Helenas a acasalar?


Toutinho

Recommended Posts

Boa noite

 

Eu nunca tive anentome helenas, alguém me sabe informar se estes 2 exemplares se encontram a acasalar?

 

foto0052sz.th.jpg

foto0053k.th.jpg

foto0054y.th.jpg

foto0055y.th.jpg

foto0056d.th.jpg

 

Cumprimentos

Rui

Editado por Toutinho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nim.

 

As minhas andam sempre umas em cima das outras.

Por vezes acasalam.

Quando acasalam deixam ovos por todo o lado.

Ovos esses que se estiverem em locais protegidos podem vir a dar helenas.

Mas o processo é demorado. Vários meses até veres mini-lenas.

 

PauloA :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

 

Obrigado pelas informações.

Eu adquiri 5helenas há 2meses, no máximo, e ontem à noite encontrei estes 2 neste "envolvimento" que ainda não tinha observado. Quem costuma andar à boleia nas costas delas são os camarões :)

Estou prestes a mudá-los de casa, espero não os perturbar, mas vou ficar à espreita de ver novos elementos um dia destes. Pelo que estive a ler, não vai ser fácil. Agora estão só helenas, red cherry e a "mini praga" de caracóis. Dentro de dias estarão no aqua com peixes... Refugios para os ovos há muitos, vamos lá ver se conseguem orientar-se :)

 

Cumprimentos

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rui,

 

O safarem-se depende dos peixes e do substrato/areao/areia.

 

Elas enterram-se depois de eclodirem dos ovos e podem passar algum tempo enterradas até ganharem tamanho.

As larvas são petisco para algums peixes....

Há quem diga que são canibais.

Alimentam-se de caracois, mas enquanto são larvas alimentam-se do que houver na areia.

Logo a sobrevivencia depende de muito factores.

 

Os meus ovos (os que vi) foram colocados nos vertices do aqua. A principio os escalares não ligaram... mas depois... deu em petisco, contudo ainda se safaram algumas, pois encontrei uma série de mini-lenas nos filtros quando espacei (muito) a limpeza dos mesmos.

Muitas larvas devem ter ido nas limpezas dos filtros.

 

PauloA :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu estou a montar um Aqua em que só irá existir peixes pequenos. Basicamente Narizes de bêbado, corydoras, peixes vidro, tudo dentro desse "calibre" ou + pequenos. Mas já se sabe, peixe é peixe e normalmente come tudo o que cabe dentro da boca :)

Há bastantes refugios, porque quero criar zonas de conforto para os red cherrys (apesar de não ter peixes agressivos), o meu substrato é parecido com a akadama, o filtro vai ter uma protecção para não andarem camarões a viver dentro dele. Vamos lá ver o que a sorte traz :)

 

Cumps

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LOL...

Eu tive camarões... até os escalares descobrirem o petisco (grande tosco... eu sei...) mas o lugar onde tinha mais camarões era no filtro, que passou ser durante vários meses o meu repositório de camarões para o aqua.

 

Quanto a peixes pequenos, não caias na tentação de por barbos ou zebras... são pequenos nas vorazes...

E quanto à boca, por vezes é muito maior do que nós pensamos.

 

PauloA :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os peixes mais ferozes que vou ter serão mesmo narizes de bêbado :)

Peixes vidro, corydoras, lamp eyes, Micro Góbio Camaleão, um ou outro loricarídeo (otocinclus, é a ideia), red cherrys e helenas, é basicamente tudo o que vou ter. Há uns peixinhos também muito pequenos que vou ter, mas não me lembro agora do nome. Acho que se vão dar todos bem :). De qualquer modo, ovos e larvas vai tudo ser comida dos habitantes, já se sabe.

Os meus camarões vieram do filto de um aquário de um amigo, viviam lá depois também de ele ter arranjado uns escalares que derreteram tudo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

PS: Também gostava de ter ampulárias... As helenas também gostavam que eu as metesse lá... mas é melhor não :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais