

 

Penso que não devias misturar tantas espécies, e de ph's diferentes, mas mais uma vez ALGUEM MAIS EXPERIENTE QUE ME CORRIJA SE FOR O CASO.

 

Continuação desse projecto.

 

Abraço

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Antes de mais os meus parabens, o aquário está excelente, adoro a decoração e o layout em si. Simples. Que pedras são essas?

 

Boas jplonga, as pedras são Xisto, aqui de um monte perto de onde moro.

 

Esses discos são fantásticos, mas acho que estão "excitados" de mais, alguem mais experiente que me confirme, nunca vi uns discos mexerem-se tanto. Mas também sou novo nisto.

 

Sim, como o mencionei foi logo no primeiro dia que juntei os dois, os discos por norma são mais parados, eles agora estão mais calmos, vou ver se faço um novo filme para verificares o que digo. Nota-se também que não são criados industrialmente, pela maneira que reagem comigo, é mesmo muito bonito o mundo da aquariofilia.

 

Penso que não devias misturar tantas espécies, e de ph's diferentes, mas mais uma vez ALGUEM MAIS EXPERIENTE QUE ME CORRIJA SE FOR O CASO.

 

Sim isso poderá ser um problema, mas penso que os peixes tem um certo nível de tolerância, eu só tenho estas espécies pois com quem vou falando dizem-me ser as espécies para um aquário comunitário, mas estou como tu, pessoal mais experiente que se pronuncie.

 

Obrigado

 

Sent from my iPad using Tapatalk HD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não tinha reparado que tinha sido no primeiro dia, eu que não embeiço muito com os discos, adorei essa energia toda, lol.

 

Tens que ter atenção ao ph, acho que os discus gostam de um ph a rondar os 6,5 - mas não fui confirmar, e também são de cardume, no minimo 4. Mas daqui a bocado já vêm aqui os amantes dos discos, e das duas uma. Ou te dão os parabéns, porque está tudo bem, ou então vais levar na cabeça lol. :chair:

 

Também querias umas pedras dessas mas aqui só há calhaus. lol.

 

Abraço

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

primeiro parabens pelo aquario ,esta muito bem estudado e com bastante harmonia.

agora gupys e platys nao se encaixam nada bem nesse aquario.

a meu ver devias de ter pelo meno 6 discus nesse aquario pois só dois vao acabar por nao se sentirem bem e deixar de comer e eventualmente começares a ter problemas com eles, e se nao queres só discus umas especies boas para os acompanharem e dar-lhes estabilidade sao umas corys e uns ancistros e uns farwoelas e cardumes seriam nariz de bebado(um cardume dos melhores ) neons negros lindos para contrastar com os discus e/ou uns cardinais que sao sempre espetaculares.

fica a opiniao.

 

abraço

abraços

joao santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem, vamos lá ver se não me esqueço de nada.

 

Porque é que os gupys e platys não se encaixam? Sabes que ainda sou um novato nestas andanças e não sei quase nada :S

- Quanto aos discus tenciono ter pelo menos quatro, mas sabes que temos de ir aos poucos ;)

- As corydorias tenho para já duas médias e duas mais pequenas.

- Ancistros tenho dois, um maior e outro mais pequeno como vais poder ver no video.

- Narizes de bebado tenho quatro e realmente como cardume são um espetáculo, tenciono também aumentar um pouco a este cardume.

- Quanto aos cardinais já me sugeriram também em vez dos neons, visto que os discus vão acabar por os comer assim que crescerem.

 

Outro ponto que não frisei anteriormente é que eu tinha a entrada de água do lado esquerdo ( como se pode ver nas fotos do inicio do tópico ), mas achava que havia pouca circulação, ou seja, no meu ponto de vista muita da água que entrava voltava a sair para o filtro devido à saída estar em frente à entrada, assim passei a entrada para o lado da saída mas virada para o lado oposto. Penso estar melhor agora, mas se acharem o contrário avisem.

 

PS - após a edição do vídeo consegui apanhar o Comedor de Algas Siamês (CAS) mais problemático e passei-o para a Sump, das duas uma, ou o deixo lá durante uns bons 15 dias e depois volto a coloca-lo no comunitário para ver se acalmou ou então vou tentar troca-lo na loja, tem estado mesmo impossível, o outro CAS até se esconde na parte da vegetação pois era o dia todo nisto. Os Botias Palhaços também estão um atrás do outro e mesmo de um Neon, mas só fazem isto quando lhes dou de comer, o resto do dia andam mais sossegados.

http://youtu.be/kTI_Fn4aL5c

Editado por Morcegolas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

vou tentar dar-te umas respostas :

quanto a gupys e platys o problema é que sao peixes de agua com um ph oposto ao dos discus mas tambem porque nao se enquadram no ambiente amazonico dos discus e sao um bocado chatos para eles.

e quando os discus começarem a crescer e começarem aganhar muco os gupys vao se agarram a eles e começar a stressa-los.

de resto é aumentando aos cardumes que tens e nao te preocupes com os discus comerem os neos porque eles ainda sao pequenos e se os introduzires agora eles nao os vao comer,se fossem escalares aí sim era bem provavel que eles desaparecessem.

eles até agradecem que eles estejam por ali porque lhes da uma maior segurança

e quanto a alteraçao que fizeste na filtragem acho que assim se torna muito mais eficiente.

mas se fosse ati ainda aumentava mais as esponjas que tens na sump

por exemplo um compartimento só com esponjas e la e o outro com as ceramicas e assim ficas com a agua muito mais limpida e as ceramicas nao ficam sujas :naughty::dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance:

 

abraços

abraços

joao santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso as cerâmicas tem tendencia a sujar bastante, mesmo com a fibra de vidro por cima, eu não tenho esponjas, desaconselharam-me, mas podia talvez aumentar à fibra de vidro, visto aquilo também ser barato... A água sempre que dou de comer fica turva, pois a comida acaba por cair no fundo e os peixes ao andarem lá levanta sempre mais sujidade, mas depois acaba por pousar, já me aconselharam foi também a colocar uma bomba de água fraquinha ou uma daquelas que se usa nos aquários de água salgada que parecem umas ventoinhas para colocar no fundo do aquário para fazer circular também a água em baixo, mas ainda estou a ver como vou fazer isso, pois o fio a passar para o fundo não vai ficar muito bonito, mas pode ser que consiga esconder com as plantas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas eu nao estava a dizer para so aumentares as espojas ou a la

devias de separar por compartimentos.

assim obrigas a agua a ser filtrada por toda a la e as esponjas e ao cair para o outro compartimento a sujidade fica pousada na anterior eas ceramicas fazem muito melhor o seu serviço.

quanto a wave maker eu aconcelho mas nao no fundo no maximo ao meio e a apontar para cima.

quanto aos detritos têm tedencia a desaparecer quando aumentares ao cardume das corys.

compra um ou dois copos para alimentares os peixes pois apesar de nao parecer diminui em muito a sujidade do areao.

abraços

joao santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, preciso da vossa ajuda.

Hoje a falar com um senhor conhecido e a propósito de poder fazer criação de gupys, porque no aquário comunitário eles são todos devorados à nascença, ele sugeriu-me fazer um 'refugio' na Sump, mas eu expliquei-lhe que se tiver peixes na Sump, ele podem passar de umas divisórias para as outras porque a água atinge a altura do vidro, e chegando ao compartimento da bomba morrem e podem me estragar a bomba. Ele falou-me então em usar um 'pente' no topo desses dois vidros para os peixes não pasarem, mas já andei a dar uma vista de olhos pela net e não estou a encontrar nada que consiga meter ali, o que encontro é pessoal que ao fazer a sump corta já o vidro em 'pente'. Existe algum acessório que possa comprar ou adaptar para por ali?

 

A minha ideia era colocar na segunda divisória, onde tenho as cerâmicas e a lã de vidro, porque ter um segundo aquário mesmo que mais pequeno ciclado, é mais uma despesa. O que precisaria de colocar mais lá? Aceitam-se sugestões porque estou mesmo a leste.

 

Já agora hoje acrescentei uma bomba ao aquário +/- a meia altura para fazer circular a água no fundo, nestes primeiros dias vou estar atento aos nitritos/nitratos.

 

Aqui fica a foto da Sump que já se encontrava mais acima neste tópico:

sumpfibravidro.jpg

 

Espero que me possam ajudar.

Obrigado.

Editado por Morcegolas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

apesar de nao achar muito boa ideia o que queres fazer pois as temperaturas e os parametros dos peixes que vao andar nessas aguas sao muito distintos.

mas vou-te dar uma ideia ,nao precisas de pente nenhum compras um bocado de rede (mosquiteira ) e poes um bocado acima do vidro 1 ou 2 cms e assim eles nao passam.

 

ps:

já descobriste o que sao os copos para dar alimento?

sao uns que sao designados como copos para artemia ou larvas mas eu utilizo para dar granulado.

 

 

abraço

abraços

joao santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.