Recommended Posts

Publicado

Boa noite

tenho um aqua plantado com limnophilas, ceratophyllum demersum, cryptocoryne brown, anubias, fetos de java e tiger lotus red. O aqua ja tem mais de 6 meses e tenho visto as minhas plantas a ficarem cada vez mais fracas, a lotus acabou por morrer e a ceratophyllum está pelo mesmo caminho (só me sobram uns bocados da planta e a sua cor verde está muito esbatida), a limnophila é a que está com melhor aspecto mas não cresce e a cryptocoryne esta a ficar com as folhas verdes em vez de castanhas. As anúbias encontram-se bem, apesar de algumas folhas um pouco encaracoladas e o feto de java ganha constantemente novos "filhos" apesar de ter sempre muitas folhas a ficarem pretas, mesmo com grandes manchas pretas, penso serem algas mas não se têm espalhado ao resto do aqua.

Tenho 42 w de luz, 5h diárias, fertilizo com seachem flourish e potassio. Tinha apenas areia de sílica mas coloquei substrato manado há cerca de 1 semana. O aqua tem cerca de 75 litros.

Até agora não tinha testes mas já os adquiri e os valores são estes:

PH - 7

GH - 7

KH - 5

NO2 - 0

NO3 - 5 ou10 (não da para perceber bem mas acho que está mais inclinado para os 5)

PO4 - 0,25

Será que estes valores estão dentro dos valores óptimos? É que não sei o que me está a acontecer às plantas, nomeadamente às de mais fácil manutenção e rápido crescimento...

(os testes foram feitos antes da iluminação ligar)

Agradeço toda a ajuda!

Cumps

Publicado:

Podem ser vários factores

1 - Dizes os watt das lâmpadas mas não dizes os Kelvins nas mesmas, tb não mencionas há quanto tempo não trocas de lâmpadas

2 - Indicas que fertilizas com Seachem Flourish, será o Excel? Se for, muito bem, também fertilizas com Potássio, óptimo! Nitratos não precisas pq tens 5 ou 10 da coluna do aqua, mas e Fosfatos?

3 - Valores de fosfatos - eu subia-os um pouco.

Verifica:

Tempo das lâmpadas, não devem ter mais de 1 ano no caso de serem florescentes, pois perdem eficácia

Kelvins das lâmpadas , devem andar entre os 6.500k e os 10.000

Fertilizações com fosfatos (de forma moderada) até ficares com o valor de 1

Tentava juntamente com o Flourish Excel para já fertilizar tb com CO2 caseiro, e depois se vires que surte efeito pensares em pressurizado.

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Publicado: (editado)

As lampadas (T5) que tenho não sei quantos kelvins têm pois vieram com a calha mas realmente já têm cerca de um ano de uso. Depois tenho outra lâmpada de cor azulada, que geralmente nao uso (não sei se faço bem ou não) que é uma T5 power glo de 39w e de 18.000k.

Mas sinceramente parece-me que as lâmpadas estão a mandar uma boa luz... Ou não se vê a olho nu a perda de eficácia das mesmas?

Em relação ao flourish é o normal, apenas baseado em micros, não é o excel.

Editado por tixxa
Publicado:

esse azul com 18000 k é mais para salgados

o ideal sera sempre uma de 6500 k + 8000 k ou em vez da 8000 k que vais ficar com o aquario muito amarelado coloca 6500 + uma de 10 000 k

é o que uso á anos

alem dos seachem que ja usas podias tambem ter o seachem de ferro

flourish uma vez por semana e potassio + ferro diariamente

Publicado:

Pois, o machuqueiro tem razão, a partir dos 10.000k o espectro começa a ser primordialmente ocupado pela gama dos azuis, mais usado em aquários salgados, não favorecendo o crescimento das plantas, pois estas absorvem espectro na zona dos amarelos e laranjas. Por isso essa lâmpa deves retirá-la

A eficácia não se vê a olho nu, não dá para distinguir, mas se nas pontas já evidenciarem uma tonalidade do género "nódoa negra" é porque certamente estão a ser usadas há demasiado tempo.

A Fertilização deve ser feita com macros NPK e micros, micros geralmente vêm nas TPA's a quando das trocas de água, mas fertilizar com esses ajuda.

NPK - como já tem Nitratos, não fertilizas, Fosfatos (P) parece-me a meu ver que estás com insuficiência e Potássio fertiliza-se na mesma proporção de Fosfatos, não há reagentes que testem a quantidade de Potássio . Mantém-te a usar os Seachem são bons fertilizantes pq permitem fertilizar de forma individual

Se quiseres passar a usar o Flourish Excel tb seria uma boa opção, é um excelente produto e se aplicares directamente sobre algumas algas estas morrem, (desligas o filtro para não haver movimentação da água e com um seringa vais deitando pouco a pouco, em 3 dias desaparecem)

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Publicado:

Pois, o machuqueiro tem razão, a partir dos 10.000k o espectro começa a ser primordialmente ocupado pela gama dos azuis, mais usado em aquários salgados, não favorecendo o crescimento das plantas, pois estas absorvem espectro na zona dos amarelos e laranjas. Por isso essa lâmpa deves retirá-la

A eficácia não se vê a olho nu, não dá para distinguir, mas se nas pontas já evidenciarem uma tonalidade do género "nódoa negra" é porque certamente estão a ser usadas há demasiado tempo.

A Fertilização deve ser feita com macros NPK e micros, micros geralmente vêm nas TPA's a quando das trocas de água, mas fertilizar com esses ajuda.

NPK - como já tem Nitratos, não fertilizas, Fosfatos (P) parece-me a meu ver que estás com insuficiência e Potássio fertiliza-se na mesma proporção de Fosfatos, não há reagentes que testem a quantidade de Potássio . Mantém-te a usar os Seachem são bons fertilizantes pq permitem fertilizar de forma individual

Se quiseres passar a usar o Flourish Excel tb seria uma boa opção, é um excelente produto e se aplicares directamente sobre algumas algas estas morrem, (desligas o filtro para não haver movimentação da água e com um seringa vais deitando pouco a pouco, em 3 dias desaparecem)

assino por baixo

Publicado:

Agradeço a vossa ajuda!!

Vou fazer como recomendam, apenas tenho mais umas dúvidas, se me puderem ajudar...

Para ver se fazia efeito comecei a fertilizar diariamente com os seachem, fiz a conta da dose recomendada na embalagem e depois dividi pelos dias da semana, devo continuar a fazê-lo ou fertilizo apenas semanalmente?

Para além do flourish e do potassio acrescento o ferro diariamente (jbl ferropol 24 ou outra marca?) e em relação a fosfatos, o seachem phosphorus é indicado ou poderei adquirir melhor?

O flourish excel é em alternativa ao flourish normal, ou uso um ou o outro, juntos não, correcto?

Desculpem e agradeço imenso!

Cumps

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!