Planorbis ou Neritina?


exman

Recommended Posts

Boa noite carissimos,

 

Tive um problema com green spot nos ultimos tempos ( finalmente foi controlado graças às ajudas aqui do fórum ), No entanto sobressistem alguns focos da praga nas plantas. Gostaria de os eliminar mas a poda teria de ser devastadora para algumas plantas pois estavam muito infestadas, não esquecendo algumas zonas dos vidros que chego lá com alguma dificuldade.

 

No entanto tenho Planorbis no meu aquário práticamente desde que o montei. A colónia está estável e até os vejo de volta das algas mas não me parecem muito eficazes. Li que as neritinas adoram Green Spot e outros tipos de alga ( e são mais atraentes a nivel visual que os Planorbis...) daí gostar de arranjar um ou dois exemplares. (Sei do problema dos ovos mas creio que as algas me incomodam muito mais).

 

Isto realmente está comprovado acerca das neritinas? Onde arranjo alguns caracóis destes?

 

Cumprimentos

Renato Ferreira

Santa Maria da Feira/Aveiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os animais darão uma ajuda, mas haverá uma causa que cria o problema, pelo que convem resolver. Sim, as neritinas e os neritideos no geral consomem green spot, que é onde está a sua grande vantagem, também consomem outro tipo de algas mais chatas que poucos animais consomem. Se o problema é nas plantas, o melhor é adquirir clithon sp. que são neritideos, mas de menor porte, logo podem trepar as plantas, jás as neritinas/vitinas/septarias normais é mais para limpar nos vidros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

conseguem limpar anubias, pois as folhas são fortes. clithon e neritinas são o mesmo tipo de gastropode, i.e. neritideos.

 

o termo caracol é incorrecto. podes adquirir isso em lojas, criações em casa é dificil.

 

O que denominas de Planorbis (que não o são), deverão ser palnorbella sp. não são considerado comerciais apesar de terem aparecido umas variedades apelativas, esses sim são caracois.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem agora fiquei meio "embaralhado" . Julgava que eram Planorbis...é no que dá ter andado afastado do fórum quase um ano...ehehe

 

Pois mas não moro perto de nenhuma loja de aquáriofilia...aqui em Aveiro tenho a Zoofeira mas nunca lá vi disso e quando há caracois normalmente são só as cascas...

Renato Ferreira

Santa Maria da Feira/Aveiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

no forum são tratados como planorbis corneus... logo estás atualizado. Apenas estou eu a dizer que não são planorbis corneus. Isso é porque as lojas não sabem alimentar estes bichos ou têm problemas na adaptação logo morrem, dai as cascas. Na ausencia de algas em numero que sustente pode-se dar abobora fervida por ex.

 

eu tenho várias quer neritinas quer clithon, e até uma septaria solitaria, apesar de ter comprado várias na altura. :D tens que fazer pressão e pedir, só assim sabem o que as pessoas querem. Agora com a crise, as lojas pedem menos coisas e restrigem-se ao básico.

 

também podes tentar no forum/classificados, é uma verdadeira loja e por norma bem mais em conta, agora os foruns de aquariofilia é como a web 2.0 da fauna. Vendemos o que temos a mais e pedimos aos outros eles possam ter a mais.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha já que estás empenhado em ajudar vou pressionar-te a ti. Se tiveres a mais algum bicho destes diz ehehehe

 

Eu aqui nestas lojas por mais que peça não mandam vir porque dizem: "só podemos mandar vir se comprar no minimo 10 ou 15"...eh pah eu entendo este ponto de vista mas eu não preciso de tantas neritinas ou outros caracóis que sejam...e passado uns tempos lá encomendam meia duzia sem eu saber e quando lá vou vejo cascas (mesmo que estejam vivos tenho receio de já estarem meios doentes e nunca os trago)...devem encomendar para enfeitar os aquários. Enfim estas lojas tem imensos defeitos a nivel de aquariofilia...são a tipica loja de hipermercado.

 

Mas agradeço a ajuda, coloquei um anuncio nas procuras caso apareça alguem sou capaz de introduzir um ou dois exemplares no meu aquário ;)

Renato Ferreira

Santa Maria da Feira/Aveiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas,

 

Podes comprar online, aqui por ex: http://www.crystalred.eu/categoria/3/207/caracois/

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais