Recommended Posts

Publicado

Boas,

Tenho um lago à cerca de 3 anos com carpas e 2 tartarugas.

No inicio deste Verão decidi instalar um filtro porque as tartarugas sujavam muito a agua e tinha de a renovar com alguma frequencia.

A agua limpa durou todo o Verão, mas, no Inicio do tempo frio começou a ficar suja e neste momento nem sequer consigo perceber se ainda tem peixes, tal é a sujidade (verde) da agua!

Nao alterei nada no sistema de filtragem que tem umas pedras para filtragem biologia e filtros do tipo esponja.

Alguem me pode ajudar para o que possa fazer?

Obrigado.

Publicado:

É estranho que durante o Verão com mais luz não tenhas tido problemas e agora de inverno tenhas. Ou será que de Verão apesar de haver mais Sol por algum motivo estava menos exposto à Luz do mesmo? O Sol de Inverno e Verão não anda nos mesmos sítios.

Tb se pode ter dado o caso que no Verão a água era mais recente, pelas mexidas de adicionar filtros e os Nitratos e Fosfatos provenientes dos dejectos das tartarugas e dos peixes ainda não estivessem em valores considerados altos para poder haver proliferação de algas.

Para já media os Fosfatos e Nitratos e via se pudesse se existe algum período do dia em que o lado esteja exposto ao Sol diretamente, fazia uma mudança de agua de 50% e limpava os filtros.

Se quiseres gastar algum dinheiro um filtro UV-C não se perdia nada

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Publicado:

A exposição solar do lago no Inverno é muito menor do que foi no Verão.

Embora não seja muito experiente nestas questões, tambem acho que não poderá ter uma explicação muito lógica porque, tendo a noção que os principais causadores de a agua perder qualidades, são as tartarugas, mas estas neste momento estão praticamente sem actividade.

Já pus em causa se as pequenas pedras para a filtragem biologica já nao perderam as suas qualidades, estando neste momento a serem mais prejudicais do que terem beneficio para ao lago.

Obrigado.

Publicado:

Tal como eu calculava o mais provável era exatamente isso que durante o Verão apanhasse mais Sol.

O que tens dentro do filtro? Porcelanas e esponjas? As porcelanas não perdem assim a "validade" apenas servem para alojar bactérias nitrificantes que transformam o amónia em nitritos e depois em Nitratos.

Nitratos e Fosfatos a mais podem ser causadores de algas.

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Publicado:

O conteudo do filtro é :

Esponja filtrante fina.

Esponja filtrangem grossa.

o proprio material puroso (nao sei o nome, vinha com o filtro) e tem como objectivo a filtragem biologica.

Mas noto que a agua nesta zona do filtro encontra-se suja. De facto já pus em causa se estas "pedrinhas" já nao teram perdido a validade, tornando-se mais prejudiciais do que trazendo beneficio ao sistema.

Publicado:

OS filtros encontravam-se normais (no Verão sujavam-se muito mais).

Comprei um lampada UV e mudei cerca de 50% da agua.

Vamos ver como evolui...

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!