O meu aquario (ainda sem peixes)


camisao

Recommended Posts

Boa noite

Hoje montei o meu primeiro aquário... Não tenho qualque experiencia nesta área,

espero aprender alguma coisa para cuidar bem dos futuros habitantes do meu aqua

 

- 60cm comp x 30 larg x 30 altura

- termómetro

- Filtro Aquapor AQ 300

- Aquecedor 100w

- iluminação 15w

Deixo umas fotos

 

2i6l6q9.jpg

 

2vtytqd.jpg

 

2vwy1j8.jpg

Editado por camisao
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas e bem vindo,pois eu tambem sou novo aqui no forum,mas ja tenho algum tempo de aquariofilia.

 

para mim devias trocar essas plantas artificiais por umas naturais de facil manutençao,os futuros residentes vao agradecer,pois elas vao fornecer oxigenio para eles...mas tambem nao sei se vai ser facil com essas pedras no fundo.

deixa o aqua ciclar bem antes de meteres a fauna aí.

deixa umas duas semanas sem peixes e depois metes so um ou dois e deixas mais uma a duas semanas.

depois disso podes ir introduzindo os restantes peixes aos poucos.

 

cumprimentos e boa sorte

Editado por demanuel

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo a este magnifico hobby.

 

Aconcelho-o a desmontar todo o aquario. Meter substrato fertil por cima substrato inerte. Depois fazes um layout natural colocas plantas de baixa exigencia e consegues fazer ai um magnifico plantado.

 

Mas agora passa todas as informações do teu aquario.

 

Cumprimentos.

Mais que um hobby, uma vida <3

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas camisao

Eu particularmente não gosto de plantas de plastico,gosto de aquários

o mais natural que for pocivel,acho que devias opetar por plantas naturais

de facil manutenção,só tens a ganhar,como já te diseram,agora se gosta a sim

tudo bem,o aquário e teu,e tu e que o desfrutas,tudo bem,esta e só a minha

opinião,e val o que val,ha bem vindo ao Mundo dos peixitos.

Comp: Álvaro Silva :sign_welcome:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pelas opiniões.

Como tinha dito, não percebo mesmo nada desta matéria.

Eu já tinha todo este material antes de conhecer o forum,

nem sequer sabia que se podia plantar flora verdadeira, daí ter comprado este material.

Agora será desmontar tudo e começar de novo..

 

Mas será que o filtro que tenho (AQUAPOR AQ 300) e a iluminação (15W) dão para as plantas também??

 

Obrigado a todos pelas opiniões e ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Primeiro pensa nas plantas que vais pôr, só depois é que vem a luz.

 

Se queres plantas de baixa manutenção 0,5W/L chegam. Se queres outras mais exigentes segue a regra do 1W/L.

 

(60x30x30)/1000= 54 Estes são os Watts que precisas se quiseres um aquário plantado com plantas exigentes.

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

com a iluminação que tens podes fazer algo interessante com planta pouco exigentes como por exemplo: higrophilas, cryptocorines, fetos de java, etc... tendo em conta que plantas tipo ilha a centro do aqua para aproveitares ao maximo o foco luminoso, pois se plantares na traseira do aquario as plantas não vão crescer para cima mas sim na diagonal e muitas nem sequer sobreviveriam, depois nas zonas mais escuras podes por anúbias e musgos,

 

se essa lampada de 15W for de "rosca" podes substituir por uma de 25w sem alterar nada também hà de 30W mas essas não cabem e tem atenção que nem todas de 25 cabem

 

se a lampada for flurescente de tubo não basta mudar a mesma, tens de mudar também o balastro o que fica um pouco caro

 

o que a malta tem-se esquecido de te disser é que quando tiveres uma relação de 1W por litro vais aumentar as necessidades das plantas e para estas terem um crescimento saudavel tens de adicionar Co2 e fazer uma boa fertilizaçao como complemento aos nutrientes presentes na coluna de agua depois como te falta a experiencia tens de controlar a fertilização com testes que regra geral são despendiosos

 

por isso não digo que não tenhas capacidade para teres um bom plantado mas é algo que consome bastante dinheiro e tempo, requere bastante dedicação, diponibilidade e sobretudo paciência

 

 

o meu conselho, já que estás disposto a refazer o aqua,é a investires num bom substrato fertil(o que decidires agora poupar no fertil vais gastar amanhã a triplicar em fertilizantes de substrato), comprares um substrato inerte rasoavel (areias e areões não são uma boa opção)e depois fazes uma disposição das plantas como te disse (em "ilha")

e bricas e aprendes a lidar com plantas depois quando de sentires mais á vontade para voos mais altos, como já tens um bom solo, investes na iluminação e Co2 e lanças-te para plantas mais exigentes,

 

boa sorte no teu projecto e boa aquariofilia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

certo também acho que é mais sensato,

 

já agora aproveito para corrigir alguns erros no teu aqua:

 

como ele está sobre o que me parece ser pedra e visto esse tapete parecer insuficiente, devias colocar esferovite cortada á medida do fundo sob o mesmo para isolar termicamente e de algumas vibrações tambem se a base tiver alguns desnivel a esferovite corrige ou minimisa-o

 

o filtro como já te disseram está muito baixo deves levanta-lo, não é precisso ouvires barulho de agua a correr mas deve fazer ondas na superficie para promover a oxigenação e libertar Co2,

 

o termostato está mal colocado porque nos cantos há menos circulação de agua logo torna-se pouco eficiente a aquecer uniformemente a agua (isto que te digo agora não faz o menor sentido pois no Verão o termostato quase só serve para enfeitar)

 

o ideal seria colocares o filtro num canto "colado" num vidro lateral em vez do vidro traseiro e direccionares o fluxo de agua para o vidro lateral no extremo oposto para fumentares uma melhor circulação de agua e o termostato colocas no vidro taseiro o mais proximo possivel do filtro e de forma a que o fluxo de saida de agua passe pelo termostato optimisando o aquecimento ao garantir uma corrente de agua quente por todo o aqua,

 

o termometro também está mal, este deve ser colocado o mais afastado possivel do termostato para garantir que não tens zonas "frias" no aquario, por exemplo como tens agora o termostato montado deverias por o termometro no canto frontal no lado esquerdo

 

corrige estes erros menores agora poque depois no inverno vão ser graves

 

mais qualquer conselho ou informação dispoem,

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.