jtsoares1 Publicado Setembro 5, 2011 Publicado Setembro 5, 2011 Bom dia, Montei dia 31 Agosto o aqua de 80 litros brutos, com 5 plantas, um pequeno tronco, tudo natural, filtro externo e termoestato a 25 graus. Coloquei o anti cloro, e apesar de me fazer alguma confusão, segui as instruções do frasco e coloquei igualmente a primeira dosagem de bacterias. Passados 3 dias já tenho a agua limpa. 1- Agora devo recomeçar as 3 dosagens de bacterias como se fosse de inicio (dia 1, 7 e 14), ou devo seguir para segunda dosagem? 2- Tenho lido aqui e ali sobre a possibilidade de adicionar uma cobaia nadadora bem resistente na segunda semana, acham isto viável? Se sim que espécie? 3- Na primeira lavagem do filtro, além das esponjas devo igualmente lavar a parte ceramica onde estão alojadas as primeiras bacterias? E de seguida reforçar com segunda dose bacterias? Muito obrigado!! Cumprimentos! Citar
jpospr Publicado: Setembro 5, 2011 Publicado: Setembro 5, 2011 As bactérias que estás a introduzir vão-se alojar nas cerâmicas do filtro, se as lavares com água da torneira com cloro, vais matá-las e voltar tudo ao zero. As únicas coisas que podes lavar com água da torneira é o copo do filtro, e eventualmente umas esponjas, as cerâmicas se estiverem muito sujas, retiras um pouco de água do aqua e lava-las com essa água Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
jtsoares1 Publicado: Setembro 5, 2011 Autor Publicado: Setembro 5, 2011 Obrigado pela resposta, estou esclarecido nessa questão. Será que alguem me pode ajudar nas restantes duas questões? Cumprimentos, Citar
jpospr Publicado: Setembro 5, 2011 Publicado: Setembro 5, 2011 (editado) Sugiro que sigas este link que te dá uma explicação sobre o ciclo do azoto Ciclo do Azoto Conforme o link, convém adquirir um Kit que te indique quando a amónia se tranformou em Nitrato, só quando começar a haver nitratos no Aqua é que este começou a ciclar. Editado Setembro 5, 2011 por jpospr Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
Recommended Posts