Aquecimento Lagos Exteriores


Recommended Posts

Ola, andei a ler umas coisas acerca de aquecimento de lagos exteriores e decidi partilhar.

 

Pelo que li nalguns fóruns americanos, há quem use aquecimento nos lagos visto que nalgumas regiões os Invernos são bastante rigorosos.

 

Assim sugere-se que se use 1kW para 5000L de água adicionando um 1kW a cada 2500L adicionais (ou seja 3kW para um lago de 10.000L)

Consultei tb alguns vendedores pelo que um termostato de 3kW fica em volta de 200€ (entrega incluída).

 

Deste modo, dado o altíssimo consumo energético mais preço do termostato não é uma solução para carteiras como a minha ( :cry: ), contudo seria uma solução para se criar lagos mais "exóticos", assim gostaria de perguntar se alguem usa este sistema e o que acham acerca do tema,

 

um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas. sinceramente acho ...um desperdicio de energia eletrica e dinheiro. no nosso país e especialmente aqui no algarve ,era o mesmo que aquecer o ursos polares e os pinquins para não terem frio. aqui a agua nunca chega sequer perto dos 0 graus Cº e as carpas suportam temperaturas negativas. Faz parte do ecossistema haver oscilação de temperaturas ,entre o verao e o inverno. assim quando chegar a primavera,estão prontos a por ovos. talvez para paises em que a agua congela ,seja necessario..mas não me parece que o nosso clima precise desses luxos para peixes vaidosos :P

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas. sinceramente acho ...um desperdicio de energia eletrica e dinheiro. no nosso país e especialmente aqui no algarve ,era o mesmo que aquecer o ursos polares e os pinquins para não terem frio. aqui a agua nunca chega sequer perto dos 0 graus Cº e as carpas suportam temperaturas negativas. Faz parte do ecossistema haver oscilação de temperaturas ,entre o verao e o inverno. assim quando chegar a primavera,estão prontos a por ovos. talvez para paises em que a agua congela ,seja necessario..mas não me parece que o nosso clima precise desses luxos para peixes vaidosos :P

o objectivo não é fazer aquecimento centralizado ás carpas mas sim a capacidade de criação de lagos com peixes de água quente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu considerei esse tipo de sistemas, mas para lagos, sai mais caro do que o que rende a criação, logo criar no exterior só 4 a 5 meses por ano. Para manter um lago a 18C, o custo é verdadeiramente astronómico. Então se pensarmos em 23/24C... nem quero pensar.

 

É claro que depende das espécies e do local onde habitas. Seguramente a diferença de temperatura de Bragança para Portimão é notória, sobretudo no Inverno :)

 

PauloA :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Usei aquele plástico duplo com alvéolos para telhados de estufas colocado por cima do tanque e conseguia manter a temperatura 5 a 7ºC acima, o que não era suficiente mas depende dos peixes, da zona e da exposição.

 

Conseguir fazer circular a água por tubos de metal expostos ao sol, os resultados devem ser melhores mas o tubo sai caro e é necessário uma bomba com força para fazer circular a água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais