Criação num lago - Problema


Recommended Posts

Tenho um lago com vários peixes há já uns anos, mas tenho visto que algumas femeas andam cheias, mas raramente consigo criar peixes, penso que os outros conseguem comê-los.

 

O que posso fazer?

Pensei em pegar nos peixes que estão cheias e colocar num compartimento à parte do lago e deixa-la lá para parir. Depois disso, coloco-a noutra partição para ela repousar antes de a colocar novamente no lago. Quando ela estiver mais recomposta coloco-a no lago novamente e deixo os peixes pequenos começarem a evoluir. Quanto estiverem maiores aí coloco-os no lago.

 

Poderei fazer isto? Faço tipo uma maternidade mas para peixes de lago. Se deixar dentro do lago, arrisco-me a que os outros peixes comam os recém-nascidos. É que tenho pedras e assim, mas dificilmente conseguirá deixá-los lá sem que os outros não encontrem. Tenho também rãs portanto, acho que não conseguirei procriar no mesmo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. ja passei por isso.

 

ora bem; não podes por um peixe fêmea sozinha pois o macho fecunda os ovos depois de a fêmeas os "mandar" cá para fora. e não antes como acontece nos mamiferos ou aves por exemplo. se colocares uma fêmea sozinha sem macho não ha criação..

 

o que eu faço é estar atento. um dia de calor,pela manhãzinha,e geralmente no inicio do verão ,as fêmeas põem os ovos nas plantas, são aos milhares espalhados por tudo o que é planta e raiz subaquática e são menores que a cabeça dum alfinete. ao fim da manha removo as plantas que tem ovos,deixando-os ainda no lago por algumas horas para os machos fazerem os trabalhos deles,e depois ponho os ovos num lago a parte ,ao fim de uma semana nascem e vão crescendo..se não tiveres problemas...

 

infelizmente para dar trabalho ,os peixes vermelhos e carpas comem os ovos e a criação até atingirem um tamanho +- razoável de 1 ou 2 cms, e se o lago for pequeno não escapa nenhum..

 

para teres ideia no meu lago de 6000l só escapou um exemplar da criação deste ano,proveniente de ovos que não retirei.

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho um lago de 11 mil litros e só tenho plantas naturais mais algumas pedras a formarem grutas no fundo. e neste momento tenho mais de 50 alevins em crescimento ja todos com 3/4 centimetros e com cores muito variadas. eu deixo a mae natureza tratar de tudo.

 

 

Abraço.

Mais que um hobby, uma vida <3

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado aos dois pelas respostas. Já ando a tratar disso, e já criei tipo uns esconderijos para eles. Vou ver se encontro mais plantas para por a ver se eles se safam. Para agora ainda não os pariu mas não deve faltar muito

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais