pop eye em escalar e ramirezi


nuno34

Recommended Posts

bons dias

venho pedir a vossa ajuda

 

tenho aqua com 90 x 40 x 50 comunitario plantado

plantas de crescimento rapido e de crescimento lento

co 2 + fertilização

filtro externo 900 lt. hora limpo os pré filtros de mes a mes

faço tpa todos as semanas de cerca de 20 a 30% e ainda tenho um filtro uv a trabalhar 2 horas por dia á noite

ou seja acho que tenho o equipamento e manutenção para manter todos os bons parametros

no entanto ja me morreram tres peixeis em alturas diferentes com a doença dos olhos salientes

a doença normalmente é tão rapida que nem com esha 2000 ou o backtopur da sera os consigo salvar

ja li que esta doença pode ser má qualidade da agua , mas com estes tpa e o bom filtro que tenho fico com duvidas

nota: sempre que faço tratamentos desligo o uv

 

alguem conhece as causas ou um tratamento mais eficaz

Posted Image

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De facto tens razão, parece tudo bem, mas eu aumentava o tempo do UV...só durante a noite mas mais horas.

 

Há uma coisa que eu gostava de saber do teu setup, para um filtro 900 L/H deves ter um UV bem potente, qual é a potencia dele (em watt)?

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem o filtro é um jbl 900 mas penso que com as materias filtrantes de origem passa para cerca de 500 a 600 lt. e as minhas cestas ja teem um tunning substitui uma das esponjas grossas por eheim bioball ( não é este o nome correcto!!!) e na ultima cesta troquei uma das esponjas por lã.

o filtroUV não quero mentir mas julgo ser um boyu de 10 ou 15 wt.

não tenho posto o uv mais horas porque tenho receio que corte nos fertilizantes ...

Posted Image

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá :)

 

 

Os escalares são muito propícios a essa enfermidade, tive um caso, numa fêmea, foi o único caso num comunitário (240 litros) com mais 7 Escalares, 5 Discos na companhia de várias espécies de Coridoras e também de 4 Ancistros.

Penso que, no meu caso, a inflamação do olho da minha escalar deveu-se a algum combate entre eles, ela, quando o "marido" leva porrada, também gosta de dar à fartazana e quem vai à guerra dá e leva…

Fiquei muito triste quando a vi assim mas, ao mesmo tempo, observei que o animal alimentava-se normalmente (e de que maneira) e que, apesar de pensar que poderia perder aquele olho, ela sobreviria e não fiz nada de nada. Passado uns dias, talvez uma semana depois, verifiquei que o inchaço era cada vez menor e a névoa que acompanhava o inchaço naquele olho, também estava a desaparecer, hoje em dia parece que nada houve com ela, está como nova (com mais de dois anos).

Li, em algures, que o tradicional tratamento de banhos de sal por umas horas, pode ajudar a resolver o problema...

 

 

Cumprimentos,

Avelino Nascimento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

avelino obrigado

no meu caso não houve bulling

ontem ja fiz uma tpa de 40% e aumentei o nº de horas do UV.

daqui em diante vou tentar prestar mais atenção , assim que veja algum peixe mais escondido que o normal vai logo uma boa tpa

Posted Image

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais