Quais os factores que afectam a cor dos camarões?


jatirbac

Recommended Posts

Olá,

Gostaria que quem tivesse algum conhecimento e/ou experiência me pudesse dizer quais são os factores que mais afectam a coloração dos camarões, mais propriamente dos red-cherrys.

Quando me refiro a factores estou a falar em:

-condições de água (se os valores de "x" aumentarem/diminuirem eles perdem cor;

- tipo de alimento (se der comida "x" ou "y" eles ficam com tons mais/menos avermelhados);

- se tiverem num aquário com/sem musgo vão ter tonalidades diferentes

-situações de stress (se tiver com peixes ficam mais transparentes ou não)

... etc

 

Todas as ideias são muito bem vindas.

Estou a montar alguns aquários, e gostava de estudar algumas variáveis que afectem a coloração dos camarões (neste estudo vou utilizar somente red-cherrys).

 

Agradeço qualquer contributo que possam dar.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

na minha experiencia ... so posso dizer que, cada camarao tem, a sua côr natural. no caso dos red cherry podem ficar palidos quando assustados, quando stressados, quando estao muito tempo ás escuras, ou quando estao muito fora das suas condiçoes idiais.

 

outros camaroes podem ficar palidos ou escuros nas mesmas situaçoes.

 

em algumas especies de camaroes ja reparei que as femeas quando estao ovadas tendem a ficar mais escuras, como os caerulea, os heteropoda "wild form" e os ibericos. nos red cherry nao noto essa diferença.

 

seja como for, nenhuma destas condiçoes altera de forma permanente a côr do camarao. de volta a um ambiente natural e sem stresses ... ele volta a côr natural.

 

algumas comidas podem intensificar a côr dos camaroes, mas como nunca usei comidas que tivessem esse objectivo, nao posso responder. e tambem nao sei se deixarem de comer a comida "corante" se a côr permanece ou se desaparece.

 

cumps.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Penso que a cor do camarão está 1º relacionada com a parte genética dele e somente depois vem o resto.

Até porque os Red Cherrys são apurados dos var. Wild. E que se não fores fazendo uma selecção dos melhores, a seu tempo voltarás a ter var. Wild no aquário.

 

Isto é ... ha na mesma colónia de camarões uns com mais cor que outros, todos colocados ao mesmo tempo nas mesmas condições e todos com o mesmo "humor".

Por mais calmo ou estável o aquário, se o gene do camarão for de baixo nivel na cor, a cor nunca irá sofrer muitas alterações.

 

Dp há factores como o ph, temperatura, luz, substrato, alimentos que podem influênciar a cor do camarão.

Ex. viver num ph ou numa determinada qualidade de água ou temperatura, que não seja ideal para o camarão, faz com que ele não esteja a 100% e vá sobrevivendo. Logo ai a sua tonalidade nunca será a tonalidade real dele. Do sobreviver ao viver e conseguir assim criação nessa colónia (sinal de que tudo está ok para eles) ainda vai um bocadinho. Acredito que nunca colónia estável o próprio aspecto dos camarões (cor) será logo diferente.

 

Para o caso dos Red Cherrys um substrato escuro faz realçar a cor deles pelo contraste de ambas as cores.

Alguns alimentos podem ajudar também pelo que li algumas coisas aqui no forum como o pimentão por exemplo.

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

Podias fundamentar um pouco? dizes isso por experiência ou existe algum artigo científico que fale sobre isso?

Esse factor afecta os red-cherrys? ou é só para os blue pearl?

De que forma é que o substrato pode influenciar? aumentando o contraste? ou provoca mesmo alterações na cor dos camarões?

 

É o tipo de substrato que influencia? ou é a presença/ausência do mesmo?

Que tipos de substrato têm efeito negativo? e positivo?

 

Cumprimentos

 

PS: Obrigado a todos os que responderam :)

Editado por jatirbac
Link to comment
Partilhar nas redes sociais