reprodução camaroes fantasma


LuisBarroso

Recommended Posts

pessoal estou aqui com a pulga atrás da orelha, tinha um camarão fantasma com ovos verdes, hoje para minha surpresa já não tinha os ovos não vos posso dizer quantos dias pois ela já veio assim da loja, estive a olhar para o aquario durante horas e não vejo os ovos nem os camarões pequenos nem larvas nem nada..

 

que foram feito deles? junto com os camarões só tenho 3 ottos por isso não acho normal eles desaparecerem...

 

cump!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

esses tais ottos não sao aqueles peixinhos maravilhosos que se dedicam a limpar plantas, pedras e vidros ? aqueles parecidos com os SAE e os CAE ?

não tenho muita experiencia com ottos mas suspeito que eles te tenham "limpo" os ovos dos camaroes

 

cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

esses tais ottos não sao aqueles peixinhos maravilhosos que se dedicam a limpar plantas, pedras e vidros ? aqueles parecidos com os SAE e os CAE ?

não tenho muita experiencia com ottos mas suspeito que eles te tenham "limpo" os ovos dos camaroes

 

cump

 

sim são eles.

Otocinclus spp. são é mais pequenos que os que mencionas-te crescem cerca de 5 cm, não sabia é que eles comiam os ovos...

 

cumps!<h1></h1>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alfacinha, penso que não deverias fazer esse tipo de afirmações sem qualquer tipo de fundamentação. É que ainda por cima não tens nem estes nem outro tipo de camarões... Estes são diferentes dos camarões caridina que são mais comuns.

Se o camarão perdeu os ovos é sinal que o aquário pode ter problemas de nitratos ou que as larvas já nasceram e estão a pairar no aquário. Não nascem logo camaroezinhos como nos caridina, fazem parte do zooplancton por algumas semanas.

  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alfacinha, penso que não deverias fazer esse tipo de afirmações sem qualquer tipo de fundamentação. É que ainda por cima não tens nem estes nem outro tipo de camarões... Estes são diferentes dos camarões caridina que são mais comuns.

Se o camarão perdeu os ovos é sinal que o aquário pode ter problemas de nitratos ou que as larvas já nasceram e estão a pairar no aquário. Não nascem logo camaroezinhos como nos caridina, fazem parte do zooplancton por algumas semanas.

ora le la o que eu escrevi com mais atenção, eu afirmei alguma coisa ? uma suspeita não é uma afirmação.

afirmação teria sido eu dizer "os ottos comeram os ovos" é isso que ta la escrito ?

 

cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alfacinha, penso que não deverias fazer esse tipo de afirmações sem qualquer tipo de fundamentação. É que ainda por cima não tens nem estes nem outro tipo de camarões... Estes são diferentes dos camarões caridina que são mais comuns.

Se o camarão perdeu os ovos é sinal que o aquário pode ter problemas de nitratos ou que as larvas já nasceram e estão a pairar no aquário. Não nascem logo camaroezinhos como nos caridina, fazem parte do zooplancton por algumas semanas.

 

boas também tenho pesquisado sobre sua reprodução e o que leio é que eles nascem passado 24h depois de por os ovos em forma já dos pais só que pequenos claro, por isso meu espanto eu ate posso estar a ver mal mas o aquario só tem 50lt acho que se tivesse larvas os camarões bebes via mas não vejo nada... :(

 

cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

caro LuisBarroso bom dia.

Como conseguirias ver , são tão minusculos e transparentes

como diz o Quo (e ele percebe bem de invertebrados é só os posts dele)

quando nascem passam por algumas fases larvares, ou seja até serem mini copias dos pais

passam por algumas fases de larva.

diz-me uma coisa consegues observar zooplancton a olho nu??

Não!!!!! ora aí está a tua resposta

tens plantas no aqua???? eu ás vezes estou mais de uma semana sem os ver, mesmo os Red's

que já nascem miniaturas dos pais eu estou dias sem os ver

para te responder e não me alongar mais , ponto numero um os ottos não te comeram as larvas

a não ser que não sejam ottos ou então alguma mutação ( ;) )

mais depressa os pais os comem

ponto numero dois acho estranho é no dia anterior estarem verdes e no dia reguinte já não

se calhar como disse o Quo deves ter os nitratos altos

as minhas andam mais ou menos 2 semanas com os ovos verdes

e depois passam a brancos durante mais ou menos 1 semana

e nos ultimos dias, começa-se a ver umas pintas pretas nos ovos e depois dela ter a barriga vazia

vais estar uns valentes dias sem os veres, isto se os papás não os paparem primeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal

 

hoje vi um camarão pequeno é quase preciso uns binóculos :)

 

andava na agua só o consegui ver pelo facto que ele e mexer repentinamente :)

 

cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu nao vou dar opiniao até que me digas que especie se trata, existem varias especies de "camarao fantasma", desde especies de macrobrachium de ordem inferior com estagio larval em água doce, outros em água salgada e tambem ha outras especies foara do complexo macrobrachium tambem eles a nessecitarem fazer as metamorfoses em água salgada

 

acho que nao vale a pena se estar a fazer grande alarido sem se saber a especie

 

digo isto porque podemos muito bem estar a falar em larvas e zooplancton e o diabo a 7 que nao se vê a olho nú, mas não é bem assim, um dos camaroes chamados de camarao fantasma, é o Macrobrachium jelskii e esse nao precisa de água salgada, tem uma fase semi larval que incorpora o zooplancton e vê-se prefeitamente a olho nú pois nascem maiores que as crias de red cherry

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim,

 

É o Macrobrachium jelskii que estão a tratar.

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Os ottos são super tranquilos.

Eu tenho ottos com camarões e até por cima dos ottos os camarões andam.

 

Se achas os M. jelskii pequenos é porque ainda não viste bem as crias dos Neocaridinas =P

Só mesmo com um olho bem treinado os consegues ver no "inicio de vida" e mesmo assim é mto mto complicado.

 

Boa sorte com eles.

 

Abraço

 

João

Editado por Joao_Costa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:) eu também vejo como não vejo é mesmo muito dificel, mas a minha questão é a seguinte agora como fazer os tpa? já que posso sugar os pequenos sem querer!

 

cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se forem realmente Macrobrachium jelskii, acredita, as larvas são enormes, são facilmente identificadas a olho nú, por isso com um pouco de cuidado, nao haverá problemas em fazer TPA´s

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que o Luis está a confundir os ostracodes/cyclops/outros microorganismos presentes na água com as larvas dos camarões.

 

Como é o movimento das pseudo larvas?

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que o Luis está a confundir os ostracodes/cyclops/outros microorganismos presentes na água com as larvas dos camarões.

 

Como é o movimento das pseudo larvas?

 

bem para eu o conseguir ver é mesmo muito dificel só mesmo se ele andar na agua, das vezes que o vi da para ver parecem com os pais só que muito mas muito pequenos, andam de cabeça para baixo e por vezes tem movimentos muito bruscos parecem que saltam como os pais quando se assustam...

acho que não consigo explicar muito melhor, mas já não o vejo desde anteontem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o movimento na água, é de cabeça para baixo e com alguns impulsos rápidos como descreve o amigo Luis, mas para serem assim tao pequenos, provavelmente trata-se de uma especie com necessidade de passagem por água salgada/salobra

 

Luis, vê estes dois tópicos e tenta confirmar a especie, o primeiro tópico saõ fotos de Machrobrachium jelskii, no segundo tópicos tens fotos de como são as larvas

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=157585&hl=&fromsearch=1

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=167365&hl=&fromsearch=1

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim amigo e isso mesmo como das fotos, mas penso que as fotos foram tiradas com zoom e muito... neste momento não vejo nenhum tenho filtro interno espero que eles não tenham ido para la, eram como os das fotos só que mais pequenos a olho nu.. para o ver tinha que ficar uns bons minutos olhar, depois de o ver não o perdia... se calhar não se aguentaram.. :(

 

cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

óh Luis, eu sei que as fotos estao com zoom, fui eu que as tirei, mas para eu conseguir tirar fotos daquelas a larva nao podia ser muito pequena, para teres uma ideia, as larvas tinham a rondar os 4mm de comprimento e 1,5mm de "espessura

 

pela tua descrição, o que tu vêz são larvas que pareces pelos a pairar na aqua, mas com curvatura no corpo e uns pequenos olhos, com tamanhos na ordem dos 0.75/1mm de comprimento, tambem ja as tive de outras especies, mas regra geral precisam de água salgada para completar as metamorfoses

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais