qualidade da água


rocky

Recommended Posts

Boas,

 

tenho um aquário de 150 l montado à cerca de 3 dias, tenho o areão, decoração, plantas naturais plantadas, tenho o filtro de 1000 a funcionar, uma bomba de ar e um injector de CO2, porque li que era benéfico para as plantas.

Hoje fui fazer uns testes da água do aquário e no teste deu-me um pH - 8,4, com Kd + 16º, No3 - 100, e no2 -0.

convêm referir que coloquei aquasafe quando enchi o aquario. so que agora noto que as plantas ñ estão a ficar bonitas.

Como devo proceder para poder colocar o aquario nas devidas condições para receber peixes e para conseguir manter as plantas vivas.

 

espero que me possam ajudar...

 

muito obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Desde já bem vindo ao Fórum!

 

Em vez de adaptares a água aos peixes, que não disseste quais estavas a pensar em colocar, porque não colocas peixes que se adaptem à água que tens? Não esquecer que o ciclo de azoto não se fez ainda, e só no fim dele deves colocar fauna.

Pesquisa pelo fórum que tens muita informação sobre os primeiros passos que deves tomar.

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, bem-vindo ao hobby :)

 

Algumas considerações:

 

1º - como é o pH da água antes de colocares no aquário? Deves encher um pequeno recipiente aberto com água, deixar repousar 24 horas e depois medir os parâmetros. Se tiveres o pH muito alto, como tens no aquário, há pouco a fazer, porque sempre que fizeres uma TPA, vais andar sempre a mexer no pH, o que não é benéfico. Se o pH não for tão alto assim, então é porque tens algo no aquário que o faça subir. Pode ser o areão ou eventuais pedras. Para saberes se fazem subir, é saber se são calcárias. Para isso, fazes um teste simples. Secas as pedras muito bens e colocas umas gotas de vinagre. Se efervescer, então são calcárias. Solução: retirar as pedras...

 

2º - qual é a iluminação que tens no aquário? para um plantado saudável, é recomendável teres entre 0,5 e 1 watt de luz por cada litro (ex: para um aquário de 150 litros, deves ter entre 75 e 150 watts). Se não for para teres plantas muito exigentes, podes reduzir ligeiramente esta proporção, mas não em demasia.

 

3º - tens algum substrato fértil? Se não, recomendo o uso de terra para vasos, normal, tendo apenas a atenção de que seja 100% biológico (ou seja, só terrinha natural, sem fertilizantes e afins). Colocas uma camada de 2 cm de altura pelo aquário e depois areão por cima. Podes ver na minha assinatura, no aquário de 100 litros como fiz o processo. Mas isso implicaria teres que retirar a água toda do aquário novamente.

 

4º - quanto à qualidade da água, bem isso leva tempo. E neste hobby, tempo é uma grande virtude. Vai deitando um floquinho de comida por dia no aquário. Isso vai ajudar a criar bactérias no aquário. Depois, ao fim de umas duas semanas, fazes uma pequena TPA e podes introduzir o primeiro peixinho. Mais uma semaninha, fazer nova pequena TPA e colocar mais dois peixinhos. E indo assim, sucessivamente.

 

Na minha assinatura tens também um link para o manual de iniciação. Dá uma vista de olhos, pois aprendes já o básico de iniciação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

BOAS,

 

obrigado por a informaçao prestada.

Hoje fiz uma analise a agua da torneira e os valores sao bastante similares em relaçao a agua do aquario em termos de pH. em relaçao a fauna estava a pensar ter alguns Plecostomus, corydoras, crossocheilus siamenses,gouramis, beta e alguns guppys. nao sei se um puffer spoted se adapta?

tb refiro que a minha agua esta turva e ja apliquei o cristalwater e nao acontece nada!nao sei se e por ter um tronco de madeira dentro do aquario.

 

cump.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A mistura de gouramis, betta e guppys penso que não seja muito aconselhável. Os bettas costumam ser agressivos com peixes com barbatanas grandes e coloridas...Na realidade costumam ser agressivos com quase todos os peixes e por isso muitas vezes se montam aquários só com eles...Mas por vezes são muito dóceis...Já agora, os Gouramis são peixes mais virados para águas ácidas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.