Recommended Posts

Publicado

Bom dia a todos os viciados em aquários, como eu me estou a tornar.

É o seguinte, neste momento disponho de 2 aquários com essencialmente vivíparos, e vou criar um terceiro, mono-específico para ter no corredor de casa de kribensis. Falaram-me que eram peixes fáceis de reproduzir mas com uma dificuldade acima dos vivíparos. Tomei a decisão de fazer de kribensis, assim dá mais pica e aprendo um pouco mais.

Tenho lido pelo fórum um pouco de ciclar água , testes e plantas. A nível de plantas estava a pensar em musgo e fetos de Java. A nível de substrato rochoso, xistos e ardósias, e um ou dois granitos.

A minha dúvida reside na quantidade de peixes, coloco só um casal, ou coloco mais que um ? tipo 2 ou assim ? O aquário é de 52 l e o que estou mesmo interessado em fazer é tirar criação, mas manter a saúde dos peixes em primeiro lugar assim como as condições essenciais de água, nutrientes, e sais minerais.

Desculpem, mais um tópico sobre quantidades mas é mesmo importante para mim manter a saúde dos animais :D

Respeita a ordem natural dos acontecimentos, não tenhas pressas e verás que ainda te vais surpreender !

João Cardoso

Publicado:

Bom dia a todos os viciados em aquários, como eu me estou a tornar.

É o seguinte, neste momento disponho de 2 aquários com essencialmente vivíparos, e vou criar um terceiro, mono-específico para ter no corredor de casa de kribensis. Falaram-me que eram peixes fáceis de reproduzir mas com uma dificuldade acima dos vivíparos. Tomei a decisão de fazer de kribensis, assim dá mais pica e aprendo um pouco mais.

Tenho lido pelo fórum um pouco de ciclar água , testes e plantas. A nível de plantas estava a pensar em musgo e fetos de Java. A nível de substrato rochoso, xistos e ardósias, e um ou dois granitos.

A minha dúvida reside na quantidade de peixes, coloco só um casal, ou coloco mais que um ? tipo 2 ou assim ? O aquário é de 52 l e o que estou mesmo interessado em fazer é tirar criação, mas manter a saúde dos peixes em primeiro lugar assim como as condições essenciais de água, nutrientes, e sais minerais.

Desculpem, mais um tópico sobre quantidades mas é mesmo importante para mim manter a saúde dos animais :D

Viva.

Sim isto é um vicio enorme...mas agradável e anti-stressante

1º com os 52lts disponveis, pensa apenas num só casal.

2º cria vários refúgios, podes usar metades de côcos para criares locais para desova, podes usar pequenos troncos tb para criar pequenos refúgios.

3º usa bastante vegetação, fetos de java são optimos.

4º Ph ligeiramente acido (se falar por mim eu faço criação de Pelvicachormis taeniatus "Nigerian Red" selvagens e tenho de ter ph's bastantes acídos - entre 6.0/6.4 - podes ver aqui a recente ninhada -

)

5º Se puderes esquece as pedras, usa essencialmente troncos, côcos e plantas...é a minha opinião.

6º Cuidado que o substrato (areia) não deve ser muito grosso, eles gostam de cavar e se tiveres ninhada, podes ter azar depois de alguns ficarem presos entre as pedras da areia.

Força nisso.

Cumps.

Hugo Oliveira

Publicado:

Ok , obrigado Hugo pela dica,

Opa realmente estava a pensar incluir uns troncos e assim. Mas nunca tinha pensado nos cocos, são uma optima opção :D O Casal, realmente já tinha pensado nisso, evita que hajam confrontos e mesmo a morte dos alevins. O substracto que eu uso nos outros é do tamanho do teu do video, achas que devo usar um ainda mais fino ? cumprimentos

Respeita a ordem natural dos acontecimentos, não tenhas pressas e verás que ainda te vais surpreender !

João Cardoso

Publicado:

Ok , obrigado Hugo pela dica,

Opa realmente estava a pensar incluir uns troncos e assim. Mas nunca tinha pensado nos cocos, são uma optima opção :D O Casal, realmente já tinha pensado nisso, evita que hajam confrontos e mesmo a morte dos alevins. O substracto que eu uso nos outros é do tamanho do teu do video, achas que devo usar um ainda mais fino ? cumprimentos

Se fosse agora, eu usava ainda mais fino...mas como é um aquário já bem maturado eu não mexo...senão pode ser a "morte do artista".

Sim usa côcos, tocas para as futuras posturas.

Cumps.

Hugo Oliveira

Publicado:

Outra coisa que eu ja vi por aí é os aspiradores de fundo, isso é uma treta não é ? Na minha opinião um aquario bem ciclado não necessita de nada disso certo ? cumprimentos

João Cardoso

Publicado:

Outra coisa que eu ja vi por aí é os aspiradores de fundo, isso é uma treta não é ? Na minha opinião um aquario bem ciclado não necessita de nada disso certo ? cumprimentos

Sim certo, só de manutenção periódica, sinfonagem e mudanças de agua.

Publicado:

Sinfonagem ? o que é isso ?

João Cardoso

Publicado:

retirar excessos de comida, dejectos dos peixes do fundo, que é onde se acumula grande parte da sujeira dos peixes.

Sinfonagem = aspirar = aspirador de fundo se o assim chamam.

eu apenas uso uma mangueira para aspirar o fundo...mas isso ja depende de cada um.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!