Novo Aquá 160L Dúvidas


tiago_silva

Recommended Posts

Olá a Todos!

 

Comprei relativamente à pouco tempo um aquá de 160L, já tinha um de 60L mas quis evoluir para um aquá de maior capacidade.

Já fiz uma grande pesquisa neste forum e já aprendi algumas coisas que não sabia. Vou começar por explicar a montagem passo a passo para saber se errei, onde errei, etc... Toda a ajuda é bem vinda.

 

Material:

 

Aquá de 160L da Aqua Light

 

Filtro da Aqua Light (veio incluido com o Aquá)

Capacidade de 100L a 260L

-Esponja

-Porcelana

-Carvão

 

Filtro Trio 2000 (pertencia ao meu aquá antigo)

Capacidade 40L a 60L

-"Algodão"

-Porcelana

 

Fundo:

 

-Areão

-Sera Floredepot

-Areia fina Água Doce(comprada em loja)

 

Quanto à montagem procedi da seguinte maneira:

 

- Coloquei como base areao, depois Sera Floredepot, outra camada de areao e por fim a Areia Fina.

 

- Comecei por encher o Aquá com um prato no fundo para não deixar a agua turva e introduzi as plantas num só lado do Aquá (afim de poder ter uma parte visivel para visualizar os meus peixes).

 

-Introduzi Aquatan, Nitrivec e Sera Florena (40ml de cada produto)

 

- Coloquei os dois filtros a trabalhar com as matérias que indiquei em cima durante uma semana e no final dessa semana levei uma amostra da água do aquá para analisarem a mesma e estes foram os resultados:

 

PH - 7.6

NO2 - 0

NO3 - 20 MG/L

GH - 40

KH - 10

PO4 - 0.25MG/L

 

Disseram que a dureza da minha água estava baixa e recomendaram-me comprar Sera mineral salt e introduzir no aquá duas colheres de sopa, mas eu só introduzi uma colher "cheia" do mesmo.

Acabei por trazer 1 Limpa Fundos, 1 Limpa Vidros e 1 Come Algas.

 

- Depois acabei por cometer o maior erro como já vi noutros tópicos, comprei os seguintes peixes:

 

3 Guppys Macho

6 Guppys Femea

4 Plattys

2 Molly

1 Tubarão Bala

10 Neon

 

No total tenho 29 Peixes no meu Aquá

 

O que notei ao fim da primeira semana antes de ter peixes é que a agua ficou um pouco esverdeada e recomendaram-me que diminui-se o tempo de luz para 9 Horas.

Existe alguma solução para este problema?

Eu já nem pergunto se os meus peixes vão sobreviver pois cometi dois grandes erros:

 

- Misturar Guppies com Neons.

- Juntar todos os peixes de uma só vez.

 

É triste acordar um dia e velos mortos inda pra mais sabendo eu que os matei (o responsavel por eles)....

 

Se me poderem dar alguma ajuda quanto à água agradecia imenso.

 

Melhores Cumprimentos,

Tiago Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas noites Tiago!

o maior erro que tu fizeste foi nao esperar para terminar o ciclo do aquario!

nao te aconselho de todo a continuares a colocar quimicos na agua .

o meu conselho e visto ja nao poderes retirar os peixes para outro aquario é que faças uma tpa diaria de 15% de agua pelo menos

deixas a repousar durante a noite e na noite seguinte colocas no aquario com uma mangueira fina para nao mexer muito com a temperatura e os parametros do aquario,nao precisas de adicionar nada á agua nem ao aquario.

dentro de 15 dias medes a agua e mais importante do que os parametros de ph,gh,dh são os niveis de no2 e no3 que por essa altura ja devem estar estabilizados

a amonia já estará a zero e terá de continuar assim o no2 tambem e o no 3 com niveis aceitaveis.

cumprs

abraços

joao santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite J-Santos!

 

Desde já muito obrigado pela tua disponiblidade e ajuda.

Vou deixar já para esta noite aguá em dois garrafões de 5 litros, para amanha à noite mudar a água.

Um erro que cometi foi meter o filtro grande no centro do aqua, o que fez com que a água fica-se muito agitada. acabei por colocar ambos de lado e já melhorou bastante, nota-se que os peixes deixaram de "lutar" contra a corrente e ainda as plantas continuam a sentir a circulação da água de uma forma muito mais moderada.

Como vou fazer TPAs o mais provável é que a água que se encontra um pouco esverdeada passe a ficar mais clarinha certo?

 

Obrigada mais uma vez

 

Melhores Cumprimentos,

Tiago Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quanto a agua ela vai perde esse tom verde pois isso provavelmente serão micro algas por excessos de nutrientes

se fizeres esta rotina de que falamos vais ver que nao precisas de quimicos e que os peixes te agradecem muito.

dentro de 2 semanas faz os testes e entretanto vai postando a evolução do comportamento dos peixes e se puderes mete umas fotos.

espero que te tenha sido de ajuda

alguma duvida nao hesites estamos aqui para nos ajudar e apoiar uns aos outros

 

abraços

abraços

joao santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá J-Santos

 

Tenho mudado 25% de água de 3 em 3 dias (não posso mudar 10% todos os dias devido ao meu trabalho).

Como era de esperar tive duas baixas, uma Guppy Femea(esta já vinha com problemas quando comprei mas só reparei em casa) e morreu um neon.

Até agora aparenta estar tudo normal, desde que mudei os filtros de sitio os peixes ficaram muitos mais tranquilos.

Uma Femea Guppy já deu a luz dois Alevins, onde meti na maternidade. Quanto ao comportamento de um Molly que eu creio que seja uma fêmea é que me anda a deixar um pouco preocupado. Esta ataca mas não "morde" todos os machos excluindo o tubarão bala e os neons, e quando está a comer se aparecer alguma femea guppy ela tambem as ataca. Creio que este comportamento não seja normal.

A cor da água tal como tinhas dito está a ficar mais clara com a mudança de água.

Brevemente vou postar umas fotos do meu aqua para saber a vossa opiniao e o que posso fazer para criar um habitat mais natural para os meus peixes.

 

Cumprimentos,

Tiago Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esse comportamento é normal

sabes que dentro desse aquario todos os peixes estao em stress pois ainda nao se sentem nas condições ideais

mas ainda bem que esta a correr mais ou menos bem

essas mortes eram inevitaveis e nao foram todos devido a rotina que estas a fazer

continua

 

abraços

abraços

joao santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.