Ajuda rápida! Temperatura da água


cripton26

Recommended Posts

Boa noite.

 

Tenho vindo a notar que a temperatura do aquário tem aumentado drasticamente mesmo com o termostato a 22 ºC. Neste momento tenho o aquário a 28 ºC e já esteve a 29 ºC. Neste momento o termostato está a 18 ºC. Verifiquei que os meus neons começaram a perder a cor. Já fiz uma TPA com água fresca para ver se baixava...Terá sido por a luz do aquário ter ficado ligada até as 22 horaS? Ajudem-me...não queria nada que os meus peixes morressem...Que devo fazer mais? tenho medo de deixar o termostato a 18ºC e depois durante a noite acontecer o contrario e a água fikar demasiadamente fria...

 

Ajudem-me rapido

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

não deves fazer tpas com agua fresca pois podes matar os peixes, numa emergencia podes por uns cubos de gelo para descer lentamente a temperatura mas isto é uma medida estreema, também de emergencia podes colocar uma ventoinha a incidir diretamente na superficie da agua do aqua destapado

 

muda u ciclo de luz para o fim da tarde e noite para minimisar a influencia das lampadas/ balastro no aumento da temperatura, estuda uma forma de montar uns ventiladores para fazer circulação de ar e arrefecer,

 

o meu aqua esta a 28Cº mesmo no inverno por isso digo que não é critico

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neste momento a água está em 27 ºC. Devia ter sido da excessiva luz da lâmpada e do calor que aqueceu demasiado o aquario...agora o meu dilema é porque os neons mudaram a cor? Costumam ficar assim quando estão a dormir? Já li diversas coisas...tenho o aquário à cerca de 5 meses e nunca me morreu nenhum peixe...nao queria que fosse agora...:fart004:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nesta altura do ano é difícil manter a temperatura da água nos valores ideais, pois ela aquece muito...Mas não te preocupes, desde que não passe dos 30º, não será preocupante em demasia...Podes tentar arrefecer a água com cubos de gelo, fazendo pequenas TPAs com água mais fresca (no máximo 10%), aumentar as trocas gasosas (aumentando o fluxo do filtro, ou criando maior impacto na água) e deixar o aquário aberto.

 

Não deves deixar o termostato a 18º, pois, como referiste, a água pode arrefecer demasiado. Deixa ficar nos 25º à mesma...O facto de baixares a temperatura do termostato em nada vai baixar a temperatura da água, uma vez que ele só serve para aquecer a água (quando baixa da temperatura pretendida) e não para arrefecer a água...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

não deves fazer tpas com agua fresca pois podes matar os peixes, numa emergencia podes por uns cubos de gelo para descer lentamente a temperatura mas isto é uma medida estreema, também de emergencia podes colocar uma ventoinha a incidir diretamente na superficie da agua do aqua destapado

 

muda u ciclo de luz para o fim da tarde e noite para minimisar a influencia das lampadas/ balastro no aumento da temperatura, estuda uma forma de montar uns ventiladores para fazer circulação de ar e arrefecer,

 

o meu aqua esta a 28Cº mesmo no inverno por isso digo que não é critico

 

cumprimentos

 

Obrigada Sabuguense...Fiquei mesmo mal quando vi a temperatura quase nos 30 e os neons assim...estava a entrar em panico...porque as 22 eles estavam com uma cor brutal e agora estavam sem cor nenhuma...so pode ser do aumento da temperatura...

 

Devo deixar o termoestado a que temperatura?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nesta altura do ano é difícil manter a temperatura da água nos valores ideais, pois ela aquece muito...Mas não te preocupes, desde que não passe dos 30º, não será preocupante em demasia...Podes tentar arrefecer a água com cubos de gelo, fazendo pequenas TPAs com água mais fresca (no máximo 10%), aumentar as trocas gasosas (aumentando o fluxo do filtro, ou criando maior impacto na água) e deixar o aquário aberto.

 

Não deves deixar o termostato a 18º, pois, como referiste, a água pode arrefecer demasiado. Deixa ficar nos 25º à mesma...O facto de baixares a temperatura do termostato em nada vai baixar a temperatura da água, uma vez que ele só serve para aquecer a água (quando baixa da temperatura pretendida) e não para arrefecer a água...

 

Obrigada pela ajuda e desculpem o esterismo...e que sou novato nisto...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou o deixar destapado esta noite...neste momento tenho o termostato a 24º C e a temperatura está a 27 ºC

Peço desculpa pela a minha acção de desespero em ter feito um TPA com água da torneira fria... :S

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradeço a todos a ajuda...mais um pouco e acho que os peixes viravam pipoca... :microwave:

 

Vendo se percebi...sempre que a temperatura tiver alta e em caso extremo ponho uns cubos de gelo para descer a temperatura...isto se após destapado e com a ventilação a incidir sobre a água e com o filtro a revirar a água não conseguir baixar a temperatura...

 

´Devo também passar a iluminar o aquário apenas no periodo da noite...

 

Acho que captei tudo e consegui crescer um pouco com a vossa ajuda (coisas que nem imaginava)...

 

Cumprimentos

Editado por cripton26
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.