Motor de Lago


Recommended Posts

Boas Noites

Ora bem, tenho o lago, o bidon, com as materias filtrantes tudo no sitio, e a bomba que extrai a água do lago passa pelo dibão e volta a sair......mas eis que o motor entope, ou é uma folha, ou a esponja que lhe puz ficou cheia de lixo.....como vou resolver esta questão?????afinal não andei a gastar um monte de dinheiro e de tempo e o problema mantem-se o motor para porque fica sujo......como fazer então para impedir que isto aconteça???

Alguem que me ajude.....

Um abraço

Isa Ganhão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, para te ajudar queria saber que tipo de "motor" é que tens instalado e onde está instalado.

 

Mas numa primeira opinião devias de colocar um pré filtro antes da aspiração.

lagofilia ecossistemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Objectivo da esponja é mesmo essa. filtrar os objectos e retê-los antes que entrem pelo sistema e entupam noutro lado qualquer ,ou até mesmo saturem o material que está no pote. agora também depende do tipo de esponja que colocaste,pode ser muito fina,

 

qual é a frequência que se tem de limpar?todos os dias, semanas? um outro filtro mecânico pode resolver o problema,tal como disse o Gardenkoi ,agora tem sempre de se limpar...

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem instalei o filtro externo do lago no sabado, e meti uma esponja no motor, de uma marca qualquer....4500.....o motor esta dentro do lago, que aspira a água e a leva por um tubo para dentro do bidon, a água circula e depois volta a sair para dentro do lago.~Meti o motor dentro de um genero de saco de rede mosquiteira e ate ver o motor ainda nao entupiu apesar de chuva e das folhas que caem dentro do lago.

No entretanto elevei o bidon e o tubo por onde sai a água tem de estar virado para baixo senão o bidon enche e começa a deitar a água para fora, nao entendo, tem tampa, como pode ser???queria ligar o filtro UV ,mas a água não sobe pelo tubo.....será que liguei mal a entrada e a saida da água do lago ao bidon????????

Neste momento nao tenho fotos, alem de que só chove e escurece cedo, tenho de esperar pelo fim de semana.

Mas até lá, aceito mais ideias.

Isso de pré filtro é o que???O lago tem à volta de 40 cm de fundo e 1.35x1.65------é de lona e tem pedras a segurá-la.é possivel faze-lo???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, mas que grande confusão.

 

È dificil entender o que está a acontecer, mas segundo parece ou tens uma bomba demasiado potente para esse filtro ou então estás a ligar o UV depois do filtro.

Esse filtro tem tampa segundo dizes mas não é estanque e não presuriza, então a água sai.

O Uv depois do filtro não dá porque o filtro não presuriza e a agua não tem pressão dentro do UV.

(Penso ser este o problema, mas mete fotos)

 

Quanto ao pré filtro, é mais ou menos o que fizeste mas talvez com um maior volume.

lagofilia ecossistemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

POis estava a ligar o UV depois do filtro realmente, tanto que desisti, mas tudo ainda está um bocado em stand by, porque como tem chovido e eu nao sei bem o que fazer vou fazendo experiências.......meti a bomba dentro de um vaso de barro, mas nao sei nem o que lhe colocar dentro para proteger a bomba para não se sujar, ate ver lá vai entrando e saido água...agradeço a vossa ajuda, mas de momento estou um bocado empancada.....o motor está só a tirar a água do lago a fazê-la circular pelo bidon com as materias filtrantes e a sair por outro tubo para dentro de uma anfora de barro, e ao longo da semana vai ficando cada vez menor o jorro de água....depois limpo a bomba e a água volta a sair com mais força, mas passado pouco tempo voltamos ao mesmo, a água do lago está limpa, mas os peixes estão escondidos dentro das anforas que tenho dentro do lago e quase nunca os vejo.

Primeira questão:

Que tipo de materia posso colocar no vaso para evitar que o motor fique sujo????uma vez li que teca era bom...ora eu não faço a minima ideia o que é teca.....uma luz????agradeço.....fotos ainda não há.....pelo menos com o filtro actual.....depois posto.....

Cumps.Isa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi

li o topico na diagonal que ando aqui apanhar chuchas e no meio duma birrinha lol

penso que se referem a teca e não leca-

leca serve como meio filtrante baixo custo

em relação a bomba é daquelas de se meter dentro de agua certo ? se for dessas parece me que devias meter uma mais potente.

existe umas com maior passagem de solidos ou seja vai folhas vai tudo.

se der para a trocares melhor

se não der podes sempre tentar fazer um circulo em rede ligeiramente maior que o diametro da bomba e mete-la no centro sempre evita que se esteja sempre a entupir

 

espero ter ajudado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem, vamos entao com fotos colocar as questoes e tentar que alguem me de doluçoes ou ideias, a ver.....

O Filtro:

Pic_17193_20.jpg

 

O filtro:

Pic_17193_22.jpg

a entrada da água no flitro que entra pela bomba

Pic_17193_36.jpg

 

Agora as entranhas:

Ao abrir o filtro estava assim:

Pic_17193_26.jpg

Em baixo está um saco com ceramicas e areia vulcanica:

Pic_17193_35.jpg

No meio esta esponja, que ao fim de 15 dias ja estava desta cor:

Pic_17193_30.jpg

As biobols que ficam por cima de tudo

Pic_17193_27.jpg.

A entrada da água faço-a por aquele tubo de cima e a saida por aquele tudo de baixo:

Pic_17193_32.jpg

Agora as questões:

Acham bem que o bidon esteja elevado?Puz-lhe aquele alguidar branco por baixo....a entrada e a saida da água estão correctas?

Que devo por dentro do vaso de barro para o motor não se encher tão depressa de folhas e outras porcarias?

Hoje limpei o motor e depois de o ligar o bidon começou a deitar a água por cima, resolvi então retirar tudo para limpar e voltar a colocar....

Que estou a fazer mal?

E a lampada UV ligo entre o motor e a entrada para o bidon?ou quando ligo???Ou não ligo???

O lago como ja disse no inicio tem cerca de 40 cm de fundo e 1.35x1.65.

Ideias há???

Tenho uma carpa enorme e 4 pequeninas, que agora praticamente nem se vêm, dentro do lago tenho duas anforas para os peixes se abrigarem.

Agradeço sugestoes,soluçoes,palpites,etc......

Isa Ganhão

Editado por IsaGanhão
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda me falta colocar a foto do motor e a saida da água, que não estou a conseguir, aqui vai mais uma tentaiva:

o motor dentro de um vaso de barro:Pic_17193_37.jpg

ea saida da água

Pic_17193_38.jpg

Aqui está.

Isa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

no meu lago tenho um motor com uma válvula retentora sem qualquer tipo de filtragem adicional uma vez que o filtro para o meu sistema tem que ser pressurizado e de momento é demasiado caro para o meu orçamento, até agora a agua esta cristalina e nao tive nenhum peixe doente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais