Kn0xx Publicado Setembro 20, 2011 Publicado Setembro 20, 2011 Boas, Sou o Kn0xx , tenho 29 anos e sou de Carnaxide, Lisboa. Já a algum tempo que navego por aqui, e confesso que existe demasiada informação por aqui.... talvez até demais que até confunde lol Deram-me um aquário de 120x50x40 com movél e tampas, ( que sorte! ), e comecei a dar os meus primeiros passos em aquáriofilia. Apesar de já ter tido um pequeno aqua de 40cm que transformou o pequeno hall de entrada da minha casa num micro lago. Os equipamentos são do mais modesto possível, pq a intenção é substituir os equipamentos com o tempo, por melhores. o investimento inicial era demasiado alto, para por tudo como "manda a lei". Todo o equipamento inicial, aquecedor 300W, bomba 800L/h, filtros, areão, substrato, e químicos, gastei 153€. ( depois de muitas visitas a pet-shops, hipermercados, lojas especializadas. ) Foi uma grande correria pela procura da melhor relação preço/qualidade para as dimensões do aqua e necessidades iniciais. e sinto que é preciso ter algum cuidado com os lojistas da especialidade. E torna-se completamente óbvio, que cada Casa/loja tem o seu estilo de concelhos modus-operandi . As coisas evoluíram muito desde do meu aqua 40cm. Adiante, recomeço do zero, com este aquario, que depois de muito trabalho de limpezas e arranjos ( mete agua, lava, tira agua, mete agua, tira agua.... ) Quando Chegou ( algures na 3a semana de agosto): Após lavagens O estado do Aquario no dia 11-Set-2011 Muito trabalho pela frente. A moli amarela, vinha da loja gravida, e deu a luz no meu aqua á 2 dias atrás. no entanto, comeu os filhotes todos Como sou iniciado, e o dinheiro tb nao abunda. Gostava de saber quais são as vossas opiniao sobre o uso da tal "bio-box" se vale a pena ou nao. Tenho um pH de 7,6, e água com alguma dureza ( ainda nao tenho os testes todos ). No entanto tenho as Anubias e os Fetos a "morrerem" estão a perder muita vitalidade. Algum conselho ?. Atentamente, Citar
jpospr Publicado: Setembro 20, 2011 Publicado: Setembro 20, 2011 (editado) Boas Os fetos e as anubias não precisam de muita luz, mas tu não dizes que tipo de luz tens, precisamos de saber os K e os Watts das lampadas. Ahh e PARABÉNS pelo aqua "novo":pompomgirl: Editado Setembro 20, 2011 por jpospr Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
Kn0xx Publicado: Setembro 20, 2011 Autor Publicado: Setembro 20, 2011 he he he obrigado. tive alguma sorte no aqua, até pq teve numa arrecadação durante 4 anos apanhar humidades e afins, e no final das limpezas, estava impecável ( os vidros teem apenas um riscos ligeiros da antiga fauna ) A calha de origem, é uma 2x18W de 90cm. lâmpadas fluorescentes T5 Philips. nao sei os K's disto. O substrato é granulado castanho de 2mm a 4mm ( não se vê nas fotos ), indicado pelo logista para plantas não muito exigentes. Citar
jpospr Publicado: Setembro 20, 2011 Publicado: Setembro 20, 2011 As lâmpadas são novas e compraste nua loja de aquariofilia ? Verifica os K estão marcados nas lampadas. Quais são os sintomas das plantas? A mim parece-me que apesar de pouco exigentes, dado o aquário não está populado e não haver matéria que as plantas possam transformar para realizar a fotossíntese tu precisas de fertilizar Nitratos Potássio Fosfatos Micros Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
dariomgsilva Publicado: Setembro 20, 2011 Publicado: Setembro 20, 2011 Desenterra a Anubias e os Fetos Citar Meu Primeiro Aquário "QUIET EVENING", História do meu primeiro Aquário.
jpospr Publicado: Setembro 20, 2011 Publicado: Setembro 20, 2011 Sim isso tb, caso estejam Desenterra a Anubias e os Fetos Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
Kn0xx Publicado: Setembro 20, 2011 Autor Publicado: Setembro 20, 2011 Sim elas estao muito enterradas. talvez seja por isso que estao a "morrer". A anubias estao a ficar com umas manchas castanhas tipo queimadas/velhas. Especificações das lampadas. que confirmei agora. Calha 2x30W Link Philips Color Temperature: 4100 K Bulb: T8 [26 mm] Na página do fabricante tem la o espectro. São lampadas boas ? Pelo grafico, acho q tem muitos azuis. As luzes estão ligadas 10hrs por dia, controlado por relogio próprio. Citar
jpospr Publicado: Setembro 20, 2011 Publicado: Setembro 20, 2011 A anúbia e o feto devem ser presos com um fio de algodão a uma rocha, com o tempo o fio decompõem-se e as raízes acabam-se por agarrar. Contudo parece-me que a forma como estão a morrer se deve tb a falta de nutrientes, as plantas precisam dos dejectos dos peixes para transformarem a matéria, sem ela tb morrem. Se não tens fauna a única forma de introduzir esses componentes é através de fertilizações da coluna de água, mesmo para plantas que necessitam de poucos cuidados, obviamente sempre em quantidades controladas. Não fui ver ao site o espectro mas pelo que me lembro a partir dos 4000k até aos 12.000k a luz passa da amarela (4000k), para branca (6500) e depois para azul (12.000) é estranho que tenhas visto que no site indica que tem maior espectro na zona dos azuis, se assim fosse teria de ter mais K. O ideal, mesmo para uma situação futura é que no mínimo fossem de 6.500k até 10.000k eu não colocaria lâmpadas nem com K a baixo nem a cima, as abaixo de 6.500 fazem uma luz muito amarela e um pouco fora do tom natural e a cima de 10.000k começa a sair do espectro de absorção das plantas e torna o aquário demasiado azul, mais indicado para aquários de água salgada com corais. Se queres brincar um pouco com os K (kelvin) podes colocar uma lâmpada de 6.500 e outra de 8000k e tem uma gama boa de espectros, outra questão prende-se com a quantidade de Watts por Litro que tu tens, tens 240L brutos, e apesar de já ser um aquário relativamente grande e a proporção Watt/Litro não se aplicar tão bem, regra geral no mínimo utiliza-se 0,5watt/Litro e tu tens bastante menos, isto significa que no futuro caso queiras colocar outro género de plantas não vais conseguir, e apenas poderás colocar plantas de baixa exigência como as que tens. Pensa no assunto Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
Kn0xx Publicado: Setembro 20, 2011 Autor Publicado: Setembro 20, 2011 (editado) Pois, vi este grafico na pagina do fabricante da lampada e dai deduzi que tivesse muitos azuis. Uploaded with ImageShack.us Vou tratar de adquirir umas dessas lampadas 6.500K para fazer o teste. Como tenho uns troncos que tiveram de molho, aproveito para ajustar o layout e as plantas com as informações que indicas-te. Editado Setembro 20, 2011 por Kn0xx Citar
Recommended Posts