Recommended Posts

Publicado

Antes de mais muito boa tarde.

Depois de algumas horas a ler os tópicos para iniciantes e, mais alguma coisa por aí, decidi que vou montar um aquário.

Com esta decisão começaram as duvidas, e gostava que me dessem a vossa opinião (qualquer opinião é bem vinda porque ainda sou "virgem")

Antes de mais ainda não sei bem o aquário que vou comprar, mas vai rondar os 80 a 100lt, daqueles kits. Não queria muito mas o money esta a contar bastante porque tenho que comprar tudo, testes decoração, etc.

Ora cá vão as duvidas.

1- Ora pelo inicio, o ciclo do azoto, eu quero meter umas plantitas para ajudar ao equilíbrio do aquário, e como já tenho lido por aí ainda demora um bocadito, existe a possibilidade de a namorada me emprestar os Rambos (cometas que ela trata um bocadinho mal) dela para ajudar, so que estes são de agua fria, existe problema para as plantas de começar o ciclo em água fria??

2 - Ora li por aí que é importante o CO2, eu n quero o aquario muito plantado, no maximo 5 daquelas plantas descendentes do Rambo, é mesmo necessário o CO2?

3 - Esta é a lista dos peixes que quero meter

http://www.aquariofi...?showtopic=9830 1 ou 2

ou então as seguintes coridoras, mas não sei qual come melhor as algas, pois isso costuma ser um problema.

http://www.seriously...ereri&id=291#11 4 a 6

e agora os principais habitantes

http://www.seriously...heckelii&id=109 1 ou 2

http://www.seriously...minor&id=851#11 pelo menos 6

tentei ter em conta a regra de 1lt de água por 1cm de peixe.

Agradeço desde ja todas as opiniões dadas e serão todas bem vindas.

Ps: O aquário, se nada de transcendente se passar, será comprado na 6ª feira

Publicado: (editado)

Boa tarde.

O principal conselho que te dou é para não te precipitares na escolha e compra, quer do aquário quer dos peixes.

Se queres comprar o aquário em kit tens que ter em atenção é possível que no futuro alguns dos equipamentos se tornem obsoletos com alguma facilidade, especialmente a filtragem. Para um aquário desse tamanho já se justifica um filtro externo. Vê antes o que está por aqui na secção dos classificados que muitas vezes encontram-se bons negócios por lá.

Em relação às tuas dúvidas, cá vai a minha opinião:

1 - Dependendo das plantas podes sem problema algum fazer o ciclo com água fria. Tens é que ter cuidado na transição, logicamente. Se quiseres podes optar por fazer o ciclo sem peixes, adicionando um pouco de comida e se entenderes bactérias (existem no mercado produtos que ajudam à colonização rápida das bactérias, mas é só para quem quer meter). Como queres plantas pouco complicadas, não estou a ver grandes problemas...

2- Existem várias plantas que não necessitam de CO2. Eventualmente podem precisar de fertilizantes ou substrato fértil. É uma questão de pesquisares melhor. Na secção das Plantas aqui do fórum tens várias opções. Não te esqueças que a escolha das plantas está condicionada ao sistema de iluminação do aquário e esse muitas vezes é um dos calcanhares de Aquiles dos kits... Vê também no site da Tropica (http://www.tropica.com/plants.aspx), por exemplo, as que achas piada.

3 - A escolha dos peixes é sempre algo muito pessoal. Dos peixes que falas, as corydoras estão associadas à limpeza de detritos no aquário, não de algas (usualmente). Nesse caso tens os peixes limpa-vidros estilo os plecos, ancistrus ou otocinclus (entre outros). Tens é que ter cuidado na escolha dos peixes. Estás a falar em respeitar a regra de 1cm de peixe por litro, mas isso tem que ser usado com discernimento. Logicamente que por 4 peixes de 5 cm é diferente de por um de 20 cm... Portanto escolhe bem. Eu não mantive nenhum Acarichthys heckelli, mas repara no que diz no próprio site que indicaste: Tanque com 150 x 45 de dimensões para manter um par. Esta informação em conjunto com o facto de ele atingir 20 cm de comprimento indica que necessitas de um aquário ainda grandito. No caso de peixes grandes, podes sempre mantê-lo enquanto for pequeno e depois dá-lo, mas para mim isso não faz sentido porque me afeiçoo aos animais...

Portanto pensa bem e planeia as coisas com mais calma, porque me parece que ainda tens aí umas arestas para limar...

Boa pesquisa e boa sorte no inicio deste hobby

P.S. - No entretanto surgiu um negocio aqui no forum que até pode ser interessante para ti... mantém-te atento: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=188907&hl=&fromsearch=1

Editado por jonya4

Cumprimentos,

João Ribeiro

Publicado:

Desde já muito obrigado pela tua opinião.

1 - Quanto ao ciclo é algo a pensar, sabes que existe sempre aquela cena, e eu sei que a minha namorada mantem os desgraçados dos peixes 2 semanas sem filtro, nem troca de água, e quando faz , só faz TA's. Já me fartei de lhe dar na cabeça mas pronto.

2 - Tenho que ler mais um pouco, mas para te ser sincero as que eu gosto mais são de dificuldade média ou elevado, o que me leva ao desinteresse na forma da planta, mas o interesse em que elas exitam é forte, pois ajuda a um bom equilíbrio do aquário.

3 - Pois isso dos Acarichthys heckelli foi mais uma das minhas grandes tristezas, eu comecei com o bichinho por causa do tubarão martelo, vi que não dava, e agora este também. estou a ficar abatido. Provavelmente não vou comprar nenhum.

Quanto ao aqua pois olha que ja me passou tudo pela cabeca, com sump por 160€, kits, etc... O que me disseram é que se eu substituir a bomba da biobox a coisa fica porreira. Quanto à iluminação os kits são a verdadeira treta porque porque so trazem uma lampada. mas pronto. Sabes como n sei muito tenho muitas coisas. E também fazer agora grandes investimentos sem eu ter grande prática nisto não me sabe la muito bem.

Publicado:

jonya4 já esta decidido, vou comprar um aqua com 80 comp, 40 larg, 40 altura, calha com um total de 72 watt, vai ter um filtro de interior, bomba com débito de 1100lt/hora. Já sei que é bom um filtro externo mas como no inicio a carga orgânica vai ser reduzida vai dar, e depois compro o externo.

Tenho so uma duvida, como "aspiro" o fundo do aqua??

Cumps

Publicado:

Não deixas de ter a tua razão, não sei que fazer, mas estar a meter o filtro externo aumenta em cerca de 40€ o preço de todo, e isso é um bocado pesado, a intenção é ficar com um externo, mas mais para a frente. Será que mesmo com poucos peixes e 5 plantas é muito???

Obrigado pela opinião

Publicado:

boas vou dar a minha opinião pelo que já passei nos primeiros tempo de aquario a carga orgânica é muito elevada a meu ver devido a fase de adaptação das plantas também a plantas que se adaptação melhor que outras, com um filtro interno vais estar sempre com as mãos dentro do aquario para o limpar vai perder a força facilmente já tive um e foi pelo que passei em dimensões mais pequenas, como também queria poupar uns trocos optei por um de cascata pois tenho um aquario de 30Lt parado e ficara para ele mais tarde pois penso em comprar um externo mais rapidamente possivel, um conselho que te dou tenta poupar nos testes por ex ou em outra coisa menos desnecessária e opta pelo filtro, ou ate mesmo espera mais um pouco a meu ver vais gastar dinheiro no interno e mais tarde vai arrepender-te...

Outra coisa na minha opinião não deves fazer o ciclo com peixes o ditos mais resistentes, vai com calma poupas sempre dinheiro e os habitantes vão ficar felizes por isso ;)

abraço

Publicado:

Thanks pela dica. Realmente vou optar por não meter peixes enquanto não completar o ciclo. Quanto ao filtro, tens razão no que dizes, tenho que ponderar muito bem no que vou fazer, mas na prática o filtro é uma bomba com capacidade de 1100 lt/hora com cerâmica e lã de vidro, segundo o vendedor. Ele também falou no filtro externo, mas disse que o tal filtro interno também não é assim tão mau, so tenho que ter cuidado na quantidade de peixes, e já não é o primeiro que me diz isso. Não sei vou ver se consigo meter o filtro externo.

Obrigado pela opinião.

Cumprimentos

Publicado:

Thanks pela dica. Realmente vou optar por não meter peixes enquanto não completar o ciclo. Quanto ao filtro, tens razão no que dizes, tenho que ponderar muito bem no que vou fazer, mas na prática o filtro é uma bomba com capacidade de 1100 lt/hora com cerâmica e lã de vidro, segundo o vendedor. Ele também falou no filtro externo, mas disse que o tal filtro interno também não é assim tão mau, so tenho que ter cuidado na quantidade de peixes, e já não é o primeiro que me diz isso. Não sei vou ver se consigo meter o filtro externo.

Obrigado pela opinião.

Cumprimentos

Ora boas!

Eu concordo com os conselhos que têm dado.

Na minha opinião vale o "sacrifício" e optar por um externo por vários motivos:

• A necessidade de manutenção é muito superior num filtro interno o que introduz muitas perturbações ao ecossistema
  • Os filtros externos têm a vantagem de ajudar a aumentar um pouco o volume de água do aqua em vez de o diminur como num interno
  • Tem um volume de filtragem muito superior. Não é caudal que falo. E isto é bastante importante e muitas vezes esquecido. Especialmente importante na questão da filtragem biológica que te regula NO2, NH3/NH4, etc.
  • O externo é um filtro que te "dura" mais. De facto custa um pouco mais agora mas depois rentabiliza. (Não tens de comprar 2...)

Espero ter ajudado! :)

Abraço

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Publicado:

Ok estou convencido, amanha vou já devo avançar com a encomenda que deve demorar uns 15 dia a estar pronta. Depois digo alguma coisa.

Obrigado pelos comentarios

Publicado:

Boa tarde.

Desculpa só estar a responder hoje, mas já vi que tens sido bem aconselhado.

Acho que fazes bem em apostar no filtro externo. É um investimento que compensa bastante. Não só por ser mais fácil limpar, como permite ter um volume de filtragem adequado e ganhas bastante espaço útil no aquário. Já para não falar na estética... é muito melhor não ter um mono daqueles no aquário.

Fizeste bem em escolher essas dimensões. Ainda este fim de semana estive a ver um aquário de 90 cm de frente, mas com 47 de largura e parecia bem maior. Fiquei impressionado.

Agora é escolher uns peixitos que se fiquem bem no aquário.

Faz o ciclo com calma e tem paciência durante este tempo. Aproveita para te informares melhor sobre os peixes.

Cumps

Cumprimentos,

João Ribeiro

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!