HIDROPSIA.


TCardoso

Recommended Posts

Olá,

 

num aquário com 2 peixes de agua fria, os dois já com 7 anos, um deles está muito inchado e com algumas escamas levantadas. Fui a uma loja e aconselharam-me eSHa 2000. Tinha lido que seria bom tratar com antibiótico. Na loja não apoiaram essa opção. Agora não sei o que fazer. Será que posso administrar os dois: antibiótico + eSHa 2000?

 

Já começámos o tratamento com o eSHa para não perder mais tempo.

 

obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu se fosse ati usava este rotocolo Terapêutico: Administrar 1 tablete de SERA Baktopur Direct para cada 50 litros de água. Após 3 dias faça uma troca parcial de água de 50% e aplique novamente numa nova dosagem de SERA Baktopur Direct (1 Tablete para cada 50 litros de água). Após 3 dias faça uma nova troca parcial de 50%.

Editado por hugo madalena
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tenho muitos conhecimentos na área, porque apesar de ter estes peixes há imenso tempo, nunca estiveram doentes.

 

 

**estas tabletes "SERA Baktopur Direct para cada 50 litros de água" compram-se onde?

 

O protocolo parece-me bem, e fácil já que vou estar de férias e será bem fácil pedir a alguém, que faça isso por mim.

 

**páro com o eSHa?

 

e já agora:

**alguma sugestão em relação à alimentação e ao ph da água perante esta situação de doença?

 

obrigada!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Hidropsia não é uma doença, mas um conjunto de sintomas e sinais que surgem no decorrer de certas doenças. Ocorre quando há retenção de líquidos na cavidade abdominal, músculos e pele dos peixes, com consequências para todos os seus orgãos. Quando isto ocorre, o nivel de proteínas do sangue diminui muito, o sangue se dilui, fica aquoso. Ocorre insuficência dos rins e do coração do peixe. Ele não consegue eliminar água de seu organismo. Incha. As escamas, que estão presas a ele só por uma parte, se levantam, eriçam. Sobrevem lesões nas guelras, intestinos, etc. "A degeneração do coração e dos rins é causada por toxinas que podem ser de origem fermentativa, tumoral ou parasitária". Muita gente considera a hidropsia como uma doença, por isto vemos vários autores, cada um apontando uma causa. Mas ela não tem só uma causa, porque não é uma doença. É uma síndrome. A causa mais comum apontada é uma bactéria, a Pseudomonas puntacta. É uma causa importante da hidropsia infecciosa. Mas também na tuberculose, na lepidortose, em algumas viroses e até em aquários com excesso de nitratos pode ocorrer a hidropsia. Há casos em que não é possivel encontrar um agente causador. Há outras situações que em certos aspectos podem simular a hidropsia: problemas ovarianos em fêmeas e tumores malignos e benignos em certas localizações, a oclusão intestinal, gases, constipação intestinal, etc. Em quase todas as situações a alimentação errada, como dar sempre o mesmo alimento, principalmente não vitaminados, podem causar o aumento do volume do peixe ou mesmo levar a uma situação mais grave, pois com alimentação errada o peixe tem sua imunidade diminuída. Mesmo no caso da infecção por P. puntacta, esta só ocorre se o organismo estiver debilitado pelas condições de vida dele. Em todos os casos de aumento global do volume do peixe, parecendo inchado, ele deve ser imediatamente removido para um aquário hospital."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok, vou fazer este tratamento durante 5 dias. obrigada pela dica.

 

mas então depois faço o quê a seguir?

 

desculpa todas as perguntas, mas é que na 6ª estou de saída por uma semana e quero deixar as melhores orientações possíveis para quem vai tratar dele, inclusive comprar o necessário para ser administrado a seguir...

 

obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois vez as melhorias do peixe se não adiantou de nada retiras o que sobrou do medicamento com carvão activo damos descanso ao peixe e depois partimos para outra medicação

Editado por hugo madalena
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigada.

 

espero que ele melhore e que resista até eu voltar.

 

entretanto também fica em boas mãos.

 

calculo que 7 anos já seja bastante para um peixe destes, é um vencedor e estou muito empenhada para que ele sobreviva a esta primeira maleita que o atacou.

 

talvez a causa tenha a ver com alimentação pouco diversificada e estiveram uma semana com menos luz do que o normal... :(

 

obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nem eu sabia... são Kinguios sim, senhor!!! fui pesquisar. já vi, entre 10 a 20 anos. ok, então ainda é um jovem. como se vê sou uma leiga na matéria, e no meio dos leigos que conheço os meus peixinhos vermelhos são os mais antigos!!! achei que eram especiais!! ;) e no fundo, são! :)

 

obrigada pelas dicas. não sei se ele vai melhorar, mas eu estou mais calma e mais orientada, e isso é muito importante.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais