ajuda 1º plantado "MacGyver stile"


Lima84

Recommended Posts

Olá,

 

um amigo cheio de boa vontade ofereceu-me 3 pés de cabomba e 1 de anubia acontece que o meu aquário ainda não está preparado para ser plantado e nem eu percebo nada de plantados xD.

assim, armado em MacGyver, depois de muito ler pensei que seria boa ideia para desenrascar e para não deixar as plantas morrer reciclar 1 cubo da vodafn, usar uns restos de húmus que um amigo me arranja e mais tarde arranjar uns camarõezinhos :rolleyes:

 

agora vem a parte em que preciso da vossa ajuda: :D

 

- estas plantas são compatíveis em termos de temperatura e restantes parâmetros de água?

- quanto tempo posso deixar as plantas no saquinho de água antes de as mudar para o aquário?

- como as devo colocar? apenas à superfície (na camada inerte) ou deve chegar à camada fértil?

- creio que é possível abdicar do filtro e substituir por TPAs, podem confirmar? (se sim, com que regularidade e que percentagem?)

- julgo ainda que não é necessário ciclar, correcto?

- quanto ao processo de preparação, pelo que tenho lido basta 1cm de húmus tratado e cerca de 4 ou 5 cm de substrato inerte.

 

Desde Já, obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

as cabombas vao até ao fertil, as anubias não podem ter o risoma enterrado por isso é melhor prenderes a uma pedra para a manter junto ao fundo,

 

as plantas normalmente suportam uma vasta amplitude de parametros , essas são compativeis

 

planta no saco o minimo possivel

 

é completamente possivel abdicar da filtragem a quantidade de TPA depende do que tiveres no cubo mas para plantas e mesmo o suficiente pra não estagnar a agua pois não queres retirar nutrientes necessarios as plantas

 

para plantas não é necessario ciclo mas para camarões é

 

 

quanto á porpoção do humos não sei responder

 

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

6 cm de areão num cubo vodafone? É exagerado...Eu reduzia isso para, pelo menos, metade...Humus o mínimo possível (até porque vais ter poucas plantas) e dois cm no máximo de areão...

 

E para por cabombas e anubia nem sei se vale a pena o humus...Não fará mal, mas acho desnecessário...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pelo feedback pessoal, confesso que estou completamente a zeros

vou so colocar um nadinha de húmus e 1cm de areao até pq pode dar jeito para outra planta que queira acrescentar.hehe eu também estava aqui a fazer contas ao tamanho do areão vs tamanho do cubo já sem falar no tamanho minúsculo das plantas ::D::n00b:

 

estava a pensar usar areia de praia devidamente tratada e tal, seria para usar na totalidade ou em alternativa a um canto da box fazendo uma espécie de praia. nesse caso essa zona não seria plantada.

 

Já agora mais umas dúvidas

- pelo que li as cabombas seriam melhores para usar na parte de trás do cubo e a anubia ao centro. acho que é isso, certo?

- acham que seria viável usar apenas a areia de praia para a camada inerte?

- também queria fazer uns declives. basta apenas acrescentar um pouco mais de camada inerte nessa zona e dar-lhe forma ou existe algum "truque" para o efeito?

 

BTW a ideia seria mais tarde, com paciência e correndo tudo bem, repetir a brincadeira em maior escala no aqua maior. biggrin.gif' class='bbc_emoticon' alt=':biggn:' />

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.