Recommended Posts

Publicado

Bom dia,

Montei dia 31 Agosto o aqua de 80 litros brutos, com 5 plantas, um pequeno tronco, tudo natural, filtro externo e termoestato a 25 graus.

Coloquei o anti cloro, e apesar de me fazer alguma confusão, segui as instruções do frasco e coloquei igualmente a primeira dosagem de bacterias.

Passados 3 dias já tenho a agua limpa.

1- Agora devo recomeçar as 3 dosagens de bacterias como se fosse de inicio (dia 1, 7 e 14), ou devo seguir para segunda dosagem?

2- Tenho lido aqui e ali sobre a possibilidade de adicionar uma cobaia nadadora bem resistente na segunda semana, acham isto viável? Se sim que espécie?

3- Na primeira lavagem do filtro, além das esponjas devo igualmente lavar a parte ceramica onde estão alojadas as primeiras bacterias? E de seguida reforçar com segunda dose bacterias?

Muito obrigado!!

Cumprimentos!

Publicado:

As bactérias que estás a introduzir vão-se alojar nas cerâmicas do filtro, se as lavares com água da torneira com cloro, vais matá-las e voltar tudo ao zero. As únicas coisas que podes lavar com água da torneira é o copo do filtro, e eventualmente umas esponjas, as cerâmicas se estiverem muito sujas, retiras um pouco de água do aqua e lava-las com essa água

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Publicado:

Obrigado pela resposta, estou esclarecido nessa questão.

Será que alguem me pode ajudar nas restantes duas questões?

Cumprimentos,

Publicado: (editado)

Sugiro que sigas este link que te dá uma explicação sobre o ciclo do azoto

Ciclo do Azoto

Conforme o link, convém adquirir um Kit que te indique quando a amónia se tranformou em Nitrato, só quando começar a haver nitratos no Aqua é que este começou a ciclar.

Editado por jpospr

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!