Musgo com algas


Onun

Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Tenho um problema de algas no meu aqua. Deixei a luz, por esquecimento ligada durante 2 dias e o musgo ficou com algas acastanhadas. Tenho também uma alga filamentosa (um ou dois fios) numa outra zona do aqua, vindo também do musgo.

Tenho uma PL de 36w para +/- 70l.

Não faço fertilizações liquidas, apenas tenho as pastilhas da sera florenette A no substrato e faço TPAs semanais de 10%.

Agradeço que me possam ajudar quanto a este problema.

Obrigado.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho 2 escalares, 1 pequeno cardume de tetras phantom e 1 casal de ramirezis. Tenho também 2 corydoras e 1 oto.

Tenho musgo, anubias, rotala wallichi, rotundofila, echinodorus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Invertebrados com esse leque de predadores de facto só mesmo para os alimentar com mariscada eheheh.

A tua PL é sufeciente para especies pouco exigentes.

As algas nos aquários são um problema, só mesmo com osmose se resolve de vez a questão.

Podes tentar diminuir a quantidade de horas diárias de iluminação, isso pode resolver, ou podes aumentar a percentagem de TPas, eu nunca fiz de 10%, sempre efectuei TPAs de 20%.

Mas não digo com isto que te irá resolver a questão, a questão das algas sempre foi a minha maior dor de cabeça...

Para um aquário de 70 litros não acho que devesses ter escalares mas é uma decisão tua;)

Como estão os parametros da água?

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem sou da opinião que antes de tomares qualquer ação nos deves informar 1º os valores de Nitratos e Fosfatos tal como a quantidade de horas que deixas as luzes ligadas.

 

Se as algas apareceram por excesso de luz e antes não tinhas não me parece necessário que adiciones qualquer tipo de fauna para resolver o problema, com o tempo e o aquário voltando à rotina deverão desaparecer, contudo volto a frisar que sem saber pelo menos os valores de Nitratos e Fosfatos não se deve tomar qualquer procedimento.

 

Discordo totalmente que as algas só são eliminadas com água proveniente de osmose, aliás, osmose retira todos os minerais (micros) da água facilitando a proliferação das mesmas.

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também concordando com o jpospr sobre a agua de osmose, e quando falamos de algas deveremos por fotos também se possível..

 

Algas castanhas normalmente aparece em aquários recentes com o tempo desaparecem ou um boa equipa de limpeza da cabo delas..

 

Se o aquário já tem algum tempo pois elas tendem aparecer em luz baixa(fraca) deve-se verificar o estado das lâmpadas..

 

Quanto as alga filamentosa umas fotos ajudavam, e os valores dos Nitratos e Fosfatos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem, permitam me a minha defesa.

Sempre tive problemas de algas nos meus aquários de água doce, sempre mesmo, por vezes cheguei a ter vontade de mandar os penicos pela janela fora mas como tive medo de alguém reclamar nunca o fiz, (se calhar a mulher até tinha ficado contente pois terminava de vez as limpezas na sala com águas espalhadas lol).

Sempre tive cuidado nos TPAs, sempre tive os parametros estaveis e a iluminação e o total de horas eram e são correctos.

Algas filamentosas no entanto, eram constantes.

Já para o fim, antes de me virar para os salgados, um amigo que mora perto, ofereceu se para me dar agua de osmose, e assim o fiz durantes uns tempos, e não é que bye bye algas filamentosas???

Terá sido coincidencia? Não posso afirmar, a nível de algas sempre foi uma praia que nunca dominei, mas o que é certo é que resultou e por isso escrevi isso em cima.

Se errei, retiro o que disse, mas de facto confesso que estava certo no que disse.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aquário muito plantado?

Pois se calhar tinhas nutrientes a mais na água, e como não tinhas quem os consumisse (plantas...) apareciam as algas... ao colocares agua de osmose podes ter baixo o nível a que se encontravam os nutrientes, e por consequente o desaparecimento de algas...

em aquários muito plantados penso que a água de osmose só trará problemas...

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aquário muito plantado?

Pois se calhar tinhas nutrientes a mais na água, e como não tinhas quem os consumisse (plantas...) apareciam as algas... ao colocares agua de osmose podes ter baixo o nível a que se encontravam os nutrientes, e por consequente o desaparecimento de algas...

em aquários muito plantados penso que a água de osmose só trará problemas...

 

abraço

 

Boas amigo excesso de nutrientes não da algas mas sim a falta de algum...

 

Já agora Boas entradas ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo excesso de nutrientes não da algas mas sim a falta de algum... Já agora Boas entradas ;)

Tens razão... poderá ter havido um desequilibro de nutrientes ;)

 

abraço e bom ano

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo excesso de nutrientes não da algas mas sim a falta de algum...

 

Já agora Boas entradas ;)

 

Esta afirmação é perigosa...excesso de nutrientes mesmo que de uma forma equilibrada pode provocar algas, pois estas aproveitam todos os nutrientes não aproveitados de imediato pelas plantas, é uma guerra constante entre as plantas e as algas que geralmente é ganho pelas plantas, desde que nós ajudemos.

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta afirmação é perigosa...excesso de nutrientes mesmo que de uma forma equilibrada pode provocar algas, pois estas aproveitam todos os nutrientes não aproveitados de imediato pelas plantas, é uma guerra constante entre as plantas e as algas que geralmente é ganho pelas plantas, desde que nós ajudemos.

 

Boas amigo a vários tópicos amoveis a falarem do assunto...

 

E posso falar o que passei quando iniciei o meu aquário o problema maior que tive foi as algas...

 

Pois comecei a ler e ler e pesquisar e postar as minha duvidas para as combater, pois o meu problema era muita luz não fertilizava com NPK, CO2 sempre usei o caseiro, mas muita luz faz com que necessites de mais nutrientes pois estamos a aumentar a capacidade de fotossíntese..(estava encontrado o desequilíbrio)

 

O que fiz foi diminuir a luz e começar a fertilizar com macro e micros 3x a dose recomendada pelo fabricante (esta dica foi dada por outro membro no qual grato pela ajuda :) ) nunca me aparecerem mais algas ainda as tenho hoje pois nunca as removi manualmente e as que tenho necessito de ser dessa forma, mas nunca mais cresceram novas algas, ao baixar a luz ainda menos necessitam de nutrientes por isso mais nutrientes tenho, ando sempre com os meus nutrientes em alta nada de exagero também mas eles estão la todos, e algas novas nem velas...

 

Posso dizer que tive messes com o NO3 para cima de 50ppm e nada de algas, este é o que anda mais para cima.

 

depois de passar o que se passou e ter tirado as minha própria conclusões e tenho feitos vários teste nesse sentido de entender as algas melhor...

 

Fica aqui um link sobre o assunto no qual gostei bastante de ler http://aquariumalgae.blogspot.com

 

Boas entradas ;)

Editado por LuisBarroso
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha opnião é igual a jpospr, nutrientes em excesso, fazem com que as algas proliferem pois alimentam se dos mesmos.

Lendo o artigo que partilhaste, já tinha conhecimento de muita coisa que lá refere, agora de facto não fazia a mínima de haver esta hipotese de quanto maior for o nivel de nutrientes, menos algas existem...

Contigo pelos vistos deu resultado, eu confesso que nos tempos de água doce, as algas me tiravam do sério mesmo:(

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha opnião é igual a jpospr, nutrientes em excesso, fazem com que as algas proliferem pois alimentam se dos mesmos.

Lendo o artigo que partilhaste, já tinha conhecimento de muita coisa que lá refere, agora de facto não fazia a mínima de haver esta hipotese de quanto maior for o nivel de nutrientes, menos algas existem...

Contigo pelos vistos deu resultado, eu confesso que nos tempos de água doce, as algas me tiravam do sério mesmo:(

 

Boas sempre segui esta regra a risca pois fui discutido em outro tópico, e nunca me tiram o sono tive algumas de inicio nada de mais mas já há uns tempos que não as tenho e como disse tenho sempre os nutrientes em altas(nada de exageros)

 

Nem me atrevo a fazer o test mas se deixa-se um nutriente ir a 0 podes ter a certeza que passado dias tinha algas...

 

Batas ver da seguinte forma se as plantas captarem toda a luz disponível para a fotossíntese, não teremos luz desponivel para as algas, no meu caso baixei um pouco a luz, aumentei o nível de CO2 e fertilizei "bastante", ao diminuir a luz e aumentando o co2 ajudei as plantas a captarem melhor a luz, por assim dizer com co2 a níveis desejados com nutrientes acima toda a "energia" das plantas vai para a captação de luz...

 

Agora se um nutriente faltar(basta um) o que vai acontecer?

 

Toda a fotossíntese vai parar ou abrandar, e toda a luz,co2,nutrientes vais para as algas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luis

 

Mas ir a zero é um desequilíbrio!! Ter 50 de Nitratos com 2 de Fosfatos e fertilizando com Potássio e alguns micros apesar de parecer um desequilíbrio não o é, pois tende a ir para o equilíbrio, consumindo--se os nitratos e os fosfatos. Acho que estás a ver mal o que é considerado desequilíbrio. Haver nutrientes não indica desequilíbrios.

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luis

 

Mas ir a zero é um desequilíbrio!! Ter 50 de Nitratos com 2 de Fosfatos e fertilizando com Potássio e alguns micros apesar de parecer um desequilíbrio não o é, pois tende a ir para o equilíbrio, consumindo--se os nitratos e os fosfatos. Acho que estás a ver mal o que é considerado desequilíbrio. Haver nutrientes não indica desequilíbrios.

 

Boas amigo :) não deves ter lido todos os meu posts ;)

 

Eu sou da opinião que nutrientes em excesso não causa algas mas sim a falta de um deles...

 

Não sei se me expliquei mal se foi esse o caso peço desculpa ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais