Recommended Posts

Publicado

Bem pessoal, tou a dar voltas a cabeça, e ainda me faz espécie, de como e que funciona realmente a sump...

Só quero que me ajudem a perceber como funciona o conceito, pois quero ver se começo a elaborar um projecto (coisa pequena) para arrancar no futuro (2meses +/-).

Aqua principal, duas mangueiras (uma in outra out), bomba d'agua no sump a "soprar" agua para aqua, agr como e que ela vem para baixo, na outra mangueira? E que como nunca vi nenhum a funcionar, nao consigo perceber...eu sei que nao é nenhuma bruxaria nem magia...xD

E por gravidade certo? A agua ao chegar a aquele nivel, sobe pelo mangueira out, passa pela sump toda e depois a bomba retorna para o aqua, certo?

Riscos de transbordo de agua?

Desculpem la a minha tamanha burrice...

Publicado:

Bem eu não tenho uma SUMP, mas a coisa funciona parecido com o que disseste. A entrada de água faz-se através de uma coluna seca, que terá um "pente" na ponta, a cerca de 5 ou 10cm de altura max do aqua. A SUMP deverá ter uma folga para caso a bomba que bombeira para o aqua páre por algum motivo a água que está em excesso e que ainda vai descer para a SUMP tenha espaço de caber, caso contrário irá inundar.

Já vi colunas secas montadas de diversas formas, com um furo no fundo e cheias de esponjas grossas, a água entra por cima, passa pelas esponjas, que evitam o barulho da água e acabam por entrar pelo furo no fundo do aqua. Tb já vi colunas secas, em que têm um tubo lá dentro que recebe a água, ou seca, efetivamente a coluna não é seca, pois está cheia de água e é essa água que faz evitar o barulho da água a escorrer

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!