Discus apaticos no fundo do aqua


brunocoimbra

Recommended Posts

Boa tarde, venho aqui reportar o meu caso que provavelmente já aconteceu a algum aquariofilista. E foi o seguinte:

Ontem de manha quando saia para o trabalho fui alimentar os meus discus que estavam aparentemente normais. Depois quando regressei a casa (21:30) deparei que eles estavam todos no fundo apaticos com uma respiração lenta.

Nota: As cores estavam normais; Medi o ph-normal; os nitritos - normais (quase zero).

Ao ver este cenário, desliguei a luz, deu de comer e aumentei a bomba de O2 para o máximo.

Apos 1 hora, ja deambulavam no aquario e ja bicavam a comida...

Será que foi defice de o2? Tenho plantado com substrato elos terra

Será que foi da iluminação? Esta está automática a ligar as 21H00.

Estranho caso.

Estou mais inclinado que ao ligar a luz em ambiente escuro, eles se tenham assustado e "ofuscado" com a luz... Não vou ligar a luz durante algum tempo para ver a reacção.

Hoje de manha, ja se mexiam quase normalmente, um pouco desconfiados quando me aproximo... :(

Obrigado e desculpem o extenso texto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Extenso texto mas falta info...tapfoot.gif

 

Quanto tempo tem o aqua? Adicionaste algum peixe num passado recente? Temperatura?

 

É estranho a situação q reportas...

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, tenho desde março, esta estabilizado.

Recentemente, certa de uma semana atras, retirei 2 discus para outro aqua, para eles estarem mais a vontade e não sobrecarregar o aqua de 25Ol. Tinha 8 e agora tenho 6discus, na media dos 10 cms.

Temperatura a 29ºG, e coloquei plantas no aqua. Devem estar stressados por este movimento todo, talvez.

 

Mas o que me realmente me intriga é que eles estavam como se fossem mortos... Todos imoveis. Quando apaguei a luz e aumentei o o2 reagiram em 5 min.

E o mais estranho ainda, depois para experimentar liguei a luz (fraca - LEDS) e eles voltaram a reagir mal... Incrivel.... e sao todos a ficar atordoados qd ligo a luz...

Será que em ambiente escuro se ligar a luz eles podem ficar estranhos? reparei que os olhos vermelhos ficaram brancos... Actualmente esta as escuras o aqua para eles estabilizarem.

Que axam disto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, tenho desde março, esta estabilizado.

Recentemente, certa de uma semana atras, retirei 2 discus para outro aqua, para eles estarem mais a vontade e não sobrecarregar o aqua de 25Ol. Tinha 8 e agora tenho 6discus, na media dos 10 cms.

Temperatura a 29ºG, e coloquei plantas no aqua. Devem estar stressados por este movimento todo, talvez.

 

Mas o que me realmente me intriga é que eles estavam como se fossem mortos... Todos imoveis. Quando apaguei a luz e aumentei o o2 reagiram em 5 min.

E o mais estranho ainda, depois para experimentar liguei a luz (fraca - LEDS) e eles voltaram a reagir mal... Incrivel.... e sao todos a ficar atordoados qd ligo a luz...

Será que em ambiente escuro se ligar a luz eles podem ficar estranhos? reparei que os olhos vermelhos ficaram brancos... Actualmente esta as escuras o aqua para eles estabilizarem.

Que axam disto?

 

 

Boas bruno

 

 

Eu acho que isso seja normal. afinal de contas os peixes também dormem... Quando ligas as luzes eles demoram smpre algum tempo a despertar...os tais 5-10 min! Isso acontece com a maior parte dos peixes. Muitos deles perdem a maior parte da coloração quando estão a dormir (os meus escalares e neons perdem coloração quando dormem, assim que ligo as luzes eles também demoram cerca de 5 min a voltar ao normal). Com discus não sei se acontece o mesmo. diz-me uma coisa, só agora e que comecaste a estar ao pé do aquario quando as luzes se ligam?

è que normalmente quando chegamos a casa vindos do trabalho as luzess já estão todas ligadas e perdemos esse período de adaptação dos peixes á luz...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tb axo que foi isso que aconteceu... mas eles estavam imoveis, atordoados, de lado, como se estivessem para morrer.

O estranho é que se fosse por doença, nos discus, axo que começam a ficar escuros. E aquela situação eles estam com as cores normais.

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

aqui vai uma pergunta parva:

se só te acontece quando ligas as luzes nao terás nada a fazer passagem de corrente para o aquario?

ainda que fraco eles podem se ressentir......

foi uma ideia mas acho que devias verificar

 

abraço

abraços

joao santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

eu acho que o sistema de luz esta bem isolado, pois é so uma simples calha de leds.

Acho que se passa se corrente para o aqua tb eu teria sentido a corrente qd toco no aqua.

Mas vou verificar, é uma hipotese.

obg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...